Chatbot para imobiliárias: conheça as vantagens de adotar essa tecnologia no seu negócio

25/07/2022min de leitura

Não é a primeira vez que a Nova Época Imóveis fala sobre a popularização cada vez mais forte da internet em todos os setores do mercado e da nossa vida, além de dar alguns insights de como se adaptar à transformação digital no mercado imobiliário, para tornar esse processo mais simplificado para você. Mas você conhece ou já ouviu falar do chatbot, a tecnologia que está virando tendência no setor imobiliário?


A cada dia que passa, a internet tem se tornado o primeiro e principal lugar onde as pessoas buscam por imóveis devido a esse novo padrão comportamental do consumidor, que vem sofrendo mudanças rápidas principalmente depois da pandemia. Por conta disso, é imprescindível que as imobiliárias adotem sistemas de atendimento ao cliente online, afinal, estar cada vez mais presente no online tem se tornado um requisito para o sucesso.


Nesse cenário, as ferramentas online se tornaram um excelente investimento e uma dessas muitas ferramentas disponíveis, que se mostra cada vez mais indispensável, é o chatbot para imobiliárias. O chatbot usa inteligência artificial para agilizar o contato com os clientes e antecipar algumas informações importantes, melhorando a experiência e dando credibilidade para a imobiliária. 


Para te ajudar a entender um pouco melhor sobre como a ferramenta chatbot funciona e quais as vantagens em aderi-la na sua imobiliária, a Nova Época Imóveis preparou esse conteúdo com tudo o que você precisa saber para entender melhor do assunto! Em caso de dúvidas ao final desse texto, fale com um dos nossos corretores e para mais dicas sobre o mercado imobiliário não deixe de conferir nosso blog, ele está cheio de conteúdo interessante e essencial para quem lida com esse setor!


O que é um sistema de chatbot para imobiliárias?


Em resumo, o chatbot é um tipo de robô de conversa que atende os usuários que chegam em determinado site ou rede social, por exemplo, usando da inteligência artificial para interagir e oferecer respostas adequadas para todas as perguntas feitas. Essa ferramenta já é um recurso bem comum em muitos segmentos do mercado e vem se tornando uma das tendências atuais do setor imobiliário. 


Colocando na prática, quando um potencial cliente chega na página virtual de uma imobiliária, esse recurso será o mais próximo possível de uma conversa real, o que reduz o tempo de resposta e ajuda a melhorar o atendimento, independentemente do horário que a pessoa chegar à página, podendo ser ele de pico ou não. Ou seja, a todo momento a imobiliária pode oferecer um bom e rápido atendimento. 


O chatbot é desenvolvido a partir de softwares de comunicação e a base de dados pode ser feita de acordo com as demandas de cada empresa. Chatbots mais modernos podem, ainda, evoluir a partir de informações obtidas, encontrando melhores maneiras de conversar com humanos, através de técnicas de machine learning, ou aprendizado da máquina em português. 


Na prática, o robô é programado para responder os principais questionamentos dos clientes, simulando um atendimento online 24h por dia. Essa ferramenta trabalha a favor da empresa no principal quesito: o relacionamento com o cliente, pois priorizam o contato inicial, além de gerarem dados, métricas e indicadores que ajudam na análise detalhada sobre quais caminhos seguir para conquistar o sucesso por parte das imobiliárias. 


Vantagens dos chatbots para as imobiliárias


Como podemos observar, a ideia dos chatbots é simular uma conversa o mais real possível para otimizar, resolver e executar tarefas diárias repetitivas. Agora que você já entendeu o que de fato é um sistema chatbot para imobiliárias, é importante entendermos as vantagens de adotá-la no seu negócio. Aqui vamos listar alguns benefícios que essa ferramenta pode trazer:


1. Atendimento mais versátil


Como dito mais acima, os sistemas de chatbot com inteligência artificial são capazes de oferecer aos clientes a informação que eles precisam, o que torna o atendimento mais versátil e dinâmico. Através de informações previamente estabelecidas pela equipe, é possível que os consumidores tirem as mais diversas dúvidas de maneira prática, sem precisar de um corretor disponível para tal. 


