Casa de madeira: saiba como deve ser feita sua manutenção para manter a qualidade do imóvel

07/11/2022min de leitura

A manutenção, em qualquer imóvel, é fundamental para preservar sua qualidade e seu valor, com casas de madeira isso não poderia ser diferente. No entanto, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre como é feita a manutenção desses tipos de imóvel. Os cuidados com uma casa de madeira têm início ainda na elaboração do projeto e na escolha da madeira que vai ser usada na estrutura.


É essencial que você entenda algumas diferenças na hora de escolher a casa de madeira para você, como por exemplo entre os tipos de madeira, porque cada material necessita de um tipo de manutenção em determinado tempo. A manutenção da casa de madeira é fundamental para prolongar a qualidade da construção e manter o clima gostoso de aconchego e família reunida. 


A casa de madeira apresenta diversas vantagens importantes, sendo as principais delas os custos mais baixos e menor tempo de construção. Além disso, ao contrário do que muitos podem imaginar, uma casa feita de madeira dura tanto tempo quanto uma de alvenaria, para isso basta fazer sua manutenção adequada de tempos em tempos. 


Se você está pensando em investir na construção de um imóvel próprio ou em um imóvel pronto feito de madeira, mas ainda não sabe por exemplo o que é mais vantajoso, se é uma casa de alvenaria ou uma casa de madeira, chegou ao lugar certo! A Nova Época Imóveis trouxe para você as diferenças entre os tipos de madeira escolhidos para a estrutura de um imóvel, além dos cuidados que devem ser tomados na manutenção desse tipo de imóvel.


Como manter a casa de madeira bem conservada?


Além da manutenção periódica, o uso de materiais de qualidade e uma boa execução da obra devem ser seus aliados, pois são fatores decisivos para que sua casa se mantenha sempre bonita e sem necessidades de reformas estruturais. Com a manutenção do imóvel de madeira de tempos em tempos, ele pode durar muitas décadas. 


Abaixo vamos listar alguns pontos importantes para que a sua casa de madeira seja bem conservada e dure muitos anos:


1. Use materiais de construção de qualidade


Como dissemos lá em cima, a escolha da madeira, por exemplo, é essencial, pois sua aplicabilidade varia conforme a espécie. Existem diversas opções de madeiras nobres no mercado, como o ipê, o mogno ou a imbuia, que são resistentes e não precisam de manutenção constante. Já no caso de uma casa edificada com madeira de eucalipto ou araucária, mais indicadas para a parte interna do imóvel, é preciso -um tratamento prévio e manutenção periódica, incluindo aplicação de verniz. 


A aplicação de verniz na madeira a cada 5 anos, em média, além de embelezar também é uma prática indispensável para aumentar sua durabilidade, pois ele protege contra a absorção de água e de qualquer tipo de umidade, evitando o apodrecimento da madeira, principalmente nas áreas externas. Você encontra opções de verniz fosco ou com brilho no mercado.


2. A obra deve ser bem executada


Além da madeira usada na construção do imóvel, o uso de materiais de construção de qualidade e o modo como são feitos os projetos estrutural, elétrico e hidráulico, assim como a forma como a obra é executada, também serão fatores decisivos para a durabilidade de uma casa de madeira. É importante, por exemplo, saber se a fundação da casa foi feita da forma correta para o tipo de solo do terreno e se a obra será acompanhada por uma equipe de profissionais capacitados. 


3. Realize a manutenção regular


Já batemos nessa tecla algumas vezes aqui, mas nunca é demais relembrar que, com mais ou menos frequência, todo tipo de construção necessita de manutenção. Casas construídas com madeiras nobres, que são naturalmente mais resistentes ao sol, à chuva e outras intempéries naturais, praticamente não precisam de manutenção e qualquer reforma é feita mais por motivos estéticos. 


Caso a madeira seja uma espécie mais frágil, é necessário que sua manutenção periódica seja realizada a cada 5 anos mais ou menos, incluindo a aplicação de verniz. Como podemos observar, não é nada muito complicado, mas é preciso realizar para que sua casa de madeira dure mais e se mantenha bonita por mais tempo. 


4. Faça pequenos reparos em portas e janelas


Por conta da umidade local, portas e janelas de madeira podem sofrer retração ou dilatação, podendo raspar e riscar o piso. Por isso, assim como em qualquer outra construção, é necessário realizar alguns pequenos ajustes de peças das esquadrias, caso o problema apareça, e tudo será resolvido. Outra opção é colocar uma folha de lixa no chão e abrir e fechar a porta ao longo da parte abrasiva da folha. 


5. Não deixe de aplicar verniz


Assim como um imóvel em alvenaria necessita de pintura externa de tempos em tempos, uma casa de madeira vai precisar ser envernizada. Isso pode ser feito a cada 5 anos ou mais e isso também vale para a aplicação de produtos contra fungos e cupins. Já na parte interna, não é necessário envernizar com tanta frequência, pois no interior a madeira tem a vantagem do verniz resistir mais a riscos e sujeiras do que a tinta em parede de alvenaria, o que dá mais durabilidade do produto na parte interna do imóvel. 


Gostou do nosso post? Nossas dicas te ajudaram a entender como cuidar de uma casa de madeira? Caso tenham restado dúvidas, não hesite em entrar em contato com a Nova Época Imóveis, nossos profissionais estão sempre à disposição para ajudar com o que for preciso! 
 

 

 

Escrito por Mariana Carvalho

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp
Ao enviar, aceito a Política de Privacidade
Ferramentas Úteis
ComponenteVariávelValor
Geral--primary-color
Geral--secondary-color
Geral--contrast-for-primary
Geral--text-color
Header--header-background
Header--header-menu-principal-item-foreground
Header--header-favoritos-foreground
Header--header-central-de-vendas-background
Header--header-central-de-vendas-foreground
Header--header-menu-escondido-background
Header--header-menu-escondido-item-background
Header--header-menu-escondido-item-foreground
Header--header-submenu-background
Header--header-submenu-foreground
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color-contrast
Vitrine--card-modelo-primary-color
Vitrine--card-modelo-primary-color-contrast
footer--footer-background
footer--footer-item-foreground
footer--footer-item-foreground-hover
O conteúdo abaixo você irá colar no arquivo "/helpers/defaultCSS.twig":