Casa com estruturas metálicas: entenda as vantagens de optar por esse tipo de imóvel

21/02/2024min de leitura

É comum que muitas tendências surjam constantemente no mercado imobiliário e no mercado de construção civil ao longo dos anos, afinal, a inovação é um aspecto fundamental para empresas desses setores, uma vez que elas são as responsáveis pelos resultados apresentados. Com isso, surgiu o uso de estruturas metálicas para casas e edificações residenciais. Mas você sabe quais as vantagens dessa tendência?


Para realizar um projeto com mais agilidade, segurança e custo-benefício, a estrutura metálica se mostra um ótimo suporte. Esse modelo de sustentação possui uma estrutura leve e versátil, que é capaz de se adaptar bem aos diferentes estilos e gostos, além de ser uma opção sustentável. Essa solução começou a ser usada como alternativa para os projetos, no entanto, suas vantagens tornaram a estrutura metálica uma opção muito requisitada no mercado.


Esse é o tipo de investimento capaz de trazer mais agilidade à construção, além de fortalecer a segurança das edificações. Quer saber mais sobre a estrutura metálica e as vantagens dos imóveis que os imóveis construídos com ela apresentam? Então fique por aqui, pois a Nova Época Imóveis veio falar um pouco mais sobre o assunto! 


O que é uma estrutura metálica?


Antes de mais nada, é importante compreendermos o que constitui uma estrutura metálica. Ela é uma opção de suporte para construções, geralmente feita à base de matéria-prima metálica, como o aço, por exemplo. Esse modelo surgiu na Europa no século XVIII e se popularizou nos Estados Unidos como uma alternativa aos materiais comuns, como a sustentação de madeira, por exemplo.


A estrutura metálica é usada em pilares, telhados e vigas, além de ser muito comumente usada na cobertura de casas, uma vez que é um material mais resistente que a madeira e, em alguns casos, ainda apresenta uma opção mais em conta no orçamento final do projeto. Obras feitas com estruturas metálicas caracterizam um sistema construtivo mais sustentável do que o convencional, pois não precisam da mistura de materiais, como areia, cimento, água e brita.


Esse tipo de suporte é ainda mais rápido de ser montado e dinâmico, pois as peças metálicas costumam vir prontas, tornando a montagem final no local mais prática. O custo por m² de uma estrutura metálica é um pouco difícil de definir, pois o preço do material pode variar conforme o local da obra, a complexidade do projeto, o tipo de solo e outros fatores. 


Quais as vantagens e as desvantagens de imóveis construídos com estrutura metálica?


Como podemos observar até aqui, a estrutura metálica é uma opção vantajosa para quem busca por projetos feitos com agilidade, mas que não abrem mão da segurança e de diferentes opções de customização. Apesar disso, para aderir esse material, é necessário contar com uma mão de obra especializada, o que pode acabar aumentando um pouco os custos.


Agora apontaremos as vantagens e as desvantagens desse tipo de estrutura:


Vantagens do uso da estrutura metálica em imóveis


Uma das principais vantagens de usar a estrutura metálica é, sem dúvidas, sua fácil instalação, pois o material chega pronto para uso. Porém, existem outros benefícios importantes que devemos destacar, como:

 

  • Custo-benefício – por se tratar de um material mais leve que o concreto, a fundação da estrutura metálica também é menor, gerando uma redução no custo da fundação de até 30%, impactando diretamente no orçamento final;
  • Melhor aproveitamento do espaço – a estrutura metálica permite uma maior otimização dos espaços do imóvel, uma vez que as dimensões das peças, como os pilares e as vigas, são menores que as de uma estrutura convencional de concreto;
  • Sustentabilidade – conforme comentamos mais acima, esse material é conhecido por ser sustentável, pois o aço e o ferro são naturalmente recicláveis, ou seja, não geram a produção de lixo e entulho em uma obra;
  • Agilidade – esse tipo de sustentação permite que a construção seja rápida, uma vez que a maioria das peças já vem pronta para ser montada no local.


Além de todos esses benefícios citados, a estrutura metálica ainda é resistente. No entanto, para aproveitar sua durabilidade, é importante escolher materiais com boa procedência e priorizar a contratação de uma equipe de profissionais qualificados.


Desvantagens do uso da estrutura metálica em imóveis


Apesar de todos os benefícios e de ser uma opção mais sustentável para as construções e para o futuro comprador, as estruturas de metal também apresentam algumas desvantagens que precisam ser citadas. Abaixo vamos apontá-las:

 

  • Necessidade de mão de obra especializada – a fabricação e a instalação de uma estrutura metálica necessitam de profissionais especializados na área, o que pode aumentar um pouco os custos;
  • Menos resistência ao clima – esse material não é muito viável em cidades e regiões de clima mais úmido, pois é suscetível à corrosão. Por isso, em qualquer situação, a estrutura deve ter tratamento impermeabilizante ou receber revestimentos adequados;
  • Menos resistência ao conter incêndios – materiais como aço, por exemplo, são mais suscetíveis a espalhar chamas por conta da dilatação térmica. Para aumentar a proteção do imóvel, é recomendado usar pinturas intumescentes, próprias para suportar o calor.
  • Apresenta dificuldade no transporte – mover peças metálicas pode exigir o uso de caminhões e até mesmo guindastes. Com isso, os gastos com a logística podem ser maiores do que o esperado.


O uso de estruturas metálicas tem ganhado mais popularidade no Brasil, embora esse material ainda represente uma opção menos acessível, especialmente em determinados estados do país. Por isso, é necessário considerar todos os fatores mencionados acima para definir se um imóvel com esse modelo de sustentação atende às suas necessidades, afinal, o local, o orçamento e a dimensão do projeto de um imóvel devem influenciar na hora da sua escolha.


Gostou do nosso post? A Nova Época Imóveis espera que você tenha conseguido compreender as vantagens de escolher comprar um imóvel que conta com estruturas metálicas em sua forma! E se você está procurando por um imóvel, não deixe de conferir os que temos em nosso site acessando www.novaepoca.com.br!
 

 

 

Escrito por Mariana Carvalho

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp
Ao enviar, aceito a Política de Privacidade
Ferramentas Úteis
ComponenteVariávelValor
Geral--primary-color
Geral--secondary-color
Geral--contrast-for-primary
Geral--text-color
Header--header-background
Header--header-menu-principal-item-foreground
Header--header-favoritos-foreground
Header--header-central-de-vendas-background
Header--header-central-de-vendas-foreground
Header--header-menu-escondido-background
Header--header-menu-escondido-item-background
Header--header-menu-escondido-item-foreground
Header--header-submenu-background
Header--header-submenu-foreground
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color-contrast
Vitrine--card-modelo-primary-color
Vitrine--card-modelo-primary-color-contrast
footer--footer-background
footer--footer-item-foreground
footer--footer-item-foreground-hover
O conteúdo abaixo você irá colar no arquivo "/helpers/defaultCSS.twig":