Isso ajuda a antecipar o atendimento, além de dar ao corretor as informações mais importantes que ele precisa para um primeiro contato, o que permite que ele ajude e entregue ao cliente exatamente o que ele procura.


2. A taxa de abandono diminui


Outra vantagem de adotar essa ferramenta é que ela diminui as chances do cliente abandonar o atendimento. Ou seja, o risco do cliente desligar o telefone durante uma ligação é muito maior do que o de fechar o navegador com o chatbot. Isso se deve ao fato dos telefonemas exigirem uma concentração maior, coisa que nem sempre é possível oferecer durante as agitadas horas do horário comercial.


Já com o chatbot, o consumidor tem suas perguntas respondidas de forma instantânea, garantindo que ele permaneça na janela do atendimento e, ainda assim, possa continuar com outras tarefas nesse meio tempo. Essa é uma vantagem importante, pois, se um cliente mantém o contato com sua empresa, as chances de fechar negócio aumentam.


3. Acaba com o tempo de espera


É muito comum que consumidores desistam de um atendimento online ao perceberem que estavam muito atrás na fila de espera e isso acontece muito quando os funcionários precisam se dedicar ao chat em vez de adotar os sistemas de chatbots para atendimento. Mesmo que o cliente esteja disposto a esperar, o tempo pode fazer com que ele fique disperso e acabe fechando o navegador antes do primeiro contato.


No caso de empresas que precisam atender uma demanda muito grande de pessoas ao mesmo tempo, essa ferramenta se torna ainda mais eficiente, pois fica muito mais fácil transformar interessados em clientes com um atendimento mais rápido. 


4. Torna o tratamento mais amistoso e cordial


O atendimento ao cliente é uma parte muito importante para o sucesso de uma empresa, porém, nem sempre os funcionários estão familiarizados com o atendimento e esse tipo de adversidade pode acabar resultando em clientes insatisfeitos ou até mesmo desistências. Os chatbots foram pensados para prezar pela qualidade nesse serviço de contato com o consumidor, por isso usam linguagem amistosa e recursos que os clientes já estão familiarizados no dia a dia. 


Você também encontra esse cuidado na interface do chat, que pode ser parecido ao WhatsApp ou ao Messenger, ferramenta de conversa do Facebook. Essa identificação do cliente com a empresa ajuda a facilitar o relacionamento e na experiência do consumidor. 


5. Redução de custos desnecessários


Destinar alguém da sua equipe exclusivamente para atender a essas demandas pode se mostrar pouco eficaz e, ainda por cima, custar muito caro. Ao modernizar seu atendimento por meio do uso do chatbot para imobiliárias, você pode virar o jogo e economizar bastante sem deixar de ter um atendimento de qualidade e oferecer uma boa experiência aos clientes.


O salário de um corretor que vai perder tempo e realocar esforços para tirar dúvidas e responder questionamentos básicos, que muitas vezes são repetidos, assim como seus requisitos e demais benefícios, cobrarão um alto preço no final do mês. Já com o chatbot, sua despesa será -bem menor, o que vai permitir um ótimo retorno sobre o investimento realizado. 


6. Novos leads gerados com mais facilidade


Leads é um termo técnico para os potenciais consumidores do seu produto, ou seja, uma pessoa que está no processo de decidir se realmente irá comprar seu produto ou serviço. Porém, para que ele opte por de fato concretizar a negociação com sua empresa, você precisa mostrar um pouco de proatividade. 


Um chatbot para imobiliárias pode ser uma ajuda importante nesse quesito, já que é uma ferramenta prática que pode ajudar você até mesmo na captação de informações necessárias do seu público. Através das perguntas básicas e das respostas entregues no chat, você ainda consegue traçar o perfil desse indivíduo e, dessa maneira, melhorar o atendimento. 


Viu como essa ferramenta pode ajudar a otimizar a satisfação do consumidor? Como podemos perceber, a tecnologia está se tornando cada dia mais essencial para melhorar a experiência do cliente e para o sucesso de uma empresa, por isso, não deixe de ficar antenado nas tendências e adapte-se! A Nova Época Imóveis espera que você tenha gostado do post, não deixe de conferir nosso blog e redes sociais para mais dicas!
 

 

 

Escrito por Mariana Carvalho

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