Aprenda a montar um jardim de inverno em apartamento

07/03/2023min de leitura

Conciliar a vida em apartamentos e o contato com áreas verdes é muito importante para assegurar sua qualidade de vida. Além disso, pode ser uma solução decorativa capaz de potencializar a beleza, a sutileza e a vivacidade do seu apartamento através das plantas. Porém, essa conciliação sempre foi um grande desafio para boa parte das pessoas, afinal, trabalha-se com um espaço menor. 


E você sabia que a origem dos jardins de inverno dentro de casa tem origem nos países frios? Durante os períodos de inverno extremo, era mais difícil cultivar as plantas ao ar livre, por isso, como solução, as pessoas passaram a fazer isso dentro de suas próprias casas e apartamentos. Com o tempo, essa atividade acabou sendo adotada também nos países tropicais, porém, com outro foco: seu objetivo passou a ser renovar o ar e refrescar o ambiente fechado. 


Nesse cenário, o jardim de inverno acabou conquistando o coração de muitos brasileiros e passou a fazer parte dos empreendimentos imobiliários. Quer saber mais sobre essa tendência do design de interiores que ajuda a trazer mais intimismo ao ambiente e a torná-lo mais fresco, contribuindo com a saúde dos moradores? Quer entender como montar um desses? Então chegou ao lugar certo!


A Nova Época Imóveis trouxe esse post com algumas dicas simples e práticas que vão te ajudar a montar um jardim de inverno no seu apartamento, assim, você entende quais os itens são essenciais organizar para planejar um bom projeto de decoração e paisagismo. Não esqueça de juntar o bom gosto e a criatividade aqui também, pois vão ajudar muito a compor o ambiente! Para mais dicas de decoração ou informações sobre o mercado imobiliário, não deixe de acompanhar nosso blog!


Quais são os benefícios de ter um jardim de inverno em casa?


Um jardim de inverno em um apartamento pode ajudar a revigorar o espaço, criando um ambiente intimista e fresco. Além do frescor, outro aspecto importante que ele traz para o local é a umidade. Com isso, o espaço pode proporcionar mais momentos de relaxamento e descontração. 


Adotar essa tendência decorativa também pode representar um diferencial para o seu apartamento, o que ajuda a conceder ao imóvel, exclusividade.


Como criar um jardim de inverno no seu apartamento?


No geral, o jardim de inverno é um tipo de jardim que fica dentro de casa, trazendo um pouco de natureza que ajuda a tornar o ambiente mais confortável, aconchegante e com melhor qualidade de vida. Mas se você ainda não sabe como adotar essa tendência na sua casa pode ficar tranquilo, aqui separamos algumas das principais dicas para montar um jardim de inverno no seu apartamento:


Escolha as plantas adequadas para o ambiente fechado


Nossa primeira dica é uma das mais importantes, pois de nada vale você montar um jardim de inverno dentro do seu apartamento com as plantas erradas, que morrerão rápido por não aguentarem o ambiente interno. Afinal, não é toda a vegetação que se adapta a esses espaços. Durante essa escolha, também é importante considerar o seu estilo de vida e disponibilidade de tempo para cuidar das plantinhas.


No caso de quem não tem bastante tempo livre para cuidar do jardim, é preciso escolher plantas que não precisam ser regadas ou adubadas com tanta frequência. Algumas sugestões de plantas que se adaptam bem as jardins de inverno são:

 

  • Samambaia;
  • Suculenta;
  • Begônias;
  • Violetas;
  • Lança de São Jorge;
  • Jiboia;
  • Lírio da paz;
  • Árvore-da-felicidade;
  • Antúrios;
  • Cactos.


Escolha o lugar certo para o seu jardim


Outra dica importante que vai ajudar muito na duração do seu jardim é o lugar dentro do seu apartamento onde você vai escolher colocar as plantas. O jardim de inverno se tornou muito popular em apartamentos por ser versátil e se adaptar a qualquer espaço disponível. Com isso, é possível ousar e apostar em um jardim embaixo da escada ou no banheiro, por exemplo. 


Investir nas escolhas mais tradicionais, como nas varandas ou na sala de jantar, também são boas opções, principalmente os espaços abertos, dependendo das plantas escolhidas. Caso haja espaço suficiente, ainda é possível colocar mais plantas e formar um jardim suspenso ou até mesmo adicionar vasos de tamanhos diferentes para compor o jardim. Além de tornar o espaço mais bonito, isso ainda ajuda a trazer mais profundidade para o ambiente.


Escolha os móveis certos para o seu jardim


Por último, mas não menos importante, para compor um jardim mais personalizado, é importante investir em elementos de decoração minimalista que podem tornar tudo ainda mais sofisticado e elegante. No entanto, não é qualquer elemento que combina com um jardim de inverno. Algumas das melhores opções são:

 

  • Fontes de água;
  • Móveis de madeira;
  • Caminhos de pedrinhas;
  • Paredes com canjiquinhas;
  • Arandelas e iluminação de LED;
  • Portas divisórias de vidro liso.


Outras opções de jardim de inverno


Por mais versátil que o jardim de inverno seja, ainda assim pode faltar espaço para o compor sem afetar a circulação no ambiente. No caso de apartamentos mais compactos, por exemplo, a melhor opção para quem não quer abrir mão de ter um verde em casa é apostar em um jardim vertical, também conhecido como “parede verde”. Esse tipo de jardim usa um suporte na parede para oferecer a base onde as plantas podem crescer de forma vertical, e não horizontal.


Outra alternativa para fazer esse tipo de jardim no seu apartamento é apostar nos pallets ou estruturas de madeira para pendurar pequenos vasos de planta. Nesses casos, é importante que as espécies de plantas sejam de porte menor para não comprometer o jardim. Além disso, as plantas escolhidas para um jardim vertical não podem ter raízes grandes ou agressivas, pois não haverá espaço para elas se desenvolverem. 


Algumas das plantas mais recomendadas nesses casos são:

 

  • Alecrim;
  • Samambaias;
  • Margaridas;
  • Véu de noiva;
  • Antúrio. 

 

Além disso, você ainda pode apostar em uma horta vertical, assim, além de todo o visual estético do jardim, ele também vai se tornar funcional e uma fonte de alimento para toda a família. 


Gostou do post? O que acha de montar um jardim de inverno no seu apartamento para melhorar sua qualidade de vida e ainda valorizar o empreendimento? Em caso de dúvidas ou para mais dicas não deixe de falar com um dos nossos corretores! 
 

 

 

Escrito por Mariana Carvalho

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp
Ao enviar, aceito a Política de Privacidade
Ferramentas Úteis
ComponenteVariávelValor
Geral--primary-color
Geral--secondary-color
Geral--contrast-for-primary
Geral--text-color
Header--header-background
Header--header-menu-principal-item-foreground
Header--header-favoritos-foreground
Header--header-central-de-vendas-background
Header--header-central-de-vendas-foreground
Header--header-menu-escondido-background
Header--header-menu-escondido-item-background
Header--header-menu-escondido-item-foreground
Header--header-submenu-background
Header--header-submenu-foreground
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color-contrast
Vitrine--card-modelo-primary-color
Vitrine--card-modelo-primary-color-contrast
footer--footer-background
footer--footer-item-foreground
footer--footer-item-foreground-hover
O conteúdo abaixo você irá colar no arquivo "/helpers/defaultCSS.twig":