Ativo imobiliário: entenda o que é e como funciona

01/03/2024min de leitura

Quando o assunto é investimento, podemos pensar em várias coisas, como ações, títulos e outras opções disponíveis nos mercados financeiro e imobiliário. Porém, uma classe de investimento que tem ganhado cada vez mais destaque nos últimos anos são os ativos imobiliários. Você já ouviu falar dessa modalidade? Capazes de determinar um bem físico ou não, que pode gerar renda passiva, os ativos imobiliários estão cada vez mais conhecidos no mercado. 

Isso porque, no mundo dos investimentos, os ativos imobiliários são uma opção estável e atraente para quem deseja diversificar seu portfólio e obter retornos mais consistentes. Com o mercado de imóveis em constante evolução, compreender as nuances e as oportunidades dos ativos imobiliários é fundamental para maximizar o potencial de investimento. O termo pode até parecer um daqueles usados apenas por especialistas em investimento, mas, acredite, é mais simples do que você imagina!

Ainda não está muito familiarizado com esse termo ou quer saber mais sobre o assunto? Então continue por aqui, pois a Nova Época Imóveis preparou esse post para explicar tudo o que você precisa saber sobre os ativos imobiliários e porque eles são uma opção interessante para quem gosta de investir no mercado de imóveis! Não deixe de nos acompanhar aqui no blog e em nossas redes sociais para conteúdos importantes e exclusivos!

O que são ativos imobiliários? 

Termo usado para descrever uma propriedade física que pode gerar renda para os seus donos, um ativo imobiliário se refere ao investimento em propriedades, como terrenos, edifícios comerciais ou industriais, residências, para a geração de retorno financeiro ao longo do tempo. Esses ativos vão representar uma maneira tangível de investimento do setor imobiliário, onde os investidores buscam adquirir propriedades com potencial de valorização e/ou de geração de renda.

Nesses casos, o imóvel em si se torna um ativo que gera renda por meio do aluguel, por exemplo, proporcionando uma forma de renda passiva. Fundos imobiliários são outra forma popular de investimento no setor imobiliário, uma vez que permitem que os investidores adquiram cotas de um fundo que detém uma carteira mais diversificada de imóveis. Os títulos lastreados em imóveis também são investimentos financeiros que possuem como garantia os próprios imóveis. 

Afinal, quais imóveis são considerados ativos? 

Conforme comentamos mais acima, terrenos, imóveis residenciais, edifícios comerciais entre outros imóveis que podem gerar renda extra são considerados ativos imobiliários. Porém, o funcionamento de um ativo imobiliário dependerá do tipo de propriedade em questão e da finalidade para a qual ela foi adquirida. Isso porque um imóvel pode ser usado para a produção, fornecimento de serviços ou mercadorias, aluguel a outros ou para fins administrativos.

Somente bens físicos podem ser considerados ativos imobiliários? 

Os ativos financeiros podem tanto estar ligados ao bem específico, como a um imóvel físico, no entanto, eles não se limitam a isso. Isso porque eles também compreendem outros investimentos do segmento, como fundos e títulos. Diante disso, podem ser comprados e vendidos no mercado imobiliário, mediante corretoras de valores, podendo gerar lucros para os investidores que os detêm.

Ou seja, resumidamente, o funcionamento dos ativos varia conforme o seu uso e  sua finalidade, porém, no geral, eles representam uma forma de investimento em bens duráveis, capazes de gerar renda e valorização ao longo do tempo. 

Somente imóveis pessoais podem ser usados como ativos? 

A resposta é não! Isso porque um empresário pode comprar um prédio comercial para instalar sua empresa ou para alugar salas para outros negócios. Neste caso, o ativo imobiliário é usado como uma forma de gerar receita para a empresa. 

