Cama box para quarto infantil: é uma boa opção?

28/04/2022min de leitura

Um dos sinais de que seu filho está crescendo é quando ele começa a dormir sozinho. Esse é um ótimo momento para estimular algumas características que serão importantes na vida do seu filho, como autonomia e organização do próprio espaço. Nesse momento, a decoração do quarto da criança também vai mudar completamente e, para garantir o conforto do seu filho, é importante que você entenda o que é preciso para isso. 


Existem diversas opções lindas de móveis para decorar quartos infantis, porém, a estética é importante, mas não o primordial nesses casos. Camas tradicionais ainda são as mais cotadas, contudo, as camas box com baú também podem ser uma boa ideia, seu estilo minimalista é um dos motivos que as tornam as queridinhas dos decoradores de interiores. Mas será que essa é a melhor escolha para uma criança? 


Existe uma grande variedade de camas de solteiro disponíveis no mercado, por isso, a Nova Época Imóveis trouxe esse post para falar um pouco sobre como a escolha da cama box para o quarto do seu filho não só vale à pena, mas traz algumas vantagens na qualidade de vida e evolução dos baixinhos. Para mais dicas de decoração não deixe de conferir nosso blog, lá temos ótimas dicas e inspirações, inclusive para quartos infantis!


Por que usar cama box em quarto infantil é um bom investimento?


Uma cama box de solteiro não necessariamente precisa ser usada somente na decoração de quartos de jovens adultos, mas de crianças também. Não tem idade mínima para escolher esse tipo de cama. Inclusive, alguns modelos encontrados nas lojas físicas e online já são até voltados para o público infantil, com visual mais leve e descontraído. 


O maior e principal motivo para escolher esse modelo para o quarto do seu filho é a otimização de espaço. Com uma medida de 88 por 188 cm, uma das grandes características desse modelo de cama para os outros, as camas box têm quase o mesmo tamanho do colchão que vai sobre elas, que tem o tamanho de um colchão médio para solteiros. 


Sua característica mais notável, o baú que fica embaixo do colchão, torna possível guardar o que for da sua preferência ou do seu filho, o que pode ajudar a salvar muito espaço nos armários e manter o quarto sempre arrumado, já que basta levantar a cama para guardar os brinquedos e roupas que ficariam espalhados pelo chão, por exemplo.


Como usar a cama box para valorizar a decoração do quarto infantil?


Como mencionamos acima, a cama box pode ajudar a valorizar os quartos infantis, aproveitando melhor seu espaço e permitindo uma decoração com um visual mais moderno, porém, sem ganhar muito foco do resto da decoração do ambiente, já que seu volume não traz detalhes muito relevantes. Para melhorar, esteticamente, e harmonizar com o quarto você vai precisar de um bom acompanhamento. 


Estamos falando aqui de criar um pano de fundo especial para esta cama, com direito a papel de parede, mesinha auxiliar e luminárias. O toque final pode ficar com os cobertores, as colchas, os lençóis, os travesseiros e as almofadas. Além disso, você também pode providenciar uma cabeceira, por questões de estética, mas também para a segurança do pequeno que deitará no local. 


Vantagens de escolher uma cama box para o quarto do seu filho


1. Tem dupla funcionalidade


Essa pode parecer a vantagem mais óbvia, porém, apostar em uma cama box com baú para os pequenos vai muito além de ter apenas uma cama e uma espécie de guarda-roupa horizontal no mesmo móvel. Aqui, quando falamos na dupla funcionalidade, nas entrelinhas na verdade estamos falando de economia financeira, já que a utilidade deste móvel não vale só por dois, mas também pelo valor de dois.


Em uma rápida pesquisa na internet e em lojas físicas, não é difícil perceber que a soma do valor de uma cama com o de um guarda-roupa à parte pode pesar um pouco no bolso. Por isso, se você procura pelo melhor custo-benefício, a melhor solução é a cama box com baú.


2. É possível armazenar diversos itens


Outra grande vantagem de optar por esse modelo de cama para o quarto do seu filho é a possibilidade de guardar os mais diversos itens no seu baú, o que você guardará nele vai depender somente da sua criatividade e necessidade. Para te ajudar a ter uma ideia, listamos alguns itens abaixo:

 

  • Brinquedos – mesmo tendo idade para dormir sozinhas, pode ser ainda uma fase que os brinquedos se fazem presente. Guardá-los no baú da cama é uma ótima maneira de manter o quarto sempre organizado;
  • Livros – a leitura é extremamente importante para o desenvolvimento dos pequenos. Se você já tem o hábito de comprar livros para seu filho, mas não possui um espaço adequado para organizá-los, o baú da cama box é uma boa opção;
  • Roupas – as crianças crescem rápido e é mais do que comum algumas roupas se perderem. Com o baú da cama, você pode guardá-las para doação mais tarde ou, até mesmo, guardar aquelas roupas que não são tão comumente usadas, como casacos, por exemplo;
  • Sapatos – assim como as roupas, você também pode usar o baú da cama box para guardar aqueles sapatos que sempre “zoneiam” o quarto;
  • Roupas de cama e banho – outro ótimo uso para esse baú é armazenar roupas de cama, toalhas e até roupões limpos, dessa forma, você não perde espaço no armário para isso.


3. Facilita o acesso da criança


Por conta de suas estaturas menores, o baú da cama box dá um acesso melhor e mais rápido para os baixinhos. Dependendo da idade e da força da criança, ela pode acessar sozinha, com tranquilidade e segurança, os itens armazenados dentro do baú. 


Contudo, caso você considere que é melhor que isso não aconteça, por medo da criança se machucar, lembre-se que é importante orientá-la para sempre chamar um adulto quando precisar de alguma coisa guardada no baú, afinal, com o fácil acesso é comum que a criança ache que pode se virar sozinha. Porém, não deixe de ensiná-la a melhor maneira de manusear o baú, afinal, ela terá que fazer isso sozinha algum dia.


4. Pode ser usada durante anos


A cama box com baú é resistente e conta com uma qualidade boa para acompanhar o desenvolvimento do seu filho por mais tempo do que você imagina, não à toa falamos ali em cima sobre ele ter que aprender a manusear o baú para algum momento da vida que ele fará isso sozinho. 


Ainda que a vida útil de um colchão seja, em média, de cinco anos, desde que você saiba preservar bem o box, ele pode ser utilizado até a fase adolescente do seu filho. 


E você, gosta de camas box ou prefere as tradicionais? Como podemos ver, existem bons motivos para investir em uma cama box com baú para um quarto infantil, especialmente porque esse móvel possui diversas utilidades em qualquer fase da vida! 
 

 

 

Escrito por Mariana Carvalho

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp
Ao enviar, aceito a Política de Privacidade
Ferramentas Úteis
ComponenteVariávelValor
Geral--primary-color
Geral--secondary-color
Geral--contrast-for-primary
Geral--text-color
Header--header-background
Header--header-menu-principal-item-foreground
Header--header-favoritos-foreground
Header--header-central-de-vendas-background
Header--header-central-de-vendas-foreground
Header--header-menu-escondido-background
Header--header-menu-escondido-item-background
Header--header-menu-escondido-item-foreground
Header--header-submenu-background
Header--header-submenu-foreground
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color-contrast
Vitrine--card-modelo-primary-color
Vitrine--card-modelo-primary-color-contrast
footer--footer-background
footer--footer-item-foreground
footer--footer-item-foreground-hover
O conteúdo abaixo você irá colar no arquivo "/helpers/defaultCSS.twig":