Arquitetura biofílica: entenda o que é e como aplicar na sua casa

28/08/2023min de leitura

Para quem investe ou trabalha com o mercado imobiliário, é importante entender alguns termos e conceitos desse setor. A arquitetura biofílica é uma abordagem inovadora no mundo da arquitetura e do design, que busca integrar a natureza com um ambiente construído, criando espaços que promovem o bem-estar do homem e a conexão com o mundo natural. 


Nos últimos anos, a arquitetura biofílica tem crescido de forma mais acelerada por trazer vários benefícios para quem mora nos empreendimentos. Quando incorporada em prédios e salas, a arquitetura biofílica proporciona não só calma e conforto, mas também estimula o aprendizado, a criatividade e a produtividade. Isso se deve ao fato de o contato com a natureza ser positivo para crianças por estimular o desenvolvimento das crianças, influenciando a imaginação e a interação social.


Quer saber mais sobre esse princípio, além de dicas de como incorporá-lo na composição dos ambientes da sua casa e seus benefícios? A Nova Época Imóveis preparou esse post com tudo o que você precisa saber sobre o assunto! Para mais dicas e informações sobre o mercado imobiliário, decoração e muito mais, não deixe de acompanhar nosso blog que está cheio de conteúdos importantes que vão te ajudar muito a entender esse mercado!


O que é a arquitetura biofílica?


Para falarmos de arquitetura biofílica, primeiro é necessário começarmos com a definição de biofilia, que significa amor à vida. A teoria da biofilia, implementada na arquitetura, fala sobre a conexão inerente do homem com a natureza, evolutiva dos milhares de anos que viveu e se desenvolveu na natureza, essencial para a saúde das pessoas. 


A arquitetura biofílica se baseia justamente nessa ideia de que os seres humanos possuem afinidade natural pela natureza, fundamental para nosso bem-estar emocional e psicológico. Com isso, a integração de elementos naturais, como plantas, luz natural e água, nos ambientes construídos ajuda a criar espaços que trazem uma sensação de tranquilidade e conforto. Além disso, a presença de elementos naturais também ajuda a reduzir o estresse, melhorar o humor e, como dissemos mais acima, aumentar a criatividade. 


Em resumo, podemos dizer que o conceito de arquitetura biofílica está ligado a uma visão de planejamento de ambientes com características do mundo natural. 


Como surgiu a arquitetura biofílica?


Assim como os serviços de limpeza, a arquitetura biofílica remota às raízes da evolução humana, quando nossos ancestrais viviam em harmonia com a natureza.  Porém, foi somente nas últimas décadas que a arquitetura biofílica se consolidou no mercado como uma abordagem de design de fato reconhecida. 


Isso se deve ao fato de a crescente conscientização sobre os efeitos positivos da natureza no bem-estar das pessoas levar arquitetos, designers e urbanistas a explorar outras formas de incorporar elementos naturais em ambientes construídos pelo homem. 


Como incorporar a arquitetura biofílica em casa?


Agora que já compreendemos o conceito desse tipo de arquitetura e como ela surgiu, listamos algumas dicas que vão te ajudar a incorporá-la dentro da sua casa, trazendo conforto, bem-estar e muitos outros benefícios para adultos e crianças:


1- Use ventilação, iluminação natural e visuais


Conforme comentamos mais acima, a iluminação natural é um dos principais elementos usados nesse tipo de arquitetura. Isso porque a luz do sol e sua claridade ajudam no ciclo circadiano, regulando o relógio biológico do corpo. Em conjunto com a ventilação natural, ambos os elementos são considerados básicos para o bem-estar das pessoas no dia a dia. 


Além disso, os bons visuais e as perspectivas para fora da janela também são muito importantes, pois a visualização da paisagem natural ajuda a reforçar essas sensações.


2- Água e plantas também ajudam


A Nova Época já falou em mais de um post aqui no blog sobre as vantagens de ter plantas em casa, pois, além de embelezar os ambientes, elas também ajudam a purificar o ar, trazendo bem-estar para os moradores. O som da água de uma pequena corredeira ou até mesmo a umidade que ela cria em regiões secas ajuda a criar um sinal biológico para as pessoas.


Uma pequena fonte de água, por exemplo, já é suficiente para trazer ainda mais a sensação de aconchego e bem-estar para dentro de casa.


3- Tenha materiais naturais


Na arquitetura biofílica, quanto mais elementos naturais você tiver, melhor será para os moradores. Madeira, bambu, pedras, tecidos com fibras e até mesmo a própria terra são alguns elementos da natureza que podem entrar na decoração da sua casa com facilidade e trazer ainda mais a sensação leve que a natureza tem a oferecer. 


Uma dica importante: quando esses materiais são usados na mesma forma encontrados na natureza, o efeito de bem-estar é ainda maior.


4- Prefira design formato orgânico


Quando usamos o design formato orgânico, nos referimos aos formatos encontrados na natureza. Eles costumam ser arredondados e orgânicos, por isso, quando móveis, tapetes e até mesmo a própria construção possuem padrões curvos e irregulares, é possível refinar o design do espaço. A arquitetura biofílica deve proporcionar uma experiência imersiva da natureza para as pessoas, usando dela para melhorar o bem-estar e a saúde das pessoas nos ambientes. 


5- Use padrões da natureza


Composições que a natureza cria são conhecidas por serem perfeitamente irregulares e orgânicas, o que faz com que tenhamos contrastes e até mesmo combinações. Por isso, observando a natureza, é possível criar esses padrões com uma paleta de cores de um pôr-do-sol ou com a mistura de tons de verde e marrom de uma floresta, por exemplo. 


Quais as vantagens de adotar a arquitetura biofílica em casa?

 

  • Aumenta o desempenho e da produtividade;
  • Aumenta a sensação de descanso;
  • Bem-estar e redução do estresse;
  • Melhora a concentração e criatividade;
  • Melhora a interação social;
  • Reduz a agressividade.


Como podemos perceber, espaços pensados com o conceito da arquitetura biofílica ajudam a melhorar a qualidade de vida dos moradores, além de criarem uma atmosfera relaxante e que também instiga a criatividade e a interação no espaço. Você pode começar de maneira simples e evoluir para algo completo se começar melhorando o espaço que você já tem e transformando seu dia a dia com uma maior conexão com a natureza. 


A Nova Época Imóveis espera que você tenha gostado do post e compreendido melhor o que esse conceito carrega. Para mais dicas de decoração ou informações sobre o mercado imobiliário fique ligado em nosso blog e nas redes sociais, e se você está procurando um imóvel no Rio não deixe de falar com um dos nossos corretores, eles estão sempre disponíveis para te ajudar! 
 

 

 

Escrito por Mariana Carvalho

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp
Ao enviar, aceito a Política de Privacidade
Ferramentas Úteis
ComponenteVariávelValor
Geral--primary-color
Geral--secondary-color
Geral--contrast-for-primary
Geral--text-color
Header--header-background
Header--header-menu-principal-item-foreground
Header--header-favoritos-foreground
Header--header-central-de-vendas-background
Header--header-central-de-vendas-foreground
Header--header-menu-escondido-background
Header--header-menu-escondido-item-background
Header--header-menu-escondido-item-foreground
Header--header-submenu-background
Header--header-submenu-foreground
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color-contrast
Vitrine--card-modelo-primary-color
Vitrine--card-modelo-primary-color-contrast
footer--footer-background
footer--footer-item-foreground
footer--footer-item-foreground-hover
O conteúdo abaixo você irá colar no arquivo "/helpers/defaultCSS.twig":