Casa de madeira: quais as vantagens e o que considerar ao optar por elas
No Brasil, é muito comum encontrar casas de madeira pré-fabricadas em sítios ou locais em que os proprietários visitam aos fins de semana. Contudo, é possível que elas sejam construídas na cidade e são uma ótima alternativa para reduzir gastos de energia e de dinheiro com materiais de construção.
Casa de madeira: como é construída?
Existem diversos métodos para se construir uma casa de madeira. Ela pode ser feita inteira desse material, desde a sua estrutura, até o piso, paredes e forro. Uma outra opção é unir a madeira a outro material, como paredes hidráulicas de alvenaria em banheiros ou cozinha, por exemplo.
Contudo, na maioria dos casos, a parte de madeira é pré-fabricada. Assim, estrutura e fechamentos são construídos fora da propriedade e chegam prontos na obra para serem montados. Essa é uma vantagem muito buscada por quem opta pela casa de madeira. O modelo escolhido dependerá da empresa de construção escolhida. Normalmente, elas possuem modelos padronizados e a partir deles é possível fazer adaptações.
A qualidade e durabilidade da casa dependerá da madeira utilizada e da manutenção de tempos em tempos. Por isso, é sempre importante verificar com o fornecedor qual material foi utilizado. As madeiras mais comuns são as de lei, como Peroba, Grápia, Pinus e Imbuia. A procedência da madeira é muito importante para garantir que se trata de madeiras de reflorestamento.
Vantagens da casa de madeira
Apesar das casas de alvenaria serem mais comuns no Brasil, a casa de madeira é uma excelente opção e apresenta muitas vantagens para os moradores:
Aconchego
Ter uma casa de madeira é desfrutar de uma sensação de aconchego e acolhimento. Essa sensação é explicada pela cor da madeira. Quente e remetendo ao campo ela é uma ótima aposta para quem gosta do estilo rústico e de um ambiente caloroso.
Preço
Em algumas situações a casa de madeira pode custar até 20% a menos que uma casa de alvenaria. Isso porque, existe uma economia significativa em materiais já que dispensa o uso de cimento, tijolos e tintas. Sua manutenção também costuma ser mais barata, sem bagunça, poeira e quebra-quebra, reduzindo o tempo gasto em reparos futuros.
Tempo de construção
Outra vantagem de optar por uma casa de madeira é que o seu tempo de construção é muito inferior ao de uma casa de alvenaria. Em até três meses é possível vê-la erguida, pronta para morar.
Isolamento térmico e acústico
A madeira é um excelente isolante térmico. Ela é responsável por manter a casa na temperatura ideal. No inverno, a casa de madeira possui uma temperatura agradável, não esfriando demais, enquanto no verão essas construções não esquentam tanto. Assim, aqueles que sofrem com as alterações de temperatura costumam gostar das casas de madeira.
Além disso, a madeira também é um excelente isolante acústico. Morar nessas casas costuma ser bastante tranquilo já que é possível reduzir os ruídos externos e ter uma casa silenciosa. Isso acontece porque a madeira impede que tantas vibrações entrem no ambiente.
Durabilidade
Diferente do que muitos acreditam, uma casa de madeira pode durar muitos anos. Para isso é preciso que ela tenha sido construída com madeira de boa qualidade e receber manutenção de tempos em tempos. Seguindo esses quesitos uma casa de madeira pode durar por séculos.
Sustentabilidade
Se a madeira utilizada na construção da propriedade for de qualidade e boa procedência, essas construções podem ser muito sustentáveis. Isso porque, uma casa de madeira é menos danosa ao meio ambiente já que em sua construção há menos emissão de C02.
Saúde
Ter uma casa de madeira também é uma excelente opção para pessoas muito alérgicas ou com problemas respiratórios. Isso porque, ela ajuda na purificação do ar, na umidade e é menos propícia a retenção de pó.
Desvantagens da casa de madeira
Apesar de todas as vantagens, a casa de madeira requer cuidados para que sua construção não resulte em dores de cabeça:
Precauções
Uma casa de madeira requer cuidados diferentes dos de uma casa de alvenaria. Não tomar certos cuidados pode resultar em problemas com cupins e umidade ou até mesmo desgaste devido a ações do tempo. Isso pode acabar por reduzir a vida útil da casa, mas pode ser contornado com uma série de cuidados. Além de impermeabilizar a casa, é importante que a madeira passe por um tratamento antichamas e contra pragas.
Qualidade
Essa desvantagem está diretamente ligada à origem da madeira. Se o material empregado na construção não for de qualidade é possível que rangidos e falhas estéticas estejam presentes e incomodem os moradores.
Logística do terreno
Citamos anteriormente que uma das vantagens da casa de madeira é a sua facilidade de montagem. Contudo, dependendo das características do terreno será preciso que ele seja nivelado antes.
Ruídos
Com o tempo é possível que a madeira, de maneira natural, comece a apresentar ruídos. Isso é provocado por alterações ao longo do tempo, principalmente por causa das mudanças de temperatura, que podem fazer com que a madeira tenha pequenos estalos.
Exigência de mão de obra especializada
A casa de madeira exige mão de obra especializada seja para sua construção ou quando é necessário fazer algum reparo. Para garantir a segurança do processo de reparo é importante escolher alguém com experiência e qualificação no assunto. Esse pode ser considerado um ponto negativo devido à dificuldade de se encontrar mão de obra especializada em determinadas regiões.
Quando optar por uma casa de madeira?
Como você pode perceber, as casas de madeira são uma ótima opção e apresentam diversas vantagens. Com ótimo custo-benefício, essas construções são duradouras quando fabricadas com madeira de qualidade. Quanto a sua manutenção, a lei obriga as empresas especializadas a dar uma garantia de 5 anos para problemas estruturais. O proprietário deve, contudo, manter a casa conservada e esse processo não exige mão de obra especializada. O recomendado é lixar e envernizar a parte externa a cada dois anos. Para a parte interna o ideal é realizar o mesmo procedimento a cada cinco ou seis anos.
Construir uma casa de madeira não é tão trabalhoso quanto uma casa de alvenaria já que essas propriedades são pré-fabricadas. Contudo, além da construção o proprietário deve se responsabilizar por providenciar toda a parte hidráulica do imóvel.