Aprenda a fazer uma sapateira em casa para organizar seus sapatos de maneira correta e preservá-los

02/04/2024min de leitura

Assim como organizar roupas ou qualquer outra coisa dentro de casa, organizar calçados também pode ser um verdadeiro desafio que a maioria das pessoas já enfrentou em algum momento. Sem saber como organizar uma sapateira corretamente, pode ser difícil encaixar os itens de maneira satisfatória no armário, sem danificá-los ou ocupar muito espaço.


A sapateira é um móvel fundamental para a organização e armazenamento, podendo também se tornar um elemento de decoração. Ideias práticas, porém eficientes, ajudam a facilitar a rotina das pessoas, valorizando ainda mais a residência. Para quem ama artesanato e o famoso DIY (Do It Yourself, faça você mesmo), nossas dicas sobre como fazer uma sapateira em casa, de maneira rápida e eficiente, podem ser muito interessantes!


Para quem pensa em ter uma sapateira ou fazer uma, saiba que não é necessário um móvel embutido ou fixo em um armário. Sapateiras móveis são igualmente boas na hora de guardar e preservar seus itens. No entanto, é importante compreender que ambas as versões precisam ser mantidas de maneira correta, para não estragar nenhum calçado.


A Nova Época Imóveis trouxe algumas dicas sobre como guardar sapatos corretamente e sobre como montar você mesmo uma sapateira. Assim, esperamos ajudar você a manter o ambiente sempre organizado, limpo e preservado. Não deixe de nos acompanhar aqui pelo blog e pelas nossas redes sociais para mais dicas de organização da casa, decoração e sobre o mercado de imóveis!


Quais são as condições ideais para guardar sapatos?


Antes de falarmos sobre como organizar a sapateira sem estragar os sapatos que você tem, é importante compreender quais são as condições ideais para mantê-los. É mais comum do que se imagina pensar em grandes closets como a melhor alternativa para cuidar das peças ao guardá-las, porém, isso não é necessário.


Isso se deve ao fato de que um espaço para guardar calçados precisa ter três características principais. Essas características podem ser replicadas em espaços grandes, como closets dedicados, ou pequenos, como armários ou móveis mais enxutos. São elas:

 

  • Proteção contra umidade;
  • Proteção contra luz solar;
  • Proteção contra pó.


Caso a sua sapateira consiga proporcionar essas três características simultaneamente, você já pode organizar os calçados sem danificá-los. Se esse não for o seu caso ou se você nem mesmo tiver uma sapateira ainda, não se preocupe, pois já existem várias opções para contornar esse problema atualmente.

 

Qual é o tipo de sapateira ideal?


Agora que entendemos o que é preciso para guardar sapatos da maneira correta para conservá-los, vamos entender o que podemos usar para fazer isso? Não há uma resposta única para essa pergunta, uma vez que existem várias opções disponíveis atualmente, tanto para comprar quanto para montar uma com o que você já tem em casa. Você pode usar:


Caixas de sapato


Essa pode parecer uma solução um pouco óbvia, porém, muitas pessoas ainda não a conhecem. As caixas de sapato são uma dica muito eficaz para manter o ambiente da sapateira organizado. Como a maioria dos calçados já vem em caixas, você pode manter as embalagens originais e guardá-las onde preferir. Ou seja, essa também é uma dica sustentável, pois você recicla as caixas.


Para tornar a sua navegação na sapateira no dia a dia mais fácil, uma boa ideia é tirar uma foto do par guardado em cada caixa e colar na lateral dela, assim, você não precisará abrir uma por uma para encontrar o sapato que procura ou escolher o ideal para cada dia.
Sapateiras verticais


Outra opção eficiente para economizar espaço e manter seus calçados guardados e preservados é usar as sapateiras verticais. Você pode construí-las de acordo com o espaço que possui disponível em casa, ou seja, fazê-las como um móvel planejado, comprar uma pronta ou até mesmo criar sua própria sapateira.


Existem duas variações que são mais comuns desse móvel: uma com prateleiras inclinadas e outra com elas retas. Ambos os modelos fazem um ótimo trabalho protegendo os calçados. Para tornar esse armazenamento ainda melhor, você ainda pode guardar os sapatos em sacos de proteção de TNT antes de colocá-los na sapateira.


Closets específicos


Para quem possui mais espaço disponível em casa, um closet específico para sapatos pode ser uma excelente opção. Esse tipo de espaço costuma ser parecido com as sapateiras no estilo vertical, porém, a diferença é que ele é fixo e possui características que ajudam na preservação dos sapatos.


Você ainda pode construir um cômodo com nichos separados para cada sapato, com iluminação específica, controle de umidade, portas de vidro, entre outros. Tudo isso vai ajudar a garantir sua praticidade no dia a dia e a boa preservação dos seus pertences.

 

Dicas de como construir você mesmo diferentes tipos de sapateiras


Sapateira de madeira


A madeira é certamente um dos materiais mais fáceis de encontrar, por isso, nossa primeira dica pode ser considerada fácil e rápida de como fazer uma sapateira você mesmo em casa. Primeiramente, precisaremos de alguns outros materiais para compor a sapateira, então, separe os seguintes itens:

 

  • lixa de madeira;
  • pincel ou rolinho;
  • caixotes de madeira;
  • tinta esmalte para madeira;
  • parafuso com bucha para fixar na parede.


