Cidades do litoral: conheça as opções mais adequadas

16/02/2024min de leitura

Morar próximo à praia pode ser a oportunidade ideal para aliar qualidade de vida e bem-estar, afinal, estar em contato com a natureza ajuda qualquer um a recarregar as energias. Porém, com mais de 7000 km de extensão, é muito comum que as pessoas fiquem indecisas com qual lugar escolher para viver no litoral brasileiro. Mas, afinal, quais são as melhores opções de cidades litorâneas para morar?


Na verdade, não existe apenas uma resposta para essa pergunta, principalmente considerando que são cerca de 2000 mil praias para escolher, o que pode tornar essa decisão ainda mais difícil. No entanto, para quem deseja viver perto do mar e poder respirar um pouco de ar puro do oceano diariamente, alguns municípios são mais indicados para fazer essa mudança de ares.


Pensando nisso, a Nova Época Imóveis preparou esse post com as melhores opções de cidades do litoral brasileiro para morar, tornando sua escolha mais fácil, rápida e certeira! Ficou curioso para saber quais as melhores cidades com praia para morar? Fique por aqui para descobrir! E não deixe de nos acompanhar aqui no blog e em nossas redes sociais para mais conteúdos importantes sobre o mercado imobiliário!


Melhores cidades litorâneas para morar no Brasil


Conhecido por ser banhado pelo Oceano Atlântico e por sua natureza paradisíaca, o litoral brasileiro é um dos mais bonitos do mundo, além de oferecer diversas opções de praias para todos os gostos. Por isso, para quem decidiu viver em uma cidade litorânea, separamos algumas opções que vão te encantar e que podem ser sua próxima morada:


Niterói – Rio de Janeiro


Dentre as melhores cidades com praia para viver, está Niterói, ao lado da cidade do Rio de Janeiro. A natureza presenteou a cidade com belas paisagens, que incluem praias como a de Itacoatiara e a Ilha da Boa Viagem. Além disso, é em Niterói que fica o segundo acervo de obras do arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer, dentre eles o Museu de Arte Contemporânea. 


Os moradores da cidade ainda podem curtir um belo pôr do sol no Parque da Cidade, fazer um piquenique em família no Horto Municipal, caminhar pelo Campo São Bento, entre muitas outras atividades ao ar livre. 


Itapema – Santa Catarina


Localizada no norte de Santa Catarina, na região Sul do país, Itapema é uma das melhores cidades litorâneas para morar no Brasil. Essa região começou a ser povoada no século XIX por imigrantes açorianos e se destaca pelas belas praias, vegetação natural da Mata Atlântica e seus bons locais de moradia. 


Além disso, o município preserva parte das suas origens com pescadores e grupos folclóricos fazendo parte do dia a dia de quem mora pela região. Dentre os principais pontos turísticos do município, podemos destacar a Praia do Centro, o calçadão de Meia Praia, o Mirante do Encanto, o Canto da Praia e a Ponte dos Suspiros. 


Santos – São Paulo


Conhecida por seu porto, um dos maiores do Brasil, e como um dos municípios mais antigos do país, desde sua fundação, Santos está intimamente ligada ao mar. A cidade também é palco de uma vida bem agitada por conta do time de futebol homônimo. Cosmopolita, bela e histórica, Santos é uma das melhores para quem quer morar na praia no estado de São Paulo, com 7 km de orla própria para banho de mar e mais vários atrativos para quem busca cultura e aventura.


Logo, quem escolhe viver em Santos pode aproveitar para conhecer o Museu do Café, o orquidário Municipal, o Museu Pelé, a Vila Belmiro, um tradicional estádio de futebol, e a Casa do Trem Bélico.


Florianópolis – Santa Catarina


Capital do estado de Santa Catarina, Florianópolis tem boa parte do seu território em uma ilha. O município é cercado por belezas naturais que incluem as dezenas de praias ao longo da ilha de Santa Catarina, a Lagoa da Conceição e mais uma série de parques com Mata Atlântica preservada. Para quem mora em Floripa, o ideal é procurar por bairros como o Córrego Grande, o Agronômica ou o Corriqueiros, que ficam próximos ao centro e às principais praias.


Seja para viver de forma definitiva ou somente para passar parte da sua vida. Florianópolis tem se tornado um polo de negócios no Brasil, por isso, é uma ótima opção para viver.


Vitória – Espírito Santo


Outra capital de estado, a cidade de Vitória teve as primeiras habitações ainda no século XVI e é cercada pelo mar, afinal, boa parte do seu território fica em ilhas. Conhecida pelo elevado nível de vida, com um dos maiores índices de Desenvolvimento Humano, Vitória é uma opção de cidade incrível para viver à beira do mar. Seus principais atrativos são as praias e os morros que compõem um relevo irregular e cercado de maravilhas.


Lugares como a Praia dos Dois Olhos, o Morro de São Benedito, a Praia de Camburi com seu calçadão, a Praia do Canto e a Ilha do Boi são essenciais para visitar enquanto viver na cidade. Vale ainda aproveitar para conhecer a Cidade Alta e todos os prédios históricos que fazem parte do conjunto. Por fim, para quem curte uma vida noturna agitada e boêmia, a região do Triângulo das Bermudas pode ser como uma segunda casa em Vitória. 


Balneário Camboriú – Santa Catarina


Outra cidade de Santa Catarina que está entre as mais indicadas para quem deseja viver próximo ao mar é Balneário Camboriú. Esse município conta com cerca de 140 mil habitantes ao longo do ano e fica localizado ao norte de Itapema. Ele ficou conhecido nacionalmente por conta da vida noturna agitada dos seus moradores e das praias paradisíacas. A principal praia da cidade passou por uma ampliação para que mais de 1 milhão de turistas visitem o lugar.


No entanto, os atrativos de Balneário Camboriú vão muito além disso. Ao longo do ano, quem mora na cidade pode aproveitar para conhecer o Morro do Careca, a estrada interpraias, a Ilha de Porto Belo, o Parque Unipraias, o pôr do sol na Barra do Sul e mais uma série de belezas da região. 


A Nova Época Imóveis espera que você tenha gostado do nosso post e conseguido conhecer um pouco mais sobre as melhores cidades do litoral para se morar no Brasil. Está procurado por um novo apê no município do Rio de Janeiro? Não deixe de conferir os imóveis que temos disponíveis em nosso site e em nossas redes sociais.

 

 

 

Escrito por Mariana Carvalho

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp
Ao enviar, aceito a Política de Privacidade
Ferramentas Úteis
ComponenteVariávelValor
Geral--primary-color
Geral--secondary-color
Geral--contrast-for-primary
Geral--text-color
Header--header-background
Header--header-menu-principal-item-foreground
Header--header-favoritos-foreground
Header--header-central-de-vendas-background
Header--header-central-de-vendas-foreground
Header--header-menu-escondido-background
Header--header-menu-escondido-item-background
Header--header-menu-escondido-item-foreground
Header--header-submenu-background
Header--header-submenu-foreground
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color-contrast
Vitrine--card-modelo-primary-color
Vitrine--card-modelo-primary-color-contrast
footer--footer-background
footer--footer-item-foreground
footer--footer-item-foreground-hover
O conteúdo abaixo você irá colar no arquivo "/helpers/defaultCSS.twig":