Apartamento com dois ou três quartos: saiba o que levar em consideração nessa escolha

29/08/2022min de leitura

Para muitas pessoas pode parecer que não, mas morar em um apartamento de dois ou de três quartos tem grandes diferenças que vão pesar na hora de tomar uma decisão. Vários fatores vão pesar na hora da escolha do imóvel que você vai adquirir e é importante saber que esses fatores vão além do preço, além de passar pela quantidade de pessoas na família, pelos objetivos para o espaço do ambiente e pela rotina de trabalho. 


Escolher o imóvel adequado para os planos e objetivos da família é fundamental para conferir a sensação de segurança no investimento feito a longo prazo. Uma das principais dúvidas é como escolher entre um apartamento de dois ou três quartos, tanto para compra quanto para locação. Nesse caso, é muito importante analisar as opções e as necessidades da família para não se arrepender depois que o negócio for concretizado. 


O melhor caminho para isso, nesse caso, é considerar o investimento financeiro de maneira estratégica, procurando combinar conforto e praticidade. Só dessa maneira você conseguirá entender as condições ideias para o imóvel e como aproveitá-las. Mas você sabe como, de fato, escolher o imóvel ideal para não se arrepender no futuro?


Para te ajudar nessa missão, a Nova Época Imóveis preparou esse post com um conteúdo explicativo sobre o que você deve avaliar na hora de escolher um imóvel e quais são as vantagens de cada tipo de apartamento, tanto de dois quanto de três quartos, assim, você pode fazer a escolha ideal para você. Em caso de dúvidas ou para mais dicas e ajuda, não hesite em entrar em contato com um dos nossos corretores! Estamos aqui para tornar sua experiência a mais tranquila e segura possível. 


O que você deve levar em consideração na hora de escolher um imóvel?


A Nova Época Imóveis procura sempre dar dicas para que você possa fazer um bom investimento ao comprar ou alugar um imóvel sem futuros arrependimentos e tendo a melhor experiência. No entanto, sabemos que escolher um imóvel exige a avaliação de inúmeros fatores para descobrir qual a opção mais adequada às nossas necessidades e da família, considerando não só a rotina, mas o orçamento disponível também.


Alguns dos principais pontos a serem levados em consideração são:


Localização


A localização é o primeiro ponto da nossa lista, pois, sem dúvidas, é fundamental na hora dessa escolha. Ela ajuda a definir diversas questões relacionadas à rotina dos moradores, como segurança, infraestrutura da região e deslocamento para o trabalho. Por isso, é fundamental que você avalie os bairros da cidade e delimite algumas regiões para essa busca, no entanto, tenha em mente que esse é um dos fatores que mais influenciam no valor do imóvel. 


Tamanho
O tamanho do imóvel é outro fator fundamental na hora de escolher um imóvel. Nesse caso, alguns dos fatores essenciais que vão influenciar na escolha são os móveis e os objetos que você pretende acomodar no espaço, o número de moradores e outras necessidades familiares. É nesse momento que a escolha entre um apartamento de dois ou de três quartos se torna essencial.


Infraestrutura da região


Para ter mais conforto e comodidade no dia a dia, é importante prestar atenção na infraestrutura da região onde o imóvel se encontra. Vale à pena investir em opções de regiões que possuam farmácias, padarias e mercados próximos, além de outros pontos que podem ser interessantes para o seu bem-estar e sua rotina. Procure verificar, ainda, a região escolhida para se assegurar quais os comércios das redondezas. 


Quais as vantagens de escolher um apartamento com dois quartos?


Para te ajudar a avaliar e decidir o tipo de imóvel que melhor se encaixa no que você e sua família procuram, é importante conhecer as vantagens de cada um. Agora vamos falar dos benefícios de um apartamento de dois quartos:


Praticidade e comodidade


Para quem tem uma rotina cheia de tarefas, é essencial poder contar com um imóvel que ofereça conforto e praticidade, pois manter todos os ambientes organizados e fazer a limpeza diária do espaço vai exigir tempo e nem sempre é possível contar com ajudantes domésticos para auxiliar na hora de manter o apartamento organizado. 


