Barbiecore na decoração: entenda porquê a cor rosa virou tendência nesse setor e como mergulhar nela na hora de fazer a sua

19/10/2023min de leitura

Com a fama inegável do filme da Barbie, não é surpresa para ninguém que a cor rosa tenha virado uma das maiores tendências deste ano. A influência do estilo foi tanta que se estendeu para além do mundo da moda, até na decoração e no design de interiores. Com essa tonalidade, a estética da sua casa pode ser adequada com elegância e sofisticação em qualquer cômodo, basta saber como usá-la!


O nome dessa nova tendência do rosa é Barbiecore e traz uma avalanche de cor de rosa com peças minimalistas que fazem um ótimo trabalho renovando e dando classe para os ambientes. Além disso, esse estilo também envolve elementos lúdicos e alegres, que conquistam qualquer um. Mas, afinal, como levar essa tendência para dentro de casa sem que os espaços se tornem cansativos ou datados?


Caso você tenha vontade de adotar esse estilo na decoração da sua casa, mas ainda não sabe por onde começar, a Nova Época Imóveis preparou esse post com algumas dicas de como você pode implementar a cor rosa na sua casa de maneira equilibrada e harmônica. Para mais dicas de decoração não deixe de acompanhar nosso blog e nossas redes sociais


O que de fato é Barbiecore?


Conforme comentamos mais acima, assim como o nome sugere, esse estilo traz a icônica estética da tão amada boneca Barbie para a vida real. Marcada por várias tonalidades da cor rosa, principalmente pelo rosa-choque, seus tons vibrantes são conhecidos por trazer um ar divertido para dentro de casa. Outra característica marcante desse estilo é a combinação de elementos vintage com estampas femininas, tons pastéis, brilho e acessórios que lembram a estética da boneca. 


Um dos pontos mais marcantes dessa tendência é que não existe uma fórmula ou um jeito certo de como incorporar a cor no seu decor. Alegre e festivo, o Barbiecore é o estilo perfeito para adotar na decoração de quem gosta de expressar sua personalidade. 


Por que escolher a cor rosa para a decoração da sua casa?


A cor rosa traz várias sensações positivas para os ambientes, como conforto, calma e bem-estar. Na psicologia das cores, esse tom representa compaixão e cuidado, sendo ainda ligada à infância e à feminilidade. Porém, não se deixe enganar, pois essa cor não é exclusiva para ambientes infantis e femininos! Ela pode ser usada em qualquer ambiente por conseguir favorecer a convivência. 


O rosa também é bem versátil, combinando com tons vibrantes como verde e azul-turquesa, que vão criar um ambiente mais alegre, ou com tons neutros, que vão trazer um clima mais tranquilo e sofisticado. Outro alerta é que o uso excessivo dessa cor pode ser bem negativo, transmitindo uma imagem distante e muito rígida, não sendo agradável visualmente. 


Como incorporar o estilo Barbiecore na decoração da sua casa? 


Agora que falamos um pouco melhor sobre o assunto, vamos listar algumas dicas importantes que vão te ajudar a implementar esse estilo nos ambientes do seu lar: 


No banheiro


Vale à pena investir em diferentes tons de rosa, desde um mais pastel até o rosa-choque. Principalmente o rosa queimado é uma opção muito elegante que ajudará a manter o equilíbrio das cores no ambiente. Os revestimentos também podem seguir essa paleta! Além disso, os metais podem ser na cor red gold ou dourado, detalhe que fará toda a diferença e dará um toque a mais de glamour. 


Armários, acessórios e toalhas rosados ajudam a complementar o espaço, reforçando a estética Barbiecore. No geral, é importante manter a harmonia no espaço para evitar a sobrecarga visual, por isso, procure equilibrar cores, elementos de decoração e texturas para o lugar ficar divertido sem deixar de ser bonito. 


