Apartamento studio no Rio de Janeiro: entenda se vale à pena investir

23/01/2024min de leitura

A Nova Época Imóveis já falou algumas vezes aqui no blog sobre os apartamentos studio e suas características, mas será que é uma boa opção para morar em uma grande metrópole como o Rio de Janeiro? Os studios são ótimas oportunidades no quesito custo-benefício, pois possuem valores mais atrativos e alto potencial de rentabilidade. 


Seu preço mais acessível torna o apartamento studio uma boa alternativa para quem gostaria de investir no setor imobiliário ou está saindo de casa pela primeira vez e gostaria de um cantinho próprio. Além disso, são opções que costumam ter localizações estratégicas e infraestrutura moderna, não à toa que esse tipo de imóvel está sendo muito procurado.


Quer saber mais sobre as vantagens de investir nesse tipo de imóvel em uma cidade como o Rio de Janeiro? Então fique por aqui, pois a Nova Época preparou esse post para explicar porquê apostar nesse tipo de imóvel na Cidade Maravilhosa vale à pena, assim, você pode avaliar se ele se encaixa no seu caso e em suas necessidades. 


Afinal, qual a diferença entre apartamento studio e apartamento convencional?


Primeiramente, vamos relembrar que o que diferencia um studio de um apartamento é o tipo de planta. No apartamento studio, a planta é composta por um cômodo e um banheiro. Normalmente, a metragem pode variar entre 20 e 30 metros quadrados, contando com quarto, cozinha e sala integrados, ou seja, sem paredes. 


Já o tipo de planta classificado como apartamento convencional possui metragens maiores, além de um ou mais dormitórios separados por paredes e podem ter mais cômodos, sendo eles integrados ou não.


Mas por que comprar um apartamento studio?


Agora que entendemos as diferenças de um apartamento studio e um convencional, falaremos sobre os motivos de escolher morar em um imóvel studio. Além de ser uma ótima oportunidade de investimento, visto que o mercado imobiliário é uma forma tradicional e segura de gerar renda por meio da locação.


O momento atual é propício para comprar apartamentos studio, principalmente em metrópoles como o Rio de Janeiro, que possuem grandes atrativos e forte influência econômica política e cultural. 


Motivos por que vale à pena investir em um studio no Rio de Janeiro


Se você nos acompanha aqui no blog e conhece sobre o mercado imobiliário, sabe que a localização do imóvel é um fator crucial na hora de avaliar o potencial do investimento. A cidade do Rio oferece grandes oportunidades de investimento em apartamentos studio com grande possibilidade de liquidez, perto dos pontos turísticos mais visitados do país e de grandes empresas.


Agora apontaremos alguns motivos que fazem deste investimento uma ótima opção para quem está procurando um imóvel para morar ou investir:


Diversifica a carteira de investimentos


Segundo especialistas, uma forte recomendação é a diversificação da carteira de investimentos para fazer o patrimônio crescer com certa segurança. Afinal, assim como diz o ditado, “não se deve colocar todos os ovos em um único cesto”. Investir em apartamentos studio no Rio de Janeiro é uma chance única de diversificar o patrimônio em imóveis localizados em regiões mais valorizadas. 


Valorização do metro quadrado


Além da locação, investir em imóveis do tipo studio com foco na valorização para venda também é uma excelente oportunidade, considerando que esse tipo de planta oferece um custo menor de compra quando comparado a um apartamento convencional. Nesse contexto, imóveis residenciais apresentam uma tendência de valorização no m² para vendas e locação, tanto na projeção mensal como na anual, na zona central da cidade e em outras regiões.


Perspectivas econômicas favoráveis


O mercado imobiliário no Rio de Janeiro está em um ótimo momento de maturidade, além da economia estar dando sinais de estabilidade em 2024. Com a superação do pior momento da inflação em alguns anos e uma projeção de crescimento do PIB, este é o momento mais promissor para comprar um imóvel, seja para morar ou para ganhar uma renda extra.


Localizações estratégicas


Uma cidade cosmopolita como o Rio de Janeiro exige conveniência e acesso a facilidades para otimizar a rotina. Empreendimentos do tipo apartamentos studio possuem localizações estratégicas pensadas para atender esta demanda dos consumidores de centros urbanos, que preferem estar próximos ou a poucos passos de uma rica infraestrutura. 


Espaços inteligentes e planejados


A proposta de plantas mais funcionais dos apartamentos studio é muito valorizada e visada por quem busca conforto sem precisar se preocupar com a manutenção que grandes espaços demandam. Não é para menos que boa parte desses empreendimentos possuem estruturas compartilhadas de serviços, como lavanderia e escritório coworking. Essa estrutura de shared space é bem valorizada por todos os compradores e moradores.


Boa opção para executivos em trânsito


Tradicionalmente, o Rio de Janeiro já é muito procurado por executivos em trânsito,  profissionais qualificados que assumem postos de liderança em grandes corporações de todo o país que têm negócios na capital fluminense. Esse fato aumenta a procura por imóveis que oferecem comodidades e infraestrutura para receber esses profissionais.


Com a melhora no cenário do mercado imobiliário e da economia, agora é o momento certo para procurar imóveis para comprar, e o apartamento studio se mostra uma excelente opção para quem está começando a vida, não tem certeza do futuro e prefere espaços mais compactos e funcionais. 


A Nova Época Imóveis espera que você tenha gostado do post e conseguido ponderar os motivos para escolher morar em um imóvel desse tipo. Não deixe de nos acompanhar aqui no blog e em nossas redes sociais para mais conteúdos importantes sobre o mercado imobiliário! 
 

 

 

Escrito por Mariana Carvalho

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp
Ao enviar, aceito a Política de Privacidade
Ferramentas Úteis
ComponenteVariávelValor
Geral--primary-color
Geral--secondary-color
Geral--contrast-for-primary
Geral--text-color
Header--header-background
Header--header-menu-principal-item-foreground
Header--header-favoritos-foreground
Header--header-central-de-vendas-background
Header--header-central-de-vendas-foreground
Header--header-menu-escondido-background
Header--header-menu-escondido-item-background
Header--header-menu-escondido-item-foreground
Header--header-submenu-background
Header--header-submenu-foreground
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color-contrast
Vitrine--card-modelo-primary-color
Vitrine--card-modelo-primary-color-contrast
footer--footer-background
footer--footer-item-foreground
footer--footer-item-foreground-hover
O conteúdo abaixo você irá colar no arquivo "/helpers/defaultCSS.twig":