Cidades sustentáveis: entenda o que são e o que elas têm a ensinar
Você já ouviu falar do conceito de cidades sustentáveis? Para quem não está familiarizado com o termo, cidades sustentáveis são aquelas que não se contentam somente com a coleta seletiva. Nesses casos, a sustentabilidade permeia todos os aspectos do município, desde a segurança até a saúde pública. Além disso, nessas cidades todos os setores da sociedade também estão empenhados em fazer projetos sustentáveis acontecerem.
As cidades desenvolvidas pelo mundo começam a executar estratégias projetais na arquitetura e no planejamento urbano com o objetivo de favorecer e potencializar a interação humana, melhorando a gestão de uma zona urbana com a incorporação de uma série de aspectos diferentes, desde a saúde até a sustentabilidade. Com isso, essas cidades podem se preparar para as gerações futuras.
Ficou curioso e gostaria de entender melhor o conceito de cidades sustentáveis? Então fica aqui que a gente te explica! A Nova Época Imóveis preparou esse post para explicar melhor esse conceito, além de exemplificar e comentar sobre o que algumas cidades estão fazendo para se tornarem mais sustentáveis. Para mais conteúdos como este não deixe de acompanhar nosso blog!
O que são cidades sustentáveis?
Tecnologias sustentáveis, sistemas de energia e humanização das cidades são as bases que dão vida às cidades sustentáveis. Nesses casos, o planejamento urbano deve considerar as preexistências e os padrões de comportamento de uma comunidade para criar lugares e espaços de qualidade que afetem as pessoas em um nível emocional, que possa proporcionar ainda mais qualidade de vida e bem-estar.
A revitalização dos espaços públicos é um bom exemplo disso, afinal, revitalizar é sinônimo de repensar os espaços para adequá-los às necessidades modernas. A sociedade está em constante mudança, sendo ela cada vez mais rápida, e a malha urbana precisa acompanhar essa evolução. Pensando nisso que a Nova Época Imóveis promove tanto a sustentabilidade aqui no blog, dando dicas para aderi-la em casas, apartamentos e condomínios, além de discutir a sua importância, afinal, as mudanças precisam começar dentro de casa.
Objetivos das cidades sustentáveis
O principal objetivo de uma cidade sustentável é evitar o esgotamento do meio ambiente e seus recursos, garantindo sua sobrevivência para as gerações futuras. Por conta disso, as políticas públicas devem pensar sempre no futuro. Com a maior parte da população mundial vivendo em zonas urbanas atualmente, as cidades se tornaram o epicentro de problemas como poluição e desperdício de recursos naturais.
É por essa razão que os centros urbanos que devem se reinventar com o objetivo de que o futuro das próximas gerações não seja prejudicado, além de ser melhor do que o mundo em que vivemos atualmente.
Principais características da cidade sustentável
Para uma cidade ser considerada sustentável, ela deve:
- Dar um destino correto e reaproveitar resíduos sólidos;
- Garantir opções de cultura e lazer;
- Criar e usar fontes de energia renováveis;
- Reaproveitar a água da chuva;
- Oferecer transporte alternativo e de qualidade para a população;
- Oferecer água de qualidade sem esgotar fontes.
Segundo pesquisadores, economistas e gestores, atualmente ainda não existe nenhuma cidade no mundo que seja totalmente sustentável, afinal, implementar todas as bases de uma cidade sustentável pode ser demorado e não é simples.
Como tornar uma cidade sustentável?
Agora que entendemos o que de fato uma cidade sustentável, vamos dar algumas ideias que vão ajudar a tornar isso possível:
Coleta de lixo
O lixo é um dos maiores problemas das cidades e para acabar com ele, a melhor solução aqui é a reciclagem. Porém, para que isso seja possível é preciso que a população aprenda a separar corretamente os resíduos em locais destinados a este fim. Dessa maneira, fica mais fácil reaproveitar o material que não é mais usado.
Nesse contexto, os governos têm como obrigação criar leis que incentivem a coleta seletiva e acabem com os aterros sanitários.
Reaproveitamento de água pluvial
Outra característica das cidades sustentáveis é que elas aproveitam ao máximo as águas pluviais, destinando para a limpeza urbana e a indústria. Para captar a água da chuva, edificações podem instalar calhas que viabilizem a recolha da água e a instituição dos conhecidos telhados verdes, que são jardins planejados cultivados nos tetos das casas e dos edifícios e ajudam a absorver o líquido.
Resumindo, o telhado verde é um jardim que ajuda a refrescar a zona urbana, absorve gases poluentes e ajuda a embelezar o ambiente, o tornando menos hostil.
Mobilidade urbana
A mobilidade urbana calcula a oferta de transporte coletivo eficiente e que também seja movido por energia não poluente. Seguindo o mesmo caminho, uma cidade sustentável cria meios que permitam a movimentação de veículos de propulsão humana, como bicicletas e patinetes.
O papel dos cidadãos aqui é trocar o automóvel pela bicicleta, além de aderir ao sistema de carona. Já os governos têm o papel de construir ciclovias, conscientizar os motoristas sobre a importância dos ciclistas e ainda facilitar a substituição dos carros movidos a combustíveis fósseis pelos elétricos.
Educação e lazer
Uma cidade sustentável deve prezar pela qualidade de vida dos seus habitantes e, para isso, é essencial que eles sejam escolarizados e que a oferta de lazer tenha qualidade e variedade. Por conta disso, é imprescindível aumentar as áreas verdes da cidade através da construção de praças e parques, além de promover políticas de incentivos culturais e valorizar os artistas locais.
Qual o papel da arquitetura saudável aqui?
A arquitetura saudável planeja espaços mais amplos, limpos e agradáveis, tanto em ambientes públicos quanto na atmosfera privada, como nos escritórios, e nas áreas comuns dos edifícios. A utilização desse conceito surgiu com a percepção de que as pessoas passam muitas horas diárias dentro desses espaços, por isso, melhorar a qualidade desses ambientes é essencial para trazer ainda mais motivação ao cotidiano, além de evitar doenças.
Gostou do post? A Nova Época Imóveis espera que você tenha compreendido o conceito das cidades sustentáveis, além de te inspirar a adotar escolhas mais sustentáveis na vida, assim, as gerações futuras poderão aproveitar nosso planeta tanto quanto nós!
Escrito por Mariana Carvalho