Maneiras de investir em ativos imobiliários 

  • Compra direta – através da compra de um imóvel visando gerar renda por meio de locação ou de venda; 
  • Fundos imobiliários (FIIs) – fundos de investimento que aplicam recursos em ativos imobiliários, como imóveis comerciais, shoppings centers, hospitais, entre outros. Os rendimentos desse tipo de investimento podem vir das receitas geradas pelos aluguéis e do aumento no valor das cotas;
  • Certificado de recebíveis imobiliários (CRI) – esses são títulos de crédito emitidos por empresas do mercado imobiliário para financiar empreendimentos imobiliários. O investidor que adquire um CRI, recebe juros e correção monetária sobre o valor investido; 
  • Letra de crédito imobiliário (LCI) – são conhecidos por ser títulos de crédito emitidos por bancos visando captar recursos para financiamento do setor imobiliário. O investidor que adquire uma LCI recebe juros sobre o valor investido. 

Como ativos imobiliários ajudam a diversificar os investimentos? 

Conforme dissemos mais acima, os ativos imobiliários ajudam a diversificar o portfólio de investimentos, reduzindo riscos e a dependência de outras formas de renda instáveis. Agora destacaremos como os ativos imobiliários ajudam nessa diversificação: 

Renda passiva 

A renda passiva é um grande benefício quando o assunto é o investimento em imóveis para locação, uma vez que o investidor consegue gerar receitas regulares sem a necessidade de uma participação ativa ou constante no processo. Logo, ao adquirir uma propriedade para aluguel, é possível estabelecer um fluxo constante de renda proveniente dos pagamentos mensais dos inquilinos. 

Essa estabilidade será ainda mais evidente quando se considera que, em muitos casos, contratos de locação são firmados a longo prazo, proporcionando uma previsibilidade e segurança financeira ao proprietário do imóvel. 

Potencial se valorização 

Outro aspecto atrativo ao investir em imóveis para locação como ativo imobilizado é o potencial de valorização, adicionando uma dimensão de crescimento ao valor do patrimônio. A valorização pode tanto ser influenciada por diversos fatores, como melhorias na infraestrutura local, desenvolvimento econômico na região, aumento na demanda por habitação, entre outros aspectos que contribuem para a atratividade do imóvel/região/local onde ele se encontra. 

Ao investir em imóveis para locação em áreas com potencial de valorização, os investidores não somente se beneficiam do fluxo de renda constante proveniente dos aluguéis, mas ainda têm a oportunidade de ver o valor do próprio imóvel crescer ao longo do tempo. 

Proteção contra inflação 

Além disso, o mercado de aluguel muitas vezes apresenta resistência às flutuações econômicas, oferecendo estabilidade mesmo em tempos de incerteza financeira. Outro ponto importante a ser considerado é que a moradia é uma necessidade, ou seja, imóveis frequentemente se beneficiam da inflação, uma vez que os aluguéis e os preços das propriedades tendem a subir. 

Como podemos perceber, de forma geral, investir em ativos imobiliários pode ser um excelente investimento, principalmente quando o assunto são imóveis para locação, pois a aquisição tende a contribuir para a saúde financeira do investidor, além de representar uma estratégia eficaz para diversificar fontes de renda, estabilidade financeira e aumento de patrimônio. 

A Nova Época Imóveis espera ter esclarecido todas as suas dúvidas sobre o assunto. E não deixe de conferir este e diversos outros assuntos aqui em nosso blog!
 

 

 

Escrito por Mariana Carvalho

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp
Ao enviar, aceito a Política de Privacidade
Ferramentas Úteis
ComponenteVariávelValor
Geral--primary-color
Geral--secondary-color
Geral--contrast-for-primary
Geral--text-color
Header--header-background
Header--header-menu-principal-item-foreground
Header--header-favoritos-foreground
Header--header-central-de-vendas-background
Header--header-central-de-vendas-foreground
Header--header-menu-escondido-background
Header--header-menu-escondido-item-background
Header--header-menu-escondido-item-foreground
Header--header-submenu-background
Header--header-submenu-foreground
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color-contrast
Vitrine--card-modelo-primary-color
Vitrine--card-modelo-primary-color-contrast
footer--footer-background
footer--footer-item-foreground
footer--footer-item-foreground-hover
O conteúdo abaixo você irá colar no arquivo "/helpers/defaultCSS.twig":