Aprenda a fazer um terrário na sua casa

29/06/2023min de leitura

A Nova Época Imóveis já deu dicas aqui de como fazer um jardim ou uma horta em casa, além de listar alguns passos de como cuidar das plantinhas para que elas possam durar mais e ter uma vida de qualidade. Mas você sabe qual outra ótima opção para ter plantinhas em casa? Criar um terrário, que nada mais é do que um recipiente que reproduz um ecossistema em equilíbrio para as plantinhas, visando que elas possam se desenvolver ali dentro. 


O terrário simula, em um espaço fechado, as condições ideais de um espaço na natureza, proporcionando uma qualidade de vida melhor para as plantinhas. Além disso, também ajuda a deixar qualquer ambiente mais lindo, afinal, estamos falando de uma mini floresta em um recipiente de vidro, um dos itens decorativos mais bonitos e naturais que você poderia adicionar à sua casa. 


Ter um terrário em casa também traz benefícios para o bem-estar e à saúde mental, pois as plantas ajudam a trazer uma conexão maior com a natureza. No caso do terrário, sua montagem exige a participação direta e trabalho manual, processo que ainda ensinará de forma prática sobre o equilíbrio botânico. No entanto, na hora de montar um terrário, você precisa ter cuidado ao escolher o tipo de vidro, a espécie de planta, a decoração do recipiente e estar sempre atento à iluminação, drenagem, rega e poda.


Pensando em ajudar os amantes das plantinhas a montar o terrário perfeito, a Nova Época Imóveis trouxe uma lista de cuidados que você deve se atentar a tomar na hora de montar um terrário em casa, assim, você oferece o melhor ambiente para as plantas com qualidade de vida. Para mais dicas sobre decoração, não deixe de conferir os outros posts que temos em nosso blog!


O que é um terrário? 


Mais popularmente conhecido como uma mini floresta ou jardins em miniatura, os terrários são ecossistemas naturais montados em um ambiente fechado, que ajudam a trazer mais qualidade de vida para os espaços, até mesmo melhorando o ar. Eles são capazes de viver por longos períodos sem precisar de manutenção. Mas existem muitas dúvidas quando se trata desse assunto.


Por exemplo, muitas pessoas se perguntam se eles podem ser abertos? A resposta para isso é não, ele precisa ser fechado para ser um espaço autossustentável. Terrário fechado é um terrário, quando aberto é só mais um mini jardim que precisa de cuidados diferentes, como a rega frequente. Além disso, um terrário precisa ser transparente e de vidro para receber luz exterior. 


Outra opção de terrário são aqueles montados para animais, como jabutis e cágados. O objetivo desse tipo de ambiente é limitar um ambiente natural para os répteis. 


Como montar um terrário em casa?
 

Por ficar em casa, é muito importante escolher as plantas certas para um terrário, aquelas que gostem de sombra e umidade. Por isso, procure dar preferência para as plantas que tenham a mesma necessidade e espécies anãs. No caso de terrários fechados, por exemplo, é mais indicado usar espécies de plantas que gostem de umidade, como a fitônia e a peperômia, pois elas estarão em um ambiente fechado onde o ciclo da água ocorrerá a todo momento. 


Além disso, a espécie escolhida vai depender do suporte escolhido para o terrário. Se a sua ideia é fazer um terrário aberto, o mais indicado são as plantas desérticas, ou seja, as mais resistentes à falta de água. As queridinhas dos terrários abertos são os cactos e as suculentas. A composição de terrários para esses tipos de planta não vai diferir muito dos arranjos comuns, sendo a maior diferença o vaso, que não vai precisar de furos de drenagem e deverá ser de vidro.


É fundamental que você procure escolher, pelo menos a princípio, apenas uma espécie de planta para colocar no terrário, pois suculentas e cactos, por exemplo, têm necessidades de água diferentes e caso o cultivo de ambas seja feito ao mesmo tempo, eventualmente uma das duas morrerá. 


O que é preciso para montar um terrário em casa? 


Água 


Se engana quem acredita que por se tratar de um ambiente com plantas o terrário precisa de água em abundância. Ao montar um, você deverá ter o cuidado de regar uma vez a cada 15 dias usando um conta-gotas, de preferência, para não sobrecarregá-lo de água. É importante você observar como elas estão reagindo, caso note elas mais murchas pelo excesso de água distancie as regas. Em caso de ressecamento, diminua o distanciamento.


Uma boa referência ao conta-gotas é uma colher de sopa, a medida para não errar nas regas. É importante ter delicadeza com esses ambientes, por isso, outra boa ideia é usar regadores que tenham potinhos que parecem com um bico de beija-flor para molhar ligares bem localizados.


Luz


É importante apontarmos que os terrários gostam de luz, por isso, é legal que você encontre um local na sua casa que receba bastante luz para posicioná-lo. O terrário não precisa receber sol direto, mas como toda planta ele gosta de receber luz e para crescer de forma saudável é importante receber uma boa quantidade dela. 


Carvalho vegetal


Um ótimo truque para o terrário fechado é usar um pedacinho, ou lascas, de carvão vegetal no meio da terra onde você plantará as plantinhas. O carvão vegetal tem a propriedade de evitar fungos, além do excesso de umidade, o que vai ajudar a não ficar com um cheiro forte que pode empestar o espaço todo onde ele será disposto. 


Areia ou pedras


Você pode usar tanto areia quanto pedrinhas na hora de plantar suas suculentas ou cactos. Eles ficarão no fundo do terrário, fazendo uma base, e vão servir para drenar a água. É importante tomar cuidado para que a raiz dessas plantinhas fiquem todas envolvidas na terra, caso contrário elas não conseguirão sobreviver e se nutrir. 


O terrário é uma ótima opção de decoração para casa ou apartamento, além de ajudar a melhorar bastante a qualidade de vida dos moradores e deixar o ambiente ainda mais aconchegante. A Nova Época Imóveis espera que você tenha gostado das nossas dicas e facilite na sua missão de montar um terrário! Se você quer conhecer mais sobre o mercado imobiliário, não deixe de acompanhar nosso blog e conversar com nossos profissionais
 

 

 

Escrito por Mariana Carvalho

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp
Ao enviar, aceito a Política de Privacidade
Ferramentas Úteis
ComponenteVariávelValor
Geral--primary-color
Geral--secondary-color
Geral--contrast-for-primary
Geral--text-color
Header--header-background
Header--header-menu-principal-item-foreground
Header--header-favoritos-foreground
Header--header-central-de-vendas-background
Header--header-central-de-vendas-foreground
Header--header-menu-escondido-background
Header--header-menu-escondido-item-background
Header--header-menu-escondido-item-foreground
Header--header-submenu-background
Header--header-submenu-foreground
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color-contrast
Vitrine--card-modelo-primary-color
Vitrine--card-modelo-primary-color-contrast
footer--footer-background
footer--footer-item-foreground
footer--footer-item-foreground-hover
O conteúdo abaixo você irá colar no arquivo "/helpers/defaultCSS.twig":