Black Friday para imobiliárias: dicas de como aproveitar essa data

14/11/2023min de leitura

Você sabia que a Black Friday também pode ser uma ferramenta usada no mercado imobiliário? Certamente você já ouviu falar do termo Black Friday, certo? Este é um evento que acontece sempre após o Dia de Ação de Graças nos Estados Unidos e é um feriado que tem como objetivo de agradecimento enquanto as famílias se reúnem para um verdadeiro banquete. 


A comemoração dessa data criou na população norte-americana o imaginário do consumo, pois outra tradição do país é assistir aos desfiles que acontecem nas ruas do país, que costumam ser patrocinados por marcas grandes e famosas. O desfile mais conhecido acontece na cidade de Nova York e é organizado pela famosa loja de departamentos Macy’s, com referências ao Natal e a chegada do Papai Noel.


Este evento costuma marcar oficialmente o início das compras de fim de ano nos Estados Unidos e mesmo que no Brasil a gente não comemore o dia de Ação de Graças, a Black Friday acabou caindo no gosto dos brasileiros sendo um evento aguardado todos os anos, afinal, quem não gosta de uma boa promoção? Mas você sabia que a Black Friday também pode ser aproveitada pelo mercado imobiliário?


Quer saber mais sobre essa data, como o mercado imobiliário pode ser beneficiado com ela e nossas promoções para a Black Friday? Então continue conosco, pois a Nova Época Imóveis preparou esse post para falar disso tudo e mais um pouco! E não se esqueça, para mais informações importantes sobre o mercado imobiliário, suas transações e muito mais, não deixe de nos acompanhar aqui no blog e em nossas redes sociais!


Qual a origem da Black Friday?


Antes de mais nada, vamos entender sobre a origem dessa data. Mesmo sendo desconhecida, na prática, ela representa a data com maiores ofertas no Brasil e no mundo, por isso, é a mais aguardada por consumidores e lojistas. De acordo com um levantamento, em 2019 essa data movimentou R$ 6 bilhões, uma alta de 36% se comparado com o ano anterior. 


Esse evento costuma acontecer na última sexta-feira de novembro, dia que procede o dia de Ação de Graças nos Estados Unidos. A origem da expressão Black Friday pode ter nascido no final do século XIX, quando duas instituições financeiras quebraram no mesmo dia, uma sexta-feira, em plena corrida do ouro. Para ser mais exato, em 24 de setembro de 1869, Jay Gould e James Fisk, dois especuladores, tentaram tomar o mercado do outro na Bolsa de Nova York.


Com isso, o governo americano foi obrigado a intervir para corrigir a distorção, aumentando a oferta de matéria-prima no mercado. Consequentemente, aconteceu uma queda nos preços e os investidores perderam fortunas. No Brasil, a Black Friday chegou em 2010 e, desde então, ela vem crescendo exponencialmente. Costuma ser durante essa data que os vendedores batem recorde de vendas no ano.


Diferente dos EUA, no Brasil essa data começou como uma iniciativa exclusivamente dos e-commerces, expandindo para o varejo físico com o passar do tempo. 


Como acontece a Black Friday no Brasil?


Conforme dissemos mais acima, no Brasil a Black Friday teve uma origem muito diferente da praticada nos Estados Unidos. Em 2010, um site chamado Busca Descontos ofereceu algumas ofertas no dia da Black Friday norte-americana. Com isso, cerca de 50 lojas acompanharam esse movimento online, criando suas próprias Black Fridays. No entanto, o problema apareceu quando alguns varejistas começaram a aumentar o preço dos seus produtos semanas antes do evento, fazendo ofertas do tipo “pela metade do dobro”.


As confusões nas lojas e os sites travando foram outras questões que tiveram que ser resolvidas, afinal, com o aumento do fluxo de consumidores muitas marcas estenderam suas ofertas para a conhecida Black November. Com isso, as promoções duram o mês inteiro, sendo possível atender melhor os clientes.


Como a Black Friday funciona para imobiliárias?


Com a naturalização da Black Friday no Brasil, muitos consumidores se prepararam para realizar compras nesta data, com isso, o evento passa a ser uma oportunidade para comprar algo que já estava nos seus planos. Com a pandemia de 2020, o mercado imobiliário identificou nesta data uma forma de melhorar as vendas. A crise sanitária causada pelo coronavírus transformou o padrão de consumo das pessoas, além de ter impulsionado sua vontade de redescobrir seus lares ou até mesmo se mudar.


