Cancelamento de consórcio: entenda se é possível e como realizar esse processo

22/07/2024min de leitura

Quem já pensou em comprar um imóvel certamente está familiarizado com a modalidade de compra por consórcio. Por mais que essa modalidade venha crescendo cada vez mais no Brasil, uma vez que oferece várias facilidades na compra de imóveis, muitas pessoas ainda encontram dificuldades em manter o pagamento das parcelas em dia e optam por cancelar o consórcio, com o intuito de reaver a quantia investida sem correr o risco de ficar inadimplente.

Mesmo após usar o simulador de consórcio e planejar cada etapa para evitar surpresas desagradáveis, como esse é um investimento que pode durar muitos meses ou até mesmo anos, é comum que a situação financeira do participante mude durante esse período, fazendo-o repensar as prioridades e remanejar o orçamento. Nesses casos, é muito comum que a pessoa pense em desistir da compra do bem, optando por cancelar o consórcio contratado.

Seja qual for o motivo que leve à necessidade de cancelar o consórcio, é sempre bom compreender os processos para desfazer o negócio. Pensando nisso, a Nova Época Imóveis preparou este post para falar sobre em quais situações isso é possível, como fazer e quais são os seus direitos. Em caso de dúvidas ou para mais informações, fale com um dos nossos corretores e aproveite para conhecer nossos imóveis visitando nosso site!

Afinal, é possível cancelar o consórcio?

A resposta é sim, é possível pedir o cancelamento do consórcio a qualquer momento! No entanto, para isso, é necessário que a carta de crédito ainda não tenha sido usada. Ou seja, caso você ainda não tenha utilizado o valor disponibilizado ou ainda não tenha sido contemplado, basta entrar em contato com a administradora e dar início ao processo de cancelamento. Por mais que este seja um investimento que te coloca mais perto de realizar seu sonho, pode ser que algum imprevisto aconteça após a contratação e você precise reavaliar seu orçamento.

Com a formalização do pedido de cancelamento do consórcio, você não precisará mais arcar com o compromisso de pagar as parcelas futuras. No entanto, é importante analisar cuidadosamente se essa é de fato a melhor opção, uma vez que você perderá a chance de ser contemplado e o valor da restituição pode sofrer alterações com descontos devido às taxas administrativas cobradas. É importante destacar que cada empresa de consórcio estabelece suas regras para o cancelamento do contrato, por isso, é importante saber quais as estratégias para resolver essa situação.

Como funciona o processo de cancelamento do consórcio?

Para dar início ao processo de cancelamento do consórcio, é preciso formalizar o pedido por escrito, a próprio punho, e entregá-lo à administradora, podendo ser pessoalmente ou via e-mail. A partir do recebimento desse documento, a empresa vai começar o processo e entrará em contato para finalização ou possíveis negociações.

Antes de o cancelamento definitivo ser aprovado, é possível interromper o processo a qualquer momento para continuar com a sua carta de crédito e esperar a contemplação. No entanto, após a aprovação do cancelamento do consórcio, não será mais permitido dar lances, restando apenas esperar pela restituição dos valores já investidos. Além disso, ao optar pelo cancelamento, a contemplação de todo o grupo é afetada.

Logo, levando em consideração que essa modalidade de compra funciona como um fundo de colaboração, é certo afirmar que, contando com menos participantes, o montante total do grupo certamente será menor. Com isso, haverá menos contemplações por mês.

Como é possível fazer o cancelamento de um consórcio?

Conforme podemos ver acima, é possível fazer o cancelamento do consórcio a qualquer momento durante a sua vigência. Afinal, imprevistos financeiros sempre podem acontecer, levando seu orçamento para outras direções. No entanto, o consórcio pode ser cancelado em duas diferentes situações:

  1. Por solicitação (desistência) – nesse caso, você é quem rescinde o contrato;
  2. Por inadimplência (excluído) – nesse caso, o cancelamento é automático em virtude da falta de pagamento das parcelas.

