Apartamentos compactos: O que são e por que são uma tendência?

11/08/2021min de leitura

Uma das maiores tendências nas grandes cidades é a dos apartamentos compactos. Perfeitos para quem prefere passar mais tempo fora e aproveitar o universo à sua volta, eles vêm conquistando a preferência de jovens e adultos que usam a casa apenas para recarregar as baterias e manter os pertences em ordem.

Novos queridinhos do mercado imobiliário, cada vez mais procurados pelo público, estes imóveis são uma ótima alternativa tanto para quem busca oportunidades de investimento lucrativas para locação mensal ou por temporada, quanto para quem deseja viver nos centros urbanos para estudar ou trabalhar, mas ainda está conquistando sua independência financeira.

O que são apartamentos compactos?

Ofertas sob medida para atender às demandas do público, essa afirmação é um dos maiores norteadores do mercado, que trabalha para oferecer aquilo que percebe como necessário ou desejável. E o que pode ser mais fundamental do que se ter um lugar para morar?

A grande questão é que o metro quadrado nas cidades mais habitadas é cada vez mais valioso, principalmente nos bairros centrais, próximos à infraestrutura de comércio e transporte.

A solução encontrada é a dos apartamentos compactos. São pequenas unidades habitacionais com até 45 metros quadrados de área útil, feitos para quem não tem tempo ou disposição para ficar em casa.

Este estilo de morar já é conhecido em outras megalópoles pelo mundo afora (Nova York e Tóquio, principalmente), mas virou tendência há pouco tempo no país. Em São Paulo, por exemplo, os compactos já representam metade dos lançamentos imobiliários. Para os próximos anos, podemos também esperar o aumento dos prédios com minicasas.

O que caracteriza um apartamento compacto?

Você deve estar se perguntando como identificar um apartamento que seja, de fato, compacto. Explicamos, a seguir, as principais características desse tipo de imóvel.

Área útil reduzida

O tamanho do apartamento depende do empreendimento, mas o adjetivo “compacto” já diz tudo: são pequenos espaços habitacionais. Contudo, é interessante notar que nem sempre ele é sinônimo de falta de espaço ou ambiente apertado. Cada vez mais designers e arquitetos se especializam em criar soluções inteligentes para o aproveitamento estratégico de cada centímetro disponível.

Integração parcial ou total

Por serem pequenas, é normal que estas sejam construções sem paredes (o que pode, ou não, incluir o banheiro). A ideia é ter um espaço básico e descomplicado para dormir, tomar banho e trocar de roupa. Não é incomum que a cozinha se resuma a um forno de micro ondas e a uma mini geladeira, já que a oferta de restaurantes e delivery tende a ser farta.

Área de serviço inexistente

A questão da lavagem de roupas costuma ser uma dúvida bastante comum. O brasileiro ainda é acostumado a ter em casa um espaço próprio para fazer este serviço. Entretanto, principalmente nos novos condomínios, o mais usual é que a lavanderia seja comunitária (ao estilo pague-pra-usar). Além disso, lojas com este serviço estão se tornando mais comuns para atender a demanda.

Localização central

Esta característica é a grande razão para a existência deste tipo de residência. São os apartamentos que corretores costumam definir como “pertinho de tudo”: comércio, escritórios, mercado, transporte, grandes vias de acesso etc.

Dependendo do perfil de público do empreendimento, os apartamentos compactos também podem estar próximos a universidades ou hospitais, focando em estudantes e médicos recém-formados ou em final de curso.

Quais as vantagens de se viver em apartamentos compactos?

As informações provavelmente já ficaram claras até agora, porém é interessante mencionar: este não é um estilo de vida para todos. Quem tem família ou gosta de espaço amplo provavelmente encontrará sérias dificuldades de adaptação (e talvez nem consiga viver neste formato).

Mas há quem encontre nos apartamentos compactos a melhor solução para as suas questões de moradia, principalmente quem se encaixa nas categorias abordadas no tópico anterior. Afinal, para eles, os apartamentos compactos têm uma série de benefícios, como os listados a seguir.

Socialização

Nos modernos condomínios de pequenas unidades, é cada vez mais comum o foco na socialização e no coliving (economia colaborativa). Os espaços coletivos são pensados para que as pessoas possam se conhecer e interagir, promovendo a amizade e o networking. São lounges, escritórios compartilhados, jardins, academias, lavanderia e, em alguns casos até mesmo cozinhas compartilhadas.

Valor

Seja para comprar ou para alugar, os compactos costumam ser bem mais acessíveis, principalmente quando comparados aos imóveis de tamanho padrão e considerando sua localização, estrutura de lazer e segurança oferecida.

Este é um ponto positivo também para investidores, que podem adquirir uma ou mais unidades para revenda ou locação. E, por conta da alta procura, são imóveis que ficam pouco tempo vazios, especialmente aqueles que já são mobiliados e decorados.

Manutenção

Quem opta por ter na casa uma base para suas aventuras na cidade normalmente quer ficar longe das maçantes tarefas domésticas. Por que, afinal, perder um domingo fazendo faxina, quando seria muito mais agradável aproveitar a folga aproveitando com os amigos.

A manutenção dos apartamentos pequenos é muito mais rápida e fácil, quando comparada aos imóveis maiores. E, para quem tem certa disponibilidade financeira, pode até mesmo ser terceirizada.

Vale ressaltar que um projeto sob medida de decoração para o ambiente é sempre a solução mais adequada para eliminar a sensação espaço pequeno. Porém, para quem se dispõe e tem habilidade para a realização da tarefa, existem cada vez mais referências incríveis disponíveis na internet.

 

Esperamos que você tenha gostado de aprender mais sobre esta nova maneira de viver nas grandes cidades. Aproveite a alternativa para investir nos apartamentos compactos a fim de ampliar o seu patrimônio, maximizando as chances de lucro.

 

 

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp
Ao enviar, aceito a Política de Privacidade
Ferramentas Úteis
ComponenteVariávelValor
Geral--primary-color
Geral--secondary-color
Geral--contrast-for-primary
Geral--text-color
Header--header-background
Header--header-menu-principal-item-foreground
Header--header-favoritos-foreground
Header--header-central-de-vendas-background
Header--header-central-de-vendas-foreground
Header--header-menu-escondido-background
Header--header-menu-escondido-item-background
Header--header-menu-escondido-item-foreground
Header--header-submenu-background
Header--header-submenu-foreground
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color-contrast
Vitrine--card-modelo-primary-color
Vitrine--card-modelo-primary-color-contrast
footer--footer-background
footer--footer-item-foreground
footer--footer-item-foreground-hover
O conteúdo abaixo você irá colar no arquivo "/helpers/defaultCSS.twig":