Com isso, a busca por imóveis para compra ou locação se intensificou ainda mais e a Black Friday do mercado imobiliário aumentou o apelo por essa mudança. Mesmo com as pessoas aproveitando esta data para buscar produtos de consumo e eletrônicos, é possível aproximar a data da realidade do mercado de imóveis, ainda que a compra de um imóvel exija muito planejamento, pois é possível dar o empurrãozinho necessário com novas oportunidades.


No entanto, para isso, algumas ações serão importantes de serem realizadas, como, por exemplo, a realização de uma campanha antecipada. Dessa maneira, é possível que os clientes se organizem e conheçam bem as ofertas das marcas. 


Como aproveitar a Black Friday no mercado imobiliário?


Se programe


Nossa primeira dica para aproveitar essa data no mercado imobiliário é se programar, pois a Black Friday é um evento único no ano e, por isso, é importante que a imobiliária se prepare. Isso significa compreender quais os imóveis disponíveis e quais as condições possíveis para serem ofertadas. 


Além disso, é imprescindível que você se lembre que esta é uma data muito aguardada, por isso, programe-se para atender um fluxo maior de clientes e demandas. 


Organize a lista de clientes


Para o sucesso da sua campanha de Black Friday, também é importante fazer um planejamento e ter muita organização. Com isso, é importante saber exatamente quem são os interessados em comprar imóveis com sua empresa. Para isso, se certifique de que tem em mãos os números de telefone ou e-mails para contatá-los e avisá-los dos descontos disponíveis.


Para isso, faça uma lista organizando os nomes e os dados de cada um desses clientes, além de selecionar os seus interesses para que sua campanha seja o mais eficiente possível.


Liste os imóveis


Outra parte importante de uma campanha de Black Friday imobiliária é a seleção dos imóveis que vão entrar na promoção. Isso porque pouco importa realizar todos os esforços necessários para atingir seus clientes se você não tiver tudo preparado. Com isso, procure planejar as negociações máximas que podem ser feitas em cada empreendimento.


Caso sua carteira inclua imóveis de terceiros, procure negociar os valores antecipadamente com os proprietários, para oferecer boas oportunidades para todos. 


Faça um levantamento dos imóveis


É interessante, ainda, fazer um levantamento dos imóveis mais desejados, pois um imóvel com desconto não necessariamente será um imóvel atrativo para os seus clientes. Isso porque propriedades são investimentos que exigem planejamento e organização para a compra. Por isso, procure listar os imóveis mais desejados e foque a maioria da sua energia nessa lista.


Para as unidades que recebem menos interesse, busque oferecer um desconto maior sobre elas, porém, não gaste esforços com algo que não será vantajoso em uma campanha de Black Friday.


Use as redes sociais


As redes sociais, assim como o e-mail marketing, vão ser importantes para alavancar suas vendas nesta data comercial tão importante através de uma divulgação nessas plataformas. Lembre-se que atualmente a maioria das pessoas possui um perfil em alguma rede social, por isso, saber usá-las ao seu favor é muito importante.


Por isso, procure fazer posts regulares sobre a campanha de Black Friday, impulsionado os anúncios para alcançar mais pessoas. 


Para quem é investidor, chegou o momento de agir! O Black November da Nova Época chegou cheio de oportunidades para transformar seus investimentos imobiliários, por isso, não perca tempo! Entre em contato com um dos nossos corretores e faça o melhor negócio que você poderia pedir! Não deixe de nos acompanhar nas nossas redes sociais, lá promovemos tudo sobre esse evento! 
 

 

 

Escrito por Mariana Carvalho

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp
Ao enviar, aceito a Política de Privacidade
Ferramentas Úteis
ComponenteVariávelValor
Geral--primary-color
Geral--secondary-color
Geral--contrast-for-primary
Geral--text-color
Header--header-background
Header--header-menu-principal-item-foreground
Header--header-favoritos-foreground
Header--header-central-de-vendas-background
Header--header-central-de-vendas-foreground
Header--header-menu-escondido-background
Header--header-menu-escondido-item-background
Header--header-menu-escondido-item-foreground
Header--header-submenu-background
Header--header-submenu-foreground
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color-contrast
Vitrine--card-modelo-primary-color
Vitrine--card-modelo-primary-color-contrast
footer--footer-background
footer--footer-item-foreground
footer--footer-item-foreground-hover
O conteúdo abaixo você irá colar no arquivo "/helpers/defaultCSS.twig":