Cartório Digital: entenda o que é, como funciona e quais as suas vantagens

13/04/2022min de leitura

Sabemos que todos os segmentos do mercado estão em constante mudança e evolução, agregando novas tecnologias que surgem para que se mantenham em sintonia com as demandas, desejos e expectativas da sociedade. A pandemia e o isolamento social trouxeram soluções inovadoras e práticas em muitas questões, o cartório digital é uma delas.


A tecnologia mudou tudo no mundo e para os cartórios não foi diferente. Aos poucos, cada vez mais serviços são modernizados e realizados de forma mais prática, agilizando processos e diluindo o excesso de burocracia, o que ajuda a facilitar a vida do cidadão. Principalmente quando o assunto é cartório, praticidade é o que muitos querem hoje. 


O cartório digital é um conceito muito interessante que também promete trazer diversos benefícios para condomínios em obrigações com o registro de quaisquer atos do seu condomínio, atas de assembleia ou qualquer outro documento. A maior vantagem é que, mesmo sem precisar se deslocar, muitas tarefas podem ser resolvidas diretamente da sua casa pelo cartório digital. 


Mas você sabe quais os serviços disponíveis online e como solicitá-los? Para esclarecer suas dúvidas sobre esse assunto e descobrir como aproveitar os benefícios proporcionados pelo cartório digital, a Nova Época Imóveis trouxe esse post com tudo o que você precisa saber! Caso, ao final desse post, você ainda tenha dúvidas ou queira saber mais, entre em contato com um dos nossos corretores, eles estão sempre à disposição para ajudar com o necessário!


O que é um cartório digital?


Para quem ainda não conhece, o cartório digital nada mais é do que uma plataforma online disponibilizada para oferecer serviços cartoriais, permitindo que as pessoas utilizem seus recursos através do registro e certificação de arquivos e documentos pela internet, sem precisar sair de casa e gastar tempo e recursos com deslocamentos. Tudo isso é feito com o mesmo reconhecimento e autenticidade dos cartórios físicos, porém com muito mais agilidade e rapidez.


Em regra, tudo isso é possível por meio de uma tecnologia conhecida como blockchain, que usa uma base de dados compartilhada, descentralizada, remota e, a princípio, totalmente inviolável e que vem ganhando evidência desde 2008, com a aplicação em diferentes tipos de negócios. Sendo assim, de qualquer lugar do mundo, desde que tenha acesso à internet, você pode fazer uma solicitação para emitir uma certidão ou atualizar a matrícula de um imóvel, por exemplo.


Nessa conjuntura, em uma compra e venda de imóvel, a documentação pode ser providenciada de forma ágil e sem a necessidade de tantas idas ao cartório, o que torna o processo mais prático, rápido e, até mesmo, leve para todos os envolvidos. 


Como funciona um cartório digital?


Na prática, um cartório digital funciona através de uma plataforma específica que permite a comunicação online entre o tabelionato e o usuário, contando com um certificado digital. E não precisa se preocupar, pois, a partir da tecnologia de blockchain usada nessa plataforma, todas as informações e documentos estão seguros. Dependendo da solicitação feita, os serviços e documentos podem até ser expedidos em questão de minutos ou horas em formato eletrônico, que são enviados por e-mail para os solicitantes.


Aqui, os serviços são realizados completamente online, o que torna o dia a dia mais ágil e facilita a vida tanto de profissionais como de clientes dos mais diversos segmentos, como o mercado imobiliário. Todo o processo pode ser feito de maneira remota, com apenas alguns cliques no computador. E você pode fazer tudo tranquilo, pois os documentos gerados virtualmente são tão válidos e seguros quanto os físicos, uma vez que os processos de criptografia usados são de confiança. 


Os documentos gerados virtualmente possuem um selo digital e um QR Code únicos, assim, tudo é reconhecido e autenticado sempre com muita segurança. Como já dito acima, todos os dados recebidos são armazenados nessa tecnologia de blockchain, que basicamente é como um tipo de livro eletrônico onde ficam registradas todas as transações, sendo um substituto avançado para o registro da atualidade. 


Para você realizar um serviço no cartório digital, você precisará de um certificado digital, como o e-CPF, que pode ser solicitado em uma autoridade certificadora, o que garante a autenticidade e a integridade dos documentos. Depois, você deve enviar os dados e solicitar os processos que deseja fazer para, em seguida, receber uma análise prévia do preço e os detalhes. 


Com tudo isso feito e confirmado, você deverá acessar o software do cartório digital escolhido online, confirmando sua assinatura. Com esse procedimento feito, você receberá uma mensagem com o que foi solicitado devidamente validado. 


Quais documentos podem ser solicitados no cartório digital?


O cartório digital chegou para modernizar a atuação dos profissionais e facilitar a vida dos clientes, por isso, é natural supor que existe uma diversidade de erviços que podem ser feitos por meio dessa alternativa. Essa suposição não está errada e, entre as principais opções, podemos destacar a documentação muito usada no mercado imobiliário, como no caso do financiamento de imóveis.


Logo, com apenas alguns cliques, você pode solicitar a emissão de contratos, de certidões, de escrituras públicas, de declarações e assim por diante, a lista é de fato infinita. Além disso, você também pode fazer consultas eletrônicas, legalizar procurações, emitir traduções, perícias, autorizações e praticamente tudo o que você pode fazer em um cartório físico. 


Quais as vantagens do cartório digital?

 

  • Elimina custos dos procedimentos necessários para o registro;
  • Otimiza o tempo de todos os envolvidos;
  • Maior praticidade e agilidade nos processos;
  • Sintonia com a sustentabilidade por dispensar o uso de papéis;
  • Mais formas de pagamento disponíveis;
  • Possibilidade de simulações para comparação de preços;
  • Maior acessibilidade para os clientes;
  • Segurança em operações financeiras; 
  • Permite a guarda permanente de documentos sem custos de armazenamento. 


Como podemos concluir, o cartório digital é uma alternativa muito interessante para empresas e clientes, facilitando a rotina e oferecendo maior praticidade em trâmites burocráticos, tudo com a mesma segurança e credibilidade de um cartório físico. 


Gostou do nosso post? Conseguiu entender o que é um cartório digital e quais as suas vantagens? Caso tenha ficado alguma dúvida, não hesite em entrar em contato com um dos nossos associados! E para mais dicas e informações sobre o mercado imobiliário não deixe de conferir nosso blog
 

 

 

Escrito por Mariana Carvalho

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp
Ao enviar, aceito a Política de Privacidade
Ferramentas Úteis
ComponenteVariávelValor
Geral--primary-color
Geral--secondary-color
Geral--contrast-for-primary
Geral--text-color
Header--header-background
Header--header-menu-principal-item-foreground
Header--header-favoritos-foreground
Header--header-central-de-vendas-background
Header--header-central-de-vendas-foreground
Header--header-menu-escondido-background
Header--header-menu-escondido-item-background
Header--header-menu-escondido-item-foreground
Header--header-submenu-background
Header--header-submenu-foreground
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color-contrast
Vitrine--card-modelo-primary-color
Vitrine--card-modelo-primary-color-contrast
footer--footer-background
footer--footer-item-foreground
footer--footer-item-foreground-hover
O conteúdo abaixo você irá colar no arquivo "/helpers/defaultCSS.twig":