Análise cadastral na locação de imóveis: entenda como esse processo é feito

21/12/2022min de leitura

A análise cadastral na locação de imóveis tem o objetivo de trazer mais segurança ao locador, afinal, é durante este processo que é possível avaliar a credibilidade financeira do interessado na locação do bem. Além disso, é através desta análise que são avaliadas questões judiciais que estejam em andamento e que podem comprometer, de alguma forma, o andamento do contrato. Ou seja, ela é decisória para saber se você conseguirá alugar o imóvel desejado.


Para alugar um imóvel na imobiliária, existem alguns processos que precisam ser cumpridos para a autorização da locação. Um desses processos é a análise cadastral, quando é calculado se o inquilino tem condições de arcar com as despesas do aluguel. Dessa forma, é possível evitar problemas de inadimplência e nenhuma das partes envolvidas saia prejudicada. É a partir desse processo que será preenchida a ficha cadastral.


O grande segredo aqui é identificar comportamentos que talvez possam fugir do padrão de qualidade exigido pelo proprietário do imóvel, além de procurar cumprir com todas as exigências burocráticas envolvidas. Dessa forma, fica mais simples de não se deixar levar apenas por uma renda alta, mas que pode estar completamente comprometida com dívidas, por exemplo. 


É normal, assim como em outros processos imobiliários, que as pessoas ainda tenham dúvidas sobre este passo. Para te ajudar a entender melhor como funciona a análise cadastral na locação de imóveis, a Nova Época Imóveis elaborou esse post com tudo o que você precisa saber! Em caso de dúvidas ou para mais informações, entre em contato com um dos nossos corretores e não se esqueça que nós temos uma parceria com a administradora Renascença! Nossos profissionais podem te indicar alguém de confiança para você ter toda segurança e conforto de possíveis durante o processo de locação.


Vantagens da análise cadastral


Mais agilidade na documentação


A análise cadastral, junto ao cumprimento de todos os padrões de qualidade que o locador exige, representam o sucesso certo da negociação. Para isso, o primeiro passo a tomar é ter a documentação necessária em mãos para apresentar para quem deseja alugar o imóvel. Dentre esses documentos estão o RG, que precisa ter todos os dados checados, e o CPF para que o documento possa ter sua situação consultada no portal da Receita Federal. 


Informações bancárias e de comprovante de renda complementam a documentação que mostra a situação e o comportamento financeiro em detalhes. Por exemplo, é comum ver casos em que uma imobiliária responsável ou o próprio locador gastam muito tempo fazendo o levantamento do histórico da pessoa interessada em assinar o contrato. Isso pode acabar sendo prejudicial para o locador, pois imóvel parado é sinônimo de renda inexistente que poderia ser útil ao proprietário. 


Por isso, manter esse processo agilizado ao máximo sem perder a eficiência é um diferencial. É importante, ainda, que o locador tenha pré-estabelecido quais os seus critérios de exigência para a locação. 


Ajuda na negociação 


Durante a consulta no CPF que deve ser feita na análise cadastral, é possível tolerar alguns tipos de restrições conforme o histórico positivo dos locatários em geral. No entanto, é muito comum pessoas não terem ciência de pequenas dívidas no sistema de proteção ao crédito. Um exemplo disso é o cartão de crédito que não foi devidamente cancelado pela operadora e gerou encargos de anuidade, cadastros feitos de forma casada com a aquisição de algum serviço, ou até mesmo fraudes em compras.


Caso suas outras informações estiverem boas e o perfil se encaixar nos critérios que o locador está procurando, vale à pena conversar sobre as pendências toleráveis para que o interessado possa regularizá-las antes de assinar qualquer documento. Essa atitude não só demonstra boa vontade nas negociações, mas também revela preocupação em cumprir com os compromissos em relação ao crédito. 


Mostra o histórico de locações 


A análise cadastral também ajuda na hora de verificar o histórico de locações anteriores do interessado. Aqui é possível descobrir os motivos que causaram a saída do imóvel anterior, quanto tempo durou o contrato de aluguel e se já houve alguma ação de despejo contra o interessado. Por isso, contar com uma imobiliária para ajudar no processo de encontrar um inquilino pode te ajudar muito. 


Com isso, além de agilizar o processo de análise cadastral, fica mais fácil de entender se o perfil do interessado cumpre os requisitos necessários, de torar dúvidas sobre a propriedade,, de negociar valores e se existem ajustes que precisam ser realizados. 


Assegura a garantia locatícia 


É comum o locador ter o direito de pedir uma garantia locatícia no processo de contrato de aluguel. Entre as modalidades previstas, inclui-se o seguro fiança, caução, fiança, cessão fiduciária de quotas de fundo de investimento e título de captação. Os mais comumente usados são a fiança em que um fiador é apresentado na etapa inicial de análise cadastral e todos os seus dados precisam entrar no processo e o caução, que é o pagamento de uma a três vezes o valor do aluguel. 


A maneira como a garantia locatícia é tratada é muito importante para que o dono do imóvel entenda o perfil do interessado na locação. É imprescindível negociar tudo com antecedência para que essas informações possam complementar a documentação enviada no momento da proposta. 


Gostou do nosso post? A Nova Época Imóveis mostrou aqui como funciona a análise cadastral na locação de imóveis através das suas vantagens e nós esperamos que suas dúvidas tenham sido sanadas! Para mais informações ou para tirar outras dúvidas entre em contato com um dos nossos corretores, eles estão sempre disponíveis para te ajudar! 
 

 

 

Escrito por Mariana Carvalho

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp
Ao enviar, aceito a Política de Privacidade
Ferramentas Úteis
ComponenteVariávelValor
Geral--primary-color
Geral--secondary-color
Geral--contrast-for-primary
Geral--text-color
Header--header-background
Header--header-menu-principal-item-foreground
Header--header-favoritos-foreground
Header--header-central-de-vendas-background
Header--header-central-de-vendas-foreground
Header--header-menu-escondido-background
Header--header-menu-escondido-item-background
Header--header-menu-escondido-item-foreground
Header--header-submenu-background
Header--header-submenu-foreground
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color-contrast
Vitrine--card-modelo-primary-color
Vitrine--card-modelo-primary-color-contrast
footer--footer-background
footer--footer-item-foreground
footer--footer-item-foreground-hover
O conteúdo abaixo você irá colar no arquivo "/helpers/defaultCSS.twig":