Casa ou apartamento: qual a melhor opção para quem mora no Rio

03/07/2020min de leitura

A casa própria é, cada dia mais, um dos principais sonhos de todo brasileiro. Mas quando já se tem dinheiro suficiente para isso, muitas pessoas ficam na dúvida na hora de escolher qual imóvel comprar. Afinal, o que é melhor: uma casa ou um apartamento?

A verdade é que não existe um pensamento pré-definido sobre qual imóvel é o melhor. Essa decisão depende muito do que você está procurando no imóvel que quer comprar, é uma escolha muito pessoal. Depende do gosto de cada um, das peculiaridades e das necessidades de cada pessoa.

É claro que ninguém pode fazer essa escolha por você, mas podemos te ajudar a decidir qual opção é a mais adequada para o que você procura. Pensando nisso, a Nova Época vai listar as vantagens e desvantagens de cada um para você decidir qual é a melhor. Não se esqueça de visitor nosso site e conferir nossas ofertas!

Vantagens da casa

1. Liberdade e privacidade

Morar em apartamento, cercado de muitos outros prédios, pode tirar um pouco a privacidade de qualquer um. Quando você mora em uma casa, elimina consideravelmente os olhares curiosos para dentro da sua residência, tendo mais liberdade para agir como se sentir mais confortável e como desejar.

A sensação de privacidade é muito maior e te permite curtir seu quintal, ligar o som na altura que quiser ou até mesmo receber os amigos e parentes sem se preocupar em criar possíveis confusões com outros moradores.

Além disso, esse tipo de imóvel tem toda uma estrutura maior que permite você ter mais espaço para criar plantas ou ter animais de estimação, caso isso seja importante para você.

2. Tranquilidade e menos barulho

Ter os vizinhos como amigos é uma ótima experiência e, muitas vezes, pode ser muito útil. Porém, quando se vive com muitas pessoas próximas a você, as chances de se incomodar com alguém ou alguma atitude aumentam consideravelmente, podendo tornar a experiência desconfortável.

Além do mais, vizinhos podem ser muito barulhentos. Morando em casa, você elimina esse tipo de problema. Com isso, você tem mais tranquilidade e evita qualquer possível atrito ou desentendimentos.

Se você preza por tranquilidade e harmonia, evitar morar em apartamento é a melhor opção. Apostar em uma casa independente lhe dará muito mais conforto e evitará mal-estar.

3. Ter quantos animais de estimação quiser

Se você é um amante dos bichinhos, essa vantagem é muito importante! Um apartamento pode ser muito pequeno para que os animais possam ter o conforto que precisam.

Uma casa espaçosa e, de preferência, com um quintal é a melhor solução para que seu amigo de quatro patas possa se divertir e gastar a energia necessária. Um quintal pode trazer diversas vantagens para seu pet.

Ademais, se seu animalzinho for muito barulhento, ele não vai incomodar os vizinhos, coisa que acontece frequentemente com quem mora em apartamento.

4. Promover mais encontros e festas

Caso você seja do tipo de pessoa que adora promover reuniões entre amigos ou festas familiares e adora ter aqueles que ama sempre por perto, morar em casa é, com certeza, sua melhor opção.

Morando em uma casa, você pode convidar quantas pessoas desejar, fazer churrascos, almoços e deixar a festa acontecer até a hora que quiser! Sem vizinhos para se incomodarem é mais fácil. Isso, claro, respeitando a lei estadual do silêncio.

Além disso, em uma casa com mais quartos, você pode receber parentes de outras cidades ou amigos e oferecer um espaço para passarem a noite, caso não seja possível voltarem para casa no dia.

5. Garagem independente

Caso você e sua família tenham um carro, ou até mesmo mais de um, uma das suas necessidades é ter vaga na garagem.

Em algumas cidades do Brasil, no entanto, apartamentos com garagem podem custar mais de 20% do valor do imóvel. Quanto mais vagas disponíveis, mais caro fica o imóvel.

Ao escolher morar em uma casa, a possibilidade de ter mais espaço para carros aumenta e, se você for o proprietário, solucionar o problema com uma reforma para abrir mais vagas não vai ser uma questão complicada.

6. Mais espaço

As casas, na maioria das vezes, são maiores do que os apartamentos, principalmente nas construções de apartamentos mais modernos, eu tendem a ter o espaço ainda mais reduzido.

