Atuamos no município do RJ

Boiserie: conheça essa tendência e como adotá-la na decoração da sua casa

11/09/2024min de leitura

Você já ouviu falar em boiserie? O termo em francês pode soar estranho e novo para os menos íntimos da decoração e suas tendências, mas você provavelmente já viu boiserie alguma vez e certamente se encantou com o charme que essa técnica traz para a decoração dos ambientes. Com a pronúncia correta sendo “boasserrí”, esse termo francês dá nome a um recurso usado na decoração que pode fazer toda a diferença no ambiente.

Criada na França, essa técnica de revestir as paredes com molduras de madeira teve seu auge entre os séculos XVII e XVIII e ensaia aos poucos sua grande volta ao topo das tendências de decoração contemporâneas. Com a modernização dessa técnica, atualmente é mais fácil trazê-la para dentro de casa, sem a necessidade de um marceneiro. Além disso, se antes só se usava madeira para o trabalho, hoje temos alternativas mais baratas como gesso, cimento e até mesmo isopor.

Se você ainda não sabe o que é boiserie ou gostaria de dicas de como usar essa técnica para incrementar a decoração do seu lar, chegou ao lugar certo! A Nova Época Imóveis preparou esse conteúdo com tudo o que você precisa saber sobre essa tendência, além de dicas de como implementá-la na sua decoração para dar um ar ainda mais charmoso à sua casa. Não deixe de nos acompanhar aqui pelo blog e pelas nossas redes sociais para mais dicas de decoração, informações sobre o mercado de imóveis e muito mais!

Afinal, o que é Boiserie?

Conforme comentamos mais acima, boiserie é uma espécie de moldura de paredes surgida na França no século XVII. Por muito tempo, essa técnica foi sinônimo de decoração clássica e sofisticada. Isso porque, além de dar um toque especial à decoração de paredes, a boiserie ajuda no isolamento térmico do espaço. Essa técnica costuma ser aplicada em salas de estar e quartos, mas a criatividade e o estilo podem fazer desse item parte de diversos espaços da casa.

A boiserie costuma ter o formato clássico de uma moldura de quadro, ou seja, é retangular e atualmente pode aparecer em diferentes materiais.

Quais os modelos de Boiserie disponíveis?

Apesar de a palavra “bois” significar madeira em francês, a evolução da decoração adaptou as boiseries para diferentes realidades e, atualmente, o item pode aparecer nos mais diversos materiais como gesso, cimento, poliuretano e a tradicional madeira. Além disso, o formato da boiserie também pode mudar. Do formato tradicional retangular ao quadrado, ela também pode ser feita sob medida e adaptada ao contexto do espaço onde será instalada.

Agora vamos falar um pouco mais sobre os modelos de boiserie mais usados na decoração:

Boiserie de madeira

Conhecida como a mais tradicional, a boiserie de madeira era usada em palácios da realeza francesa e ainda se faz presente na decoração atual. Esse é o material mais clássico, que ajuda a conferir um ar sofisticado e refinado aos ambientes. Porém, é um material mais caro e requer manutenção frequente para manter a qualidade e a boa aparência.

Boiserie de gesso

Já a boiserie de gesso é a mais querida quando o assunto é adornos para parede. Esse material é o mais usado por ser mais acessível, versátil e de fácil instalação. Após moldado, o gesso pode ser pintado ou até mesmo revestido com papel de parede ou adesivo, ampliando as possibilidades de personalização. Essa opção é perfeita para quem quer colocar boiserie em casa, mas gostaria de uma do seu jeitinho.

Boiserie de plástico

A boiserie de plástico é outra opção de fácil aplicação e baixo custo. Geralmente, o material usado neste modelo de boiserie é o PVC, e as molduras são comercializadas com fitas autocolantes para garantir uma fácil aplicação. Este tipo de boiserie é uma ótima opção para quem quer adicionar esse item de decoração em ambientes mais úmidos, como banheiros ou cozinhas, uma vez que o plástico, diferente da madeira e do gesso, não absorve umidade, sendo perfeito para esses ambientes.

Boiserie de poliuretano

O poliuretano é um material sintético que imita a madeira, porém é mais leve e mais resistente. Depois do gesso, esse é o material mais usado nos modelos de boiserie. Assim como a de plástico, a boiserie de poliuretano é a opção ideal para ambientes mais úmidos. Uma dica importante, caso você opte por uma boiserie deste tipo de material, é pintar a moldura com tinta acrílica para adequá-la melhor à sua decoração e aumentar sua durabilidade.

Boiserie de cimento queimado

Esse é um material que caiu nas graças dos amantes de decoração nos últimos anos, sendo uma ótima base de boiserie. Para quem gosta de uma decoração mais industrial e moderna, a boiserie de cimento queimado pode ser uma ótima opção. Como o próprio nome sugere, essa técnica consiste no uso de uma camada de cimento queimado na parede com boiserie, criando um item resistente e duradouro.

