Casa gatificada: entenda o que é e como transformar a sua em uma

21/03/2024min de leitura

O termo casa gatificada é relativamente novo, porém, é importante que papais de gatos conheçam seu conceito e entenda como é fácil transformar a sua casa em um ambiente mais confortável e saudável para o seu gatinho, por ser adaptado às suas necessidades. 

É importante conhecer o termo porque, mesmo que você more em um apartamento e tenha um gatinho, o ambiente deve estar preparado para receber o felino, afinal, não se trata de algo que só pode ser adotado em casas, propriamente ditas. Basicamente, a casa gatificada é uma moradia transformada em um verdadeiro paraíso para seu amiguinho de quatro patas, onde ele pode se sentir seguro e se divertir.

Essa é uma tendência que está bombando cada dia mais, logo, você não vai ter grandes dificuldades para encontrar materiais para adaptar sua residência para o bichinho em grande estilo. Independentemente se você tem um espaço mais compacto ou grande, com pouca imaginação e somente alguns itens, é possível transformar cada cantinho. A Nova Época Imóveis preparou esse post justamente para te ajudar a entender como preparar sua casa para seu novo amiguinho!

Afinal, qual o conceito de casa gatificada?

Também chamada de verticalização, casa gatificada nada mais é do que o termo usado para descrever uma casa ou um apartamento que foi modificado, projetado ou adaptado para atender às necessidades e aos desejos dos gatos. Ou seja, você cria um ambiente adaptado para ser verticalizado e especialmente pensado para que seu felino consiga se divertir, se sentir confortável e explorar. 

Para transformar sua residência em uma casa gatificada, você pode instalar uma variedade de elementos específicos para transformar o dia a dia dos gatos. Alguns exemplos desses elementos são prateleiras suspensas nas paredes para que eles escalem e se movimentem em diferentes alturas, além de passarelas que conectam os móveis e as áreas da casa, arranhados estrategicamente posicionados, áreas de descanso confortáveis, brinquedos interativos e redes ou túneis onde eles possam se esconder e se divertir. 

O objetivo principal por trás da casa gatificada é proporcionar um ambiente enriquecedor para os gatinhos, permitindo que eles exerçam seus instintos de escalar, se esconder, arranhar e explorar. Uma casa gatificada não somente mantém os gatos entretidos e felizes, mas também ajuda a prevenir comportamentos indesejados, como arranhar móveis, por exemplo. É importante entender que o ambiente não precisa ser 100% pensado para seu gato para ser considerado gatificado. 

Por que a gatificação da casa é importante?

Subir em móveis e eletrodomésticos é um dos motivos de maior preocupação para tutores, pois não é uma atividade muito segura para os bichinhos, uma vez que esses itens não foram feitos pensando neles. Logo, os riscos começam ao analisarmos essas superfícies, muitas vezes lisas, o que pode causar escorregões e quedas perigosas. Basta uma adaptação para esse cenário perigoso deixar de existir, assim, os gatos podem contar com locais próprios de subida para eles. 

Além dos aspectos de segurança, uma casa gatificada também oferece benefícios adicionais para os felinos, ajudando a reduzir ainda a ansiedade, o estresse e até mesmo a obesidade, frequentemente observados em gatos que passam longas horas sozinhos em ambientes pensados exclusivamente para humanos. 

Outra grande importância de transformar sua residência em um ambiente gatificado é que neles os felinos podem de fato agir como gatos, explorando os espaços e se mantendo em locais mais elevados, que lhes proporcionam ainda mais uma sensação de segurança. Proporcionando as distrações adequadas e áreas específicas para arranhar, as chances de danos aos móveis reduzem consideravelmente, uma vez que felinos possuem uma tendência natural para arranhar.

Mas, afinal, como levar esses benefícios e esse tipo de ambiente para a sua residência e para o seu pet? Abaixo falaremos um pouco mais sobre isso.

Dicas de como ter uma casa gatificada e bem decorada

Diferente do que muitas pessoas imaginam, o processo de gatificação não é nenhum bicho de sete cabeças, pois as coisas necessárias para adaptar sua casa não são complexas nem difíceis de se achar. Toda loja especializada em pets, online ou física, vende os produtos certos para verticalizar o ambiente para seu gatinho. Os produtos que vão te ajudar nessa missão incluem:

Rede para gatos

Redes de descanso apropriadas para gatos são itens muito importantes na verticalização do ambiente, pois o deixam mais confortável para os bichinhos. Essas redes podem ser fixadas na parede e até mesmo embaixo de cadeiras, vai da sua criatividade e dos desafios que você deseja criar para seu felino. O mais ideal aqui é que a rede escolhida seja maior que o bichinho, para que ele possa se espreguiçar à vontade sem cair. 

Prateleiras para gatos

Superfícies planas fixadas nas paredes, as prateleiras para gatos são ótimos objetos para incentivar que os gatos escalem e se sintam mais seguros. Você pode colocar várias prateleiras, uma perto da outra, formando um caminho para o gato poder pular sobre elas e se divertir nas alturas, atitude instintiva natural que eles gostam. 

Nichos para gatos

Também podendo ser fixados nas paredes, os nichos para gatos possuem uma superfície plana, como as prateleiras. Esses objetos são ótimos para ajudar o seu pet a se sentir em um esconderijo, uma toca, somente dele e para ele. Os nichos podem ser interligados com prateleiras, formando um verdadeiro mini parque de diversões para o bichano. 

Arranhador para gatos

O arranhador para gatos é outro produto indispensável para quem está procurando saber como deixar um espaço mais adequado para os felinos, uma vez que será nele que os gatinhos vão afiar suas unhas e retirar imperfeições das mesmas. Os arranhadores podem ser tanto horizontais quanto verticais e são ideais para quem quer gatificar sua casa sem precisar furar as paredes. Oferecer um objeto mais convidativo para os bichanos arranharem fará com que eles parem de arranhar os móveis.

A Nova Época Imóveis espera que nossas dicas de como transformar sua residência em um ambiente preparado para receber gatos te ajudem, caso você pense em adotar um felino! 


Para mais dicas sobre decoração, informações importantes do mercado imobiliário e para conhecer os imóveis que temos no nosso catálogo, não deixe de nos acompanhar aqui pelo blog, pelas redes sociais e em nosso site www.novaepoca.com.br.


 

 

Escrito por Mariana Carvalho

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp
Ao enviar, aceito a Política de Privacidade
Ferramentas Úteis
ComponenteVariávelValor
Geral--primary-color
Geral--secondary-color
Geral--contrast-for-primary
Geral--text-color
Header--header-background
Header--header-menu-principal-item-foreground
Header--header-favoritos-foreground
Header--header-central-de-vendas-background
Header--header-central-de-vendas-foreground
Header--header-menu-escondido-background
Header--header-menu-escondido-item-background
Header--header-menu-escondido-item-foreground
Header--header-submenu-background
Header--header-submenu-foreground
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color-contrast
Vitrine--card-modelo-primary-color
Vitrine--card-modelo-primary-color-contrast
footer--footer-background
footer--footer-item-foreground
footer--footer-item-foreground-hover
O conteúdo abaixo você irá colar no arquivo "/helpers/defaultCSS.twig":