O passo a passo aqui será bem simples: você só precisará lixar todo o caixote para tornar a madeira mais lisa. Em seguida, passe um pano seco para limpar os resíduos e, com o pincel, aplique a primeira demão da tinta e espere secar. Com a tinta seca, aplique uma segunda camada para uma cobertura perfeita.


O passo a passo aqui é bem simples. Você só precisará lixar todo o caixote para tornar a madeira mais lisa. Em seguida, passe um pano seco para limpar os resíduos e, com o pincel, aplique a primeira demão da tinta e espere secar. Com a tinta seca, aplique uma segunda camada para uma cobertura perfeita.


Para finalizar, espalhe quantos caixotes preferir no ambiente, fixando-os na parede, um acima do outro. Com isso, você perceberá que criou uma linda prateleira para sapatos.


Sapateira de garrafa PET


As garrafas PET fazem parte do nosso dia a dia, pois são úteis e ótimas para armazenar líquidos em geral. Porém, você sabia que elas demoram de quatro a cinco séculos para se decomporem? Por conta disso, é importante encontrarmos meios de reutilizá-las. Vamos ensinar como fazer uma sapateira de garrafa PET de forma simples.


Por ser muito fácil de higienizar, o material das garrafas PET também traz uma durabilidade maior. Para fazer uma sapateira com esse material, você vai precisar de:

 

  • garrafas PET;
  • tesoura;
  • cola quente;
  • passa-fita de crochê;
  • estilete;
  • fita de cetim.


O passo a passo começa pela retirada do rótulo da garrafa PET. Use um estilete para fazer um furo no meio dela e facilitar o corte com a tesoura. Você pode cortar metade da garrafa ou um tamanho de acordo com seus sapatos e, depois, remover as rebarbas do material. Com a medida correta, personalize a garrafa com qualquer material de sua preferência.


É importante destacar que não se deve passar cola quente no plástico, pois isso pode fazê-lo derreter! Para completar essa tarefa, use sua criatividade para deixar a sapateira linda.


Sapateira de PVC


No caso da sapateira de PVC, o tubo desse material pode ser empilhado, pintado e revestido de diferentes maneiras. Por isso, não tenha medo de brincar com sua imaginação e explorar a personalização desse móvel. Aqui você vai precisar de:


●    lixa;
●    elástico;
●    serra;
●    tinta a óleo ou papel e tecido para enfeite;
●    fita dupla-face;
●    tubos de PVC de 150 mm de diâmetro.


Primeiramente, corte os tubos no tamanho desejado e depois lixe as extremidades para remover as rebarbas e realizar o acabamento da peça. Em seguida, aplique o tecido, a tinta ou o material de sua preferência para cobrir o PVC. Após a secagem, prenda um tubo ao outro com a fita dupla-face.


Para garantir que os tubos permaneçam presos uns aos outros, envolva-os com o elástico, o que garantirá que não se soltem com o passar do tempo. Posicione os tubos em qualquer espaço da sua casa e está pronto!


Sapateira de pallets


Opção excelente para ambientes com pouco espaço disponível e para agilizar a localização dos seus calçados, a sapateira de pallets é mais fácil de fazer do que parece e pode otimizar muito sua organização. Para construir uma, você vai precisar de:

 

  • lixa fina (grão 150);
  • verniz ou tinta para madeira;
  • lixa grossa (grão 60);
  • pallet.


Para começar a montar esse tipo de sapateira, use a lixa grossa para remover sujeiras e possíveis imperfeições da sua pallet. Depois, faça o mesmo procedimento com a lixa fina para um acabamento mais refinado. Para aumentar a durabilidade da madeira, aplique o verniz ou a tinta, deixando secar bem em seguida.


Você pode pendurar esse tipo de sapateira na parede ou em outro local de sua preferência, fixando-a com pregos, facilitando a circulação no ambiente.


Gostou das nossas dicas? Aprendeu como é mais fácil do que parece montar sua própria sapateira em casa? Principalmente se você procura algo mais personalizado, rápido e simples. A Nova Época Imóveis espera que nossas dicas ajudem você nessa missão. Não deixe de nos acompanhar aqui pelo blog e pelas nossas redes sociais!
 

 

 

Escrito por Mariana Carvalho

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp
Ao enviar, aceito a Política de Privacidade
Ferramentas Úteis
ComponenteVariávelValor
Geral--primary-color
Geral--secondary-color
Geral--contrast-for-primary
Geral--text-color
Header--header-background
Header--header-menu-principal-item-foreground
Header--header-favoritos-foreground
Header--header-central-de-vendas-background
Header--header-central-de-vendas-foreground
Header--header-menu-escondido-background
Header--header-menu-escondido-item-background
Header--header-menu-escondido-item-foreground
Header--header-submenu-background
Header--header-submenu-foreground
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color-contrast
Vitrine--card-modelo-primary-color
Vitrine--card-modelo-primary-color-contrast
footer--footer-background
footer--footer-item-foreground
footer--footer-item-foreground-hover
O conteúdo abaixo você irá colar no arquivo "/helpers/defaultCSS.twig":