Caso você já tenha ou pretenda ter uma família grande, ou simplesmente preze pelo conforto, a casa é a opção mais recomendada na hora de escolher o imóvel.

Desvantagens da casa

1. Custos elevados

Uma das principais desvantagens da casa é o fato dela ser uma propriedade com custos mais elevados. E isso é perceptível desde o momento da compra.

As manutenções de uma casa também não costumam ser baratas e, como sendo o único a morar ali, o proprietário arca com todas as despesas. Nos edifícios há um acordo entre todas as unidades para a conversação das áreas comuns, além de uma divisão das contas caso problemas apareçam na estrutura do condomínio.

2. Riscos elevados

A casa ainda apresenta riscos mais elevados de assaltos ou furtos. Para quem gosta muito de viajar e passar longos períodos fora ou até mesmo passar o fim de semana em outros lugares, meliantes podem facilmente observar essa rotina e programar um crime.

Fora isso, caso você deseje colocar portões eletrônicos ou câmeras de vigilância, o custo de instalação e manutenção serão responsabilidade inteiramente do único proprietário.

Outra situação de risco são as enchentes. Acontece de chuvas muito intensas provocarem enchentes e, morando em uma casa, o risco de ter prejuízos é maior do que morando em um apartamento.

3. Limpeza do quintal

Ter um quintal pode ser muito bom e positivo, mas também traz suas complicações e desvantagens.

Morando em apartamento, você se preocupa somente com a limpeza da parte interna. Caso você decida morar em casa, no entanto, além de limpar o interior da casa, a limpeza do quintal é inteiramente sua responsabilidade.

Caso seu quintal seja de grama e tenha plantas, você ainda fica responsável por cuidar de todas elas e sempre precisa aparar a grama.

4. Visitas indesejáveis

Quem opta por comprar uma casa pode acabar recebendo visitantes inoportunos e não estamos falando de pessoas conhecidas.

Pessoas que passam na rua muitas vezes podem tocar a sua campainha querendo vender algum produto, interrompendo algo que você possa estar fazendo ou apenas incomodando um dia de folga.

5. Espaços grandes demais

Lugares com mais espaço podem ser bons e ruins ao mesmo tempo. Morar em uma casa que é um lugar mais espaçoso do que um apartamento pode ser bom pelo conforto e para quem tem família grande, mas também pode gerar dores de cabeça na hora da limpeza.

Além de exigir maiores esforços de manutenção, lugares maiores podem exigir mais tempo e força na hora da limpeza e depende da sua disponibilidade e vontade.

Ter casas com grandes áreas ao ar livre, como um jardim, por exemplo, também podem tornar a limpeza muito mais difícil e desgastante.

Vantagens do apartamento 

1. Segurança

Uma das grandes vantagens de morar em apartamento é a maior segurança. Esse tipo de imóvel conta com toda a estrutura de segurança do prédio ou condomínio, o que garante muito mais proteção.

Isso também quer dizer que os moradores não serão importunados por vendedores, nem pessoas estranhas terão a liberdade de circular livremente pelas áreas internas.

Além do mais, geralmente há um controle da entrada e saída de pessoas nas portarias, câmera de monitoramento e funcionários treinados para evitar qualquer situação de perigo ou que coloque os habitantes em risco.

2. Maior praticidade

Pensar na praticidade já ajudou muitas pessoas a escolherem entre comprar casa ou apartamento. Morar em um edifício é, com certeza, muito mais fácil, principalmente para profissionais jovens que buscam seu primeiro imóvel e não tem muito tempo de cuidar do lugar.

Os prédios ainda contam com profissionais exclusivos para resolver eventuais problemas elétricos ou hidráulicos e para cuidar das áreas comuns.

A metragem desses imóveis costuma ser consideravelmente menor, o que traz mais facilidade em termos de manutenção e limpeza.

3. Lazer

Esse é um aspecto que pode variar dependendo do condomínio, mas maioria conta com algum tipo de área de lazer.

Piscina, salão de festas, churrasqueira, jardins, salão de reuniões, academia, playground e áreas de conveniência são alguns dos exemplos de áreas de lazer que você pode encontrar nos condomínios. São muito mais opções do que você teria morando em uma casa.

Uma das maiores vantagens de escolher morar em apartamento é que você tem acesso a todas essas opções de lazer sem precisar se preocupar com manutenção e limpeza.

4. Custo

Mais uma grande vantagem de se morar em apartamento são as economias que são possíveis graças a utilização dos serviços do condomínio.