Com isso, um apartamento com menos cômodos facilita muito a rotina de limpeza, já que vai ser mais fácil de mantê-lo organizado. Essa também é a opção ideal para quem passa muito tempo fora de casa, pois exige menos manutenção e facilita as tarefas domésticas. No caso da necessidade da ajuda de um profissional, é possível contratar diaristas por menos tempo, o que vai reduzir os custos do serviço. 


Menor custo


Imóveis com dois quartos costumam ter um custo reduzido, já que contam com um espaço menor disponível. No entanto, também é muito importante ter em mente que essa não é uma regra e que, muitas vezes, apesar de contar com poucos cômodos, eles podem ser bem espaçosos, o que faz com que o imóvel seja maior quando comparado a outros de três quartos. 


Por isso, na hora de fazer o comparativo, é essencial levar em consideração os imóveis que tenham as mesmas características, como localização, padrão e tamanho dos cômodos. 


Quais as vantagens de escolher um apartamento com três quartos?


Espaço e conforto para famílias maiores


Essa é uma das principais vantagens de escolher um imóvel com três quartos. No caso de famílias maiores, essa é uma ótima alternativa para dar mais conforto aos filhos sem precisar dividir o espaço. No entanto, é fundamental avaliar o tamanho dos cômodos. Isso porque, em alguns casos, para que a planta do imóvel tenha três quartos, o espaço deles é mais reduzido. 


Portanto, é fundamental avaliar não somente a quantidade de quartos, mas também a área de cada um com o objetivo de verificar se o cômodo extra vale ou não o investimento.


Atendimento de necessidades específicas


É comum as pessoas exercerem suas funções em casa e precisarem de um espaço específico para isso, afinal, trabalhar na sala de estar ou no quarto nem sempre é muito confortável ou a melhor opção para se manter concentrado. Os cômodos extras são uma boa alternativa para quem pensa em montar um home office para ter mais conforto na hora de trabalhar. 


O quarto pode, ainda, ser usado para diversas finalidades, como criar uma sala privativa ou montar um quarto de visitas. Além disso, algumas famílias também gostam de ter um ambiente amplo para guardar objetos não usados com frequência, assim, não precisam ocupar outras áreas da casa e nem se desfazer dos itens. 


Outra vantagem de escolher um apartamento com três quartos é no caso de quem pretende aumentar a família, pois um cômodo extra ajuda a garantir mais segurança por facilitar o planejamento e evitar a necessidade de mudanças no futuro. 


É fato que não existe uma resposta certa aqui, cada um precisa avaliar suas necessidades e objetivos para entender o que melhor se encaixa no que você procura.


Se você está procurando por um imóvel, não deixe de falar com um dos nossos corretores através do nosso site ou das redes sociais. Ao visitar o site da Nova Época Imóveis, aproveite para conferir nossas ofertas, temos mais de 16 mil opções de imóveis! 
 

 

 

Escrito por Mariana Carvalho

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp
Ao enviar, aceito a Política de Privacidade
Ferramentas Úteis
ComponenteVariávelValor
Geral--primary-color
Geral--secondary-color
Geral--contrast-for-primary
Geral--text-color
Header--header-background
Header--header-menu-principal-item-foreground
Header--header-favoritos-foreground
Header--header-central-de-vendas-background
Header--header-central-de-vendas-foreground
Header--header-menu-escondido-background
Header--header-menu-escondido-item-background
Header--header-menu-escondido-item-foreground
Header--header-submenu-background
Header--header-submenu-foreground
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color-contrast
Vitrine--card-modelo-primary-color
Vitrine--card-modelo-primary-color-contrast
footer--footer-background
footer--footer-item-foreground
footer--footer-item-foreground-hover
O conteúdo abaixo você irá colar no arquivo "/helpers/defaultCSS.twig":