Análise de concorrência no mercado imobiliário: entenda como e por que fazer

03/05/2023min de leitura

A análise de concorrência é uma ótima, se não uma das melhores, prática para definir qual estratégia de vendas e de marketing vai ser escolhida para sua empresa. No caso do corretor de imóveis, é essencial que este profissional esteja atento em como seu concorrente está trabalhando para se dar bem no mercado imobiliário. Porém, temos que ir com calma, pois este olhar para a concorrência deve ser sadio, aproveitando as forças e fraquezas visando melhorar seu próprio negócio.


Essa análise de concorrentes deve servir como uma inspiração para você evoluir. Conhecer a concorrência não significa necessariamente saber que ela vende algo parecido com o que você vende, mas principalmente entender qual o posicionamento dela no mercado, como fazer as ações de marketing, como prospectam, quais os perfis dos donos, portfólio de produtos, média de preços, entre outros. Por isso essa análise pode ajudar muito no seu planejamento de vendas e investimentos na empresa.


Para te ajudar a usar essa estratégia a seu favor, para crescer e evoluir cada dia mais no mercado, a Nova Época Imóveis preparou esse post com algumas maneiras de fazer essa análise e identificar lacunas que precisam ser trabalhadas pela sua empresa. Aqui vamos dar algumas dicas de como você pode fazer essa análise de maneira satisfatória, assim, você pode entender o que fazer para melhorar um negócio. Em caso de dúvidas ao final desse post ou para mais informações fale com um dos nossos corretores!


O que compõe a análise de concorrência imobiliária?


Resumindo, a análise de concorrência imobiliária é uma estratégia de posicionamento em qualquer que seja o mercado. É a partir de um objetivo pré-determinado que é possível identificar e avaliar a concorrência para encontrar maneiras de sobressair ou se proteger em um mercado competitivo onde os competidores oferecem ao público produtos e serviços iguais ou similares aos seus. 


Para encontrar seus concorrentes, a primeira pergunta que deve ser feita é: quem resolve o mesmo problema que eu? Como somos parecidos e como somos diferentes? Existem diversas maneiras de realizar a análise de concorrência imobiliária, que vão variar de acordo com o enfoque do momento. Entre as áreas que podem ser analisadas estão:

 

  • Marketing e vendas;
  • Atendimento ao cliente;
  • Capacidade produtiva;
  • Capacidade administrativa;
  • Capacidade financeira;
  • Estrutura de custos;
  • Canais de distribuição;
  • Operações;
  • Comparação de portfólios.


Qual a importância de realizar a estratégia de análise da concorrência imobiliária?
 

A análise de concorrência é importante para aprimorar a solução e as condições que você oferece para os seus clientes. Você pode se inspirar em boas ideias e soluções criativas para criar seus próprios insights e superar obstáculos ou mudá-las para aproveitar uma oportunidade de negócio. Por exemplo, com tantos corretores focando em destacar imóveis de alto padrão, você pode destacar os tesouros de certos bairros, aproximando moradores da região e não só do prédio.


Nesses casos, é importante que você descubra que um ponto forte pode ser melhor aproveitado. Por exemplo, alguém com experiência em edição de vídeos pode aplicá-la para a criação de um kit de divulgação digital diferenciado e gravado, entre outras possibilidades, a criatividade pode ser um grande aliado aqui. 


Como fazer uma análise da concorrência?


1. Tenha objetivos claros


Você pode querer fazer uma análise de concorrência do negócio como um todo, observando a empresa num geral, mas esta é uma análise mais complexa e lenta do que uma análise de concorrência de vendas, por exemplo. Quando você vai realizar essa ação, esclarecer o que você quer ajuda a evitar trabalho desnecessário.


2. Identifique a concorrência imobiliária


É importante ampliar seus horizontes ao identificar a concorrência. No caso dos corretores de imóveis, a competição é formada tanto por outros corretores quanto por sites de imóveis que ligam diretamente proprietários e compradores, sem um corretor para supervisionar. Se a empresa preenche a necessidade do cliente, que neste caso é encontrar um imóvel para comprar, ele pode ser considerado um competidor também.


3. Faça benchmarketing


Assim como a análise SWOT, que analisa as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças, permite avaliar características de um olhar mais estratégico, o benchmarketing cria uma base comparativa aplicável ao seu próprio negócio. Assim, você pode mapear as estratégias da concorrência e aplica as lições na sua empresa. 


4. Tente ser um cliente oculto


Como o nome mesmo sugere, um cliente oculto é uma tática de análise de concorrência que envolve agir como se você fosse um cliente daquele negócio. Isso vai permitir ter uma visão “de dentro” e uma coleta de dados mais completa. Além disso, este é outro passo importante no processo de benchmarketing. 


Como se destacar entre a concorrência no mercado imobiliário?


Esteja sempre atento


Sabendo que ninguém fica parado por muito tempo, a análise de concorrência deve ser contínua. Você pode aproveitar a internet para se manter antenado com as novidades de competidores de diferentes maneiras:

 

  • Buscando-os em sites como Reclame aqui e Twitter;
  • Assinando seus conteúdos, como newsletter e canais de YouTube;
  • Cadastrando seus nomes no Google Alerts para receber notícias sobre eles;
  • Curtindo suas páginas de redes sociais.


Crie um bom relacionamento com os clientes


Essa é uma ótima estratégia para colher impressões direto da fonte sobre seu trabalho, ou seja, para conhecer suas forças e fraquezas, assim como para conhecer e entender as dores dos clientes, garantindo que qualquer novidade, seja ela uma oportunidade ou uma ameaça, entre no radar da empresa.


Aposte no mundo digital


O mundo online está tomando cada vez mais espaço e precisa ser aproveitado pelos corretores de imóveis que desejam crescer. Análises de concorrência podem inspirar estratégias de marketing digital, como o e-mail marketing, por exemplo, que pode ser uma maneira de criar novos leads constantemente, levar à exploração de novos nichos imobiliários ou até mesmo ensinar uma nova habilidade.


A Nova Época Imóveis espera que você tenha entendido a importância e a necessidade da análise dos concorrentes para o seu crescimento no mercado. Em caso de dúvidas ou para entender melhor este e outros assuntos do mercado imobiliário, não deixe de entrar em contato com um dos nossos profissionais!
 

 

 

Escrito por Mariana Carvalho

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