As economias vão desde a possibilidade de uso da academia que o próprio condomínio disponibiliza até a redução de gastos com segurança, que também é disponibilizada como um serviço do prédio.

Economizar com manutenção de áreas de lazer, como piscina, e com a limpeza de áreas externas é outra grande vantagem para quem escolhe morar em um apartamento.

Gastos como gás e água também costumam ser incluídos nas parcelas do condomínio, por isso, antes de pensar que essa taxa é uma despesa a mais, considere quais gastos e serviços estão incluídos nessa mensalidade.

5. Limpeza

Quando você decide morar em casa, uma das maiores dificuldades que vai encontrar é a manutenção do lugar, já que nesse tipo de imóvel tudo fica por conta do morador, e isso inclui desde a limpeza das calçadas até toda a limpeza interna.

Lavar o portão, a garagem, cuidar da piscina, limpar o quintal, manter o jardim e colocar o lixo na rua é muito trabalho, principalmente para conseguir conciliar com a rotina do trabalho. Por isso, se você é responsável por limpar sua casa, morar em um apartamento terá várias vantagens. E mesmo que você pague para alguém realizar essa tarefa, o trabalho na limpeza interna será mais bem realizado, já que o funcionário terá mais tempo para se dedicar a ele.

Desvantagens do apartamento

1. Falta de privacidade  

Como os apartamentos são sempre muito colados um no outro e, geralmente, são divididos por paredes finas, é fácil que os vizinhos escutem tudo que se passa dentro do seu apartamento e vice-versa. Por isso, é preciso controlar o barulho para evitar desentendimentos.

As sacadas e janelas posicionadas uma de frente para outra é mais um fator que pode diminuir a privacidade dos moradores. Esse fato permite grande visibilidade à rotina de dentro do apartamento do vizinho.

O uso de persianas e cortinas é recomendado, nesses casos, para evitar esse tipo de invasão.

2. Poluição sonora

Os prédios produzem muito mais barulho que as casas, isso é um fato inegável. A presença de crianças e de um playground torna o barulho muito maior, o tornando até mesmo mais desagradável.

Além disso, dependendo do tipo de construção, qualquer ruído do apartamento de cima pode ser ouvido e bastante desconfortável, como estalidos de salto alto ou o passar de uma vassoura no chão.

3. Menos espaço

Para quem gosta de cômodos grandes e espaçosos, o apartamento pode ser bem incômodo, já que eles geralmente oferecem ambientes mais reduzidos do que os de uma casa. Isso também pode dificultar na hora de comportar a mobília.

A área de serviço, na grande maioria, também é mais compacta, oferecendo pouco espaço para lavar e estender roupas.

Além disso, a área de lazer particular também fica restrita a uma varada que, muitas vezes, não comporta muitas pessoas, o que pode ser um problema na hora de receber amigos e familiares.

4. Excesso de regras

Regras podem ser muito úteis, mas quando se tem um excesso delas isso pode ser desagradável. O excesso de regras é uma grande desvantagem para quem escolhe morar em apartamento.

Todo prédio ou condomínio conta com um estatuto, com normas e regulações que devem ser seguidas por todos os moradores.

Por isso, se você é uma pessoa que não abre mão da sua liberdade e não gosta de ter muitas regras e normas a cumprir, morar em apartamento pode não ser uma boa opção.

Como você pode ver, existem muitas vantagens e desvantagens na hora de escolher morar tanto na casa quanto no apartamento. Portanto, leia atentamente a todos esses itens que pontuamos e avalie qual tipo de imóvel é o mais ideal para você!

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp
Ao enviar, aceito a Política de Privacidade
Ferramentas Úteis
ComponenteVariávelValor
Geral--primary-color
Geral--secondary-color
Geral--contrast-for-primary
Geral--text-color
Header--header-background
Header--header-menu-principal-item-foreground
Header--header-favoritos-foreground
Header--header-central-de-vendas-background
Header--header-central-de-vendas-foreground
Header--header-menu-escondido-background
Header--header-menu-escondido-item-background
Header--header-menu-escondido-item-foreground
Header--header-submenu-background
Header--header-submenu-foreground
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color-contrast
Vitrine--card-modelo-primary-color
Vitrine--card-modelo-primary-color-contrast
footer--footer-background
footer--footer-item-foreground
footer--footer-item-foreground-hover
O conteúdo abaixo você irá colar no arquivo "/helpers/defaultCSS.twig":