Misturar itens do seu decor com outras cores complementares ao rosa, como branco ou preto, também é uma boa dica. Tons vibrantes como laranja ou roxo também podem ajudar a compor um ambiente único e estiloso.


Na cozinha


Também é possível implementar o Barbiecore na decoração da sua cozinha. Uma boa dica é escolher revestimentos e armários em tons diferentes do rosa. As cores mais simples e sutis, como o rosa-chá e o bebê, são muito indicadas aqui para evitar um visual muito infantilizado, caso você não esteja usando a cor em um ambiente infantil. 


A escolha de acessórios de declaração como designs fofos e românticos ajudará a complementar o decor. Talheres e cortadores em formato de coração ou laços são bons complementos para a decoração Barbiecore. Já no caso dos eletrodomésticos, é possível brincar com os tons mais vibrantes, como verde e azul. 


Outras cores que também entram muito bem aqui são o amarelo, o vermelho e o branco. Como dissemos mais acima, é possível usar muitas outras cores além do rosa em uma decoração Barbiecore


Na sala


No caso da sala, elementos retrô e cores mais vibrantes vão ganhar destaque, por isso, não deixe de fora móveis na cor rosa. Vale à pena equilibrar esses itens decorativos com tons mais frios, como o azul-marinho, turquesa ou lilás. Poltronas e sofás também podem ser no estilo vintage com detalhes em dourado ou curvilíneos. Mesas com bases ornamentadas e tampos de vidro funcionam muito bem.


Luminárias,  tapetes cor de rosa e paredes tornam o ambiente muito mais charmoso e a cara da tão amada boneca. Procure usar tons amadeirados, o branco ou o cinza para criar um contraste ainda mais chique. Você ainda pode incluir artes inspiradas na Barbie para complementar o visual do espaço.


Não se esqueça das plantas, elas são outros elementos que não podem faltar na decoração se você está implementando o estilo Barbiecore. Elas vão ajudar a criar uma sensação mais aconchegante. 


No quarto


É importante escolher uma paleta de cores rosa não só para as paredes e para os armários, mas também para outros itens como a roupa de cama, adicionando textura com almofadas e tapete. Nesse caso, os móveis vintage, como uma penteadeira rosa ou outro móvel dourado, também são muito bem-vindos, pois ajudam a dar um toque retrô para o quarto. 


Juntar poltronas e almofadas com cores neutras ajuda a criar um espaço mais acolhedor. Caso seja do seu interesse ter um guarda-roupa com penteadeira, procure escolher acessórios em cores mais suaves com detalhes dourados ou prateados e combinando elementos com tons de rosa para manter uma harmonia sempre. 


Cortinas de rendas com temas florais mais delicados também vão ajudar a criar um ambiente romântico, ao passo que destaca o tema Barbiecore


A Nova Época Imóveis espera que você tenha se inspirado com nossas dicas de como implementar essa tendência que é o estilo da boneca mais popular do mundo! Nos siga nas redes sociais para estar sempre por dentro de dicas de decoração, sobre o mercado imobiliário e para conhecer nossos imóveis! 
 

 

 

Escrito por Mariana Carvalho

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp
Ao enviar, aceito a Política de Privacidade
Ferramentas Úteis
ComponenteVariávelValor
Geral--primary-color
Geral--secondary-color
Geral--contrast-for-primary
Geral--text-color
Header--header-background
Header--header-menu-principal-item-foreground
Header--header-favoritos-foreground
Header--header-central-de-vendas-background
Header--header-central-de-vendas-foreground
Header--header-menu-escondido-background
Header--header-menu-escondido-item-background
Header--header-menu-escondido-item-foreground
Header--header-submenu-background
Header--header-submenu-foreground
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color-contrast
Vitrine--card-modelo-primary-color
Vitrine--card-modelo-primary-color-contrast
footer--footer-background
footer--footer-item-foreground
footer--footer-item-foreground-hover
O conteúdo abaixo você irá colar no arquivo "/helpers/defaultCSS.twig":