Como é feita a restituição dos valores investidos?

É importante estar ciente de que a devolução dos valores é possível, no entanto, esse processo não ocorre imediatamente após a decisão do cancelamento do consórcio. No geral, existem duas formas principais para reaver os valores, porém, ambas possuem prazos incertos e deduções de taxas. Após o cancelamento, para ser restituído, o participante passa a fazer parte de sorteios mensais, conhecidos também como sorteios dos excluídos.

Nesses tipos de sorteios, a cota cancelada vai concorrer da mesma maneira que uma cota ativa. Contudo, quando sorteada, ao invés de receber o bem ou serviço contratado, o titular responsável pelo pedido de cancelamento vai receber sua restituição. Caso a cota cancelada não seja sorteada, é definido que a devolução dos valores investidos ocorra em um prazo máximo de 30 dias após o encerramento do grupo, conhecido por ser um processo imprevisível que pode levar anos.

Conforme comentamos mais acima, o valor da restituição também vai sofrer decréscimos. Em contratos de consórcio de imóveis, por exemplo, a conta do valor que deve ser devolvido ao cliente vai considerar taxas administrativas, além de seguro e multa de rescisão de contrato, que pode chegar a 15% do valor total em algumas instituições.

Por isso, o direito do consumidor de receber o que já pagou pelo consórcio é garantido, porém não de maneira integral. Dependendo do acordo feito, firmado em contrato e assinado por todas as partes envolvidas, a administradora pode deduzir algumas tarifas e não fornecer prazos exatos para a restituição.

Quais outras alternativas ao cancelamento?

Como podemos observar até aqui, o cancelamento do consórcio pode não ser a melhor alternativa para quem está lidando com uma situação financeira mais apertada, uma vez que o ressarcimento do valor pago sofre muitas deduções e os prazos para ter o dinheiro em mãos são incertos. Logo, uma alternativa para evitar passar por esse processo é entrar em contato com a administradora para renegociar as parcelas ou até mesmo um valor de prestação menor, diminuindo a carta de crédito sem perder o investimento.

Outra opção para não precisar recorrer ao cancelamento é a transferência de cota para terceiros, que muitas vezes serão empresas. Com isso, você pode fazer a negociação diretamente com a pessoa interessada, o que vai possibilitar a compensação dos valores de uma maneira muito mais rápida. Nesses casos, a administradora apenas aprova a transferência de cota, sem se envolver nas transações financeiras. Aqui, é importante fazer uma boa pesquisa para ter certeza de vender seu consórcio para uma empresa segura e responsável.

Caso nenhuma das opções acima seja possível ou se encaixe na sua situação, você ainda pode revisitar o seu orçamento para reavaliar se é possível realocar alguns recursos para a manutenção do pagamento dessas parcelas.

A Nova Época Imóveis espera que você tenha compreendido como ocorre o processo de cancelamento de consórcio, além de como ele funciona e que nossas dicas de outras alternativas te ajudem, caso necessário. Não deixe de nos acompanhar aqui pelo blog e pelas nossas redes sociais para mais informações sobre o mercado imobiliário.

 

 

 

Escito por Mariana Carvalho

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp
Ao enviar, aceito a Política de Privacidade
Ferramentas Úteis
ComponenteVariávelValor
Geral--primary-color
Geral--secondary-color
Geral--contrast-for-primary
Geral--text-color
Header--header-background
Header--header-menu-principal-item-foreground
Header--header-favoritos-foreground
Header--header-central-de-vendas-background
Header--header-central-de-vendas-foreground
Header--header-menu-escondido-background
Header--header-menu-escondido-item-background
Header--header-menu-escondido-item-foreground
Header--header-submenu-background
Header--header-submenu-foreground
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color-contrast
Vitrine--card-modelo-primary-color
Vitrine--card-modelo-primary-color-contrast
footer--footer-background
footer--footer-item-foreground
footer--footer-item-foreground-hover
O conteúdo abaixo você irá colar no arquivo "/helpers/defaultCSS.twig":