Canto alemão: conheça a solução aconchegante para espaços pequenos

24/04/2023min de leitura

Você já ouviu falar no termo canto alemão? Esta é uma solução criativa, muito usada em pubs e restaurantes na Alemanha, para a decoração de ambientes residenciais que tem se tornado cada vez mais popular. Comumente composto por um sofá de canto, que pode ser em formato de “L” ou reto, uma mesa e um conjunto de cadeiras. Este móvel ajuda a ganhar mais lugares para sentar e muito espaço dentro de casa, perfeita especialmente para quem gosta de receber muitas visitas, mas não tem espaço suficiente para colocar uma grande mesa.


Como dissemos acima, ele era mais usado exclusivamente em ambientes comerciais, mas tem se tornado uma febre em projetos de apartamentos e casas mais compactos, otimizando o espaço na cozinha e na sala de jantar. O maior diferencial desse tipo de móvel é a personalização, pois pode ser feito nas medidas para se adequar no seu espaço e no estilo que mais combina com você e sua personalização. 


Sinônimo de conforto e funcionalidade, o canto alemão é o móvel pode ser a solução ideal para quem não tem espaço para aproveitar, mas gostaria. Quer saber mais sobre como fazer um cantinho alemão aconchegante, as vantagens de adotar um em casa e quais os diferentes modelos deste móvel? Então fica por aqui porque a Nova Época Imóveis vai explicar tudo e dar os melhores exemplos. Para mais dicas de decoração ou informações importantes do mercado imobiliário, não deixe de acompanhar nosso blog!


Para que serve o canto alemão?


Com o tamanho das casas e dos apartamentos cada vez menores, por conta da demanda do mercado por espaços mais funcionais e práticos, o canto alemão é a solução ideal para otimizar espaços menores e ajudar a compor ambientes para deixá-los mais bonitos e charmosos. Você pode colocá-lo aonde preferir na casa, porém, os lugares mais comumente escolhidos são a cozinha e a sala de jantar, cômodos que costumam precisar de mais espaços para acomodar pessoas.


Quais as melhores medidas para o canto alemão?


No quesito medidas, um canto alemão que recebe seis pessoas costuma ocupar a mesma metragem que uma mesa que acomoda quatro convidados, por exemplo. No entanto, para aproveitar melhor cada metro quadrado ao máximo, o móvel pode contar, ainda, com um baú embaixo do assento para guardar itens de limpeza, objetos mais volumosos, utensílios de cozinha ou o que for necessário.


Outra opção são as gavetas que, diferente dos baús, podem ser abertas a qualquer momento, sem precisar levantar o assento. As medidas deste móvel vão variar de acordo com o espaço disponível para fazer o canto alemão, o que é, inclusive, uma das grandes vantagens do móvel. Isso porque você pode mandar fazer um sofá para o canto alemão do tamanho que achar mais adequado para o ambiente da casa que você escolher implementá-lo. 


A única medida padrão, nesses casos, vai ser a da profundidade dos bancos. O mínimo aqui é de 45cm e 12 graus de inclinação. Já para calcular a quantidade de lugares, é preciso considerar a largura de 50 a 60 centímetros por pessoa e multiplicar pela quantidade de lugares que você quer ter no banco mais comprido. Esse tipo de móvel é a solução perfeita e simples para armazenar mais aparatos domésticos sem a necessidade de abrir mão de espaço.


Como montar um canto alemão?


É importante poder contar com um profissional especializado em canto alemão para fazer a estrutura do sofá e do estofado. O mais ideal é usar MDF para montar a estrutura, pois é um material não só mais resistente, mas também mais bonito. A mesa de jantar é uma peça que pode ser comprada separadamente ou ser feita sob medida no mesmo material usado para o sofá. 


Antes de pensar em comprar um canto alemão, no entanto, é fundamental que você observe o espaço onde você deseja colocá-lo, pois é importante que seja um canto com uma ou duas paredes. É também interessante que essa área seja mais enxuta, pois pode acabar ficando desproporcional um conjunto de jantar desse tipo em um espaço muito livre. 


Com isso feito, tire todas as medidas necessárias e seja criativo na seleção dos móveis. As dimensões do produto final vão variar de acordo com o projeto. Por exemplo, sofás longos pedem mesas retangulares, já no caso de ambientes menores pedem mesas quadradas ou redondas que costumam ser mais compactas. Tem projetos ousados que até incluem mesas triangulares, mas o importante aqui é que a peça que vai compor o canto alemão fique perfeitamente encaixada nele para não atrapalhar a circulação no ambiente. 


Onde é a melhor opção para colocar o canto alemão?


Como dissemos mais acima, o canto alemão não é reservado apenas para a sala de jantar e a cozinha. Você pode instalá-lo também em outros ambientes da casa, como na sala de estar ou na varanda gourmet para criar espaços mais funcionais e acolhedores, por exemplo. A única dica importante para isso é investir em um mobiliário sob medida, por isso, é importante decidir aonde colocar o móvel antes de comprá-lo. Assim, todo ambiente pode ter uma harmonia visual.


Na cozinha, o canto alemão pode servir como uma mesa auxiliar, sendo uma boa opção para quem tem ambientes pequenos para cozinhar. Nesses casos, só é importante se atentar ao tecido escolhido para a tapeçaria, para que a paleta de cores do ambiente converse bem e seja prático de limpar e higienizar, quando necessário. 


Como decorar um canto alemão?


Assim com o restante da casa, esse também é um cantinho especial e merece ganhar um pouco da sua personalidade. Por isso, procure aproveitar o espaço para acrescentar arranjos de flores, centros de mesa, fruteiras ou vasos de plantas para dar um ar mais aconchegante. Não esqueça de investir em uma paleta de cores que traga harmonia ao ambiente. 


Para investir em um canto alemão mais moderno, uma boa ideia é usar cadeiras coloridas e almofadas decorativas, já no caso de um estilo mais clássico e sofisticado pode apostar em acabamento com relevos ou em estofados de capitonê. Nos dois casos, não é indicado investir em tecidos como suede, pois é mais difícil de tirar manchas. 


Uma dica importante é caprichar na iluminação, pois é importante que a luz seja focada para deixar as refeições mais confortáveis. Usar um lustre central com um conjunto de pendentes menores é uma boa ideia nessas situações. Outra dica é usar espelhos em uma ou duas paredes, pois ajuda a contribuir para a sensação de amplitude do espaço, além de dar mais elegância à decoração.


Independentemente do seu estilo de decoração e da sua personalidade, é importante ter em mente que o canto alemão deve ser instalado em um cômodo que você queira reunir para recepcionar as pessoas. 


Gostou do nosso post? Compartilha nas redes sociais para e outras pessoas também conheçam essa solução para espaços mais compactos! 
 

 

 

Escrito por Mariana Carvalho

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp
Ao enviar, aceito a Política de Privacidade
Ferramentas Úteis
ComponenteVariávelValor
Geral--primary-color
Geral--secondary-color
Geral--contrast-for-primary
Geral--text-color
Header--header-background
Header--header-menu-principal-item-foreground
Header--header-favoritos-foreground
Header--header-central-de-vendas-background
Header--header-central-de-vendas-foreground
Header--header-menu-escondido-background
Header--header-menu-escondido-item-background
Header--header-menu-escondido-item-foreground
Header--header-submenu-background
Header--header-submenu-foreground
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color-contrast
Vitrine--card-modelo-primary-color
Vitrine--card-modelo-primary-color-contrast
footer--footer-background
footer--footer-item-foreground
footer--footer-item-foreground-hover
O conteúdo abaixo você irá colar no arquivo "/helpers/defaultCSS.twig":