Dicas de como usar a boiserie na decoração

Agora que já explicamos o que é a boiserie e quais os modelos possíveis, chegou a hora de dar dicas de como usar esse recurso da melhor maneira possível na sua decoração.

1. Escolha o material certo

A escolha do material correto da boiserie é um passo muito importante na decoração. Caso você faça a instalação da moldura da boiserie em lugares secos, como quartos ou salas de estar, é possível usar boiseries de diversos materiais, como gesso, madeira ou plástico. Isso porque a versatilidade desses ambientes é maior, uma vez que o material não fica exposto à umidade.

Caso a boiserie seja usada na decoração de banheiros ou cozinhas, que são ambientes com maior incidência de umidade, vale a pena investir em uma boiserie de poliuretano ou plástico, que são materiais sintéticos que não absorvem a umidade e são fáceis de instalar. Na hora de escolher o material da sua boiserie, também é importante levar em consideração o clima local, uma vez que, dependendo do clima, a moldura que vai adornar as paredes deverá ser mais resistente.

2. Combine boiseries com quadros e placas

A boiserie pode ser um ótimo recurso para acompanhar outros itens, como quadros e placas, na decoração. Isso porque boiseries, considerados itens mais clássicos, podem ajudar a destacar elementos mais divertidos e contemporâneos, como quadros de diversos tamanhos e diferentes tipos de placas. Essa moldura pode criar, ainda, um efeito visual interessante acompanhando pendentes e arandelas.

3. Fique atento à altura e ao tamanho do ambiente

No momento de incluir a boiserie na decoração da sua casa, é importante tomar cuidado com o tamanho do ambiente onde a moldura vai entrar. Isso porque, quanto mais altas forem instaladas, maior é a probabilidade de a boiserie ajudar a tornar o ambiente visualmente mais achatado. Ou seja, caso o pé-direito do espaço seja padrão, vale a pena instalar a moldura de forma mais centralizada.

Já no caso de ambientes menores, também é importante tomar cuidado para não pesar e tornar o espaço visualmente poluído. Uma boa dica aqui é usar a boiserie da mesma cor da parede, em materiais mais delicados e com larguras menores. Casas ou apartamentos com pés-direitos altos podem receber molduras mais altas e maiores, porém, também é importante tomar cuidado com a delicadeza da moldura, que estará em proporção destacada na parede com boiserie.

4. Use acabamentos perfeitos para a boiserie

Na hora de usar uma boiserie na decoração, a tinta acrílica pode ser uma ótima aliada. Isso porque, além de dar um toque de cor todo especial, esse tipo de acabamento ajuda a revestir a peça e aumenta a durabilidade da moldura. Outro exemplo é a massa corrida, uma vez que, com cuidado, esse pode ser um ótimo acabamento para proteger sua boiserie e deixá-la impecável.

Caso você sinta dificuldades, é recomendado pedir a ajuda de um profissional para pintar ou revestir sua boiserie.

5. Combine estilos diferentes

Conforme comentamos mais acima, a boiserie é um item de decoração clássico, que remete à sofisticação da realeza francesa. Porém, isso não quer dizer que esta moldura só se encaixe em ambientes de decoração clássica e super sofisticada. Uma boa ideia é aproveitar a versatilidade da boiserie e combinar estilos na sua decoração, acompanhando a moldura com outros elementos mais industriais e modernos, por exemplo.

Além disso, a cor e o acabamento da boiserie também podem apontar para uma mistura interessante de estilos. A moldura boiserie é uma peça versátil e democrática, vinda da França clássica para trazer um toque especial aos mais diversos tipos de decoração. Na verdade, esse pode ser o item que faltava na decoração do seu lar para dar um toque especial.

ANova Épocaespera que você tenha gostado do nosso post e compreendido não somente do que se trata essa tendência de decoração que está voltando, mas também quais tipos usar em cada ambiente da casa para dar o toque de sofisticação que faltava na sua decoração!

 

 

 

Escrito por Mariana Carvalho

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp
Ao enviar, aceito a Política de Privacidade
Ferramentas Úteis
ComponenteVariávelValor
Geral--primary-color
Geral--secondary-color
Geral--contrast-for-primary
Geral--text-color
Header--header-background
Header--header-menu-principal-item-foreground
Header--header-favoritos-foreground
Header--header-central-de-vendas-background
Header--header-central-de-vendas-foreground
Header--header-menu-escondido-background
Header--header-menu-escondido-item-background
Header--header-menu-escondido-item-foreground
Header--header-submenu-background
Header--header-submenu-foreground
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color-contrast
Vitrine--card-modelo-primary-color
Vitrine--card-modelo-primary-color-contrast
footer--footer-background
footer--footer-item-foreground
footer--footer-item-foreground-hover
O conteúdo abaixo você irá colar no arquivo "/helpers/defaultCSS.twig":