Código de Ética do corretor de imóveis: tudo o que você precisa saber sobre o assunto

20/03/2024min de leitura

Você sabe o que o Código de Ética do corretor diz a respeito da postura desse profissional em relação ao cliente? Especialmente para quem pretende seguir uma carreira nesse setor, é importante entendermos como todo profissional deve se portar com os clientes. Quem acredita que o mercado imobiliário é amador, está enganado, pois seus profissionais são muito capacitados e devem sempre seguir um Código de Ética próprio. 

Assim como qualquer outro ramo, o mercado de imóveis dispõe de um Código de Ética do corretor de imóveis, que deve regular seus profissionais, quanto mais comprometidos com esse documento, mais serão comprometidos com a atividade que exercem. Logo, conhecer este Código de Ética é importante para que, quem trabalha nessa área, saiba o que deve ou não ser feito na vida profissional, assumindo uma boa postura ao longo da carreira e conquistando cada vez mais resultados positivos.

Ética é a soma de regras e princípios morais que vão nortear a conduta humana da sociedade, servindo para garantir um equilíbrio para que ninguém saia prejudicado. Quer saber um pouco mais sobre esse documento? Então continue por aqui, pois a Nova Época Imóveis preparou esse post com tudo o que você precisa saber sobre o assunto! Não deixe de nos acompanhar aqui no blog e em nossas redes sociais para mais conteúdos sobre o mercado imobiliário!

O que é o Código de Ética do corretor de imóveis?

O Código de Ética dos corretores de imóveis é um documento aprovado pelo Conselho Federal de Corretores de Imóveis e dita um conjunto de regras no relacionamento dos corretores com outros profissionais da corretagem, com a sua classe profissional e com os seus clientes. Além disso, o Código Civil e o Código de Defesa do Consumidor também vão nortear o trabalho do corretor de imóveis. 

Todas essas regras possuem um objetivo, garantir a boa conduta do profissional e de seus negócios sempre. Isso é muito importante, afinal, esses profissionais prestam um serviço muito importante na sociedade, auxiliando, inclusive, resultados da economia do país. O corretor de imóveis também lida muito com o lado financeiro dos seus clientes, com grandes quantias, e com os sonhos das pessoas que, muitas vezes, são projetos de uma vida inteira. 

Qual a importância do Código de Ética para o corretor de imóveis?

Podemos dizer que ter um Código de Ética para seguir é importante para todas as profissões, uma vez que destaca os valores que os profissionais devem seguir para entregar o melhor serviço, tal como seus direitos e deveres. Com isso, é possível assumir uma boa conduta com todos e desenvolver um trabalho muito íntegro, transparente e principalmente, honesto. 

Portanto, conhecer o Código de Ética ajuda os corretores imobiliários a aprimorarem a qualidade dos seus trabalhos, desenvolverem boas práticas profissionais, garantindo sempre segurança e o melhor serviço para seus clientes. A soma de todos esses fatores resulta em um diferencial competitivo importante, que ajuda muito na promoção da carreira do profissional.

Quais as atribuições do corretor de imóveis segundo o Código de Ética?

O corretor de imóveis é o profissional responsável por fazer o intermédio das negociações de compra, venda ou locação de imóveis. Dessa maneira, devem assegurar a proteção dos bens e das partes envolvidas nessas transações, a fim de garantir sempre a satisfação de todos os envolvidos nos negócios. Dentre as principais tarefas do corretor de imóveis, estão:

  • Realizar a avaliação dos imóveis;
  • Captar novos clientes;
  • Esclarecer dúvidas sobre os documentos necessários para a transação em questão;
  • Anunciar a venda ou a locação de imóveis;
  • Indicar imóveis que podem ser negociados para os clientes, conforme as necessidades apresentadas por cada um;
  • Acompanhar as tendências do mercado imobiliário.

Além disso, é importante lembrarmos que existem ainda algumas proibições para um corretor de imóveis, que estão descritas com mais detalhes no Código de Ética dos corretores de imóveis e se baseiam em:

  • Não notificar o cliente sobre desistências de transações;
  • Exercer funções para as quais não tenha qualificação necessária e apropriada;
  •  Atrair clientes que já estão negociando com outros corretores de forma injusta ou desonesta;
  • Se envolver em atividades ilegais ou fraudes.

Como o Código de Ética dos corretores de imóveis ajuda a profissão e protege os clientes?

Ferramenta essencial para diversas profissões, especialmente as que possuem um impacto direto na vida dos consumidores, ao estabelecer diretrizes e princípios éticos a serem seguidos, o Código de Ética do corretor de imóveis beneficia tanto os profissionais quanto os consumidores. Aqui, falaremos um pouco mais de como isso acontece:

Estabelecimento de padrões profissionais

O Código de Ética atua como um tipo de bússola para os corretores, orientando-os sobre como agir da maneira mais profissional possível. Um corretor de imóveis pode se deparar com uma situação onde um potencial cliente deseja conseguir informações confidenciais sobre outro cliente da empresa, por exemplo. Nesse cenário, o Código de Ética é claro quanto à obrigação do corretor de manter sempre a confidencialidade do cliente. 

Logo, o profissional deve se recursar educadamente a compartilhar esse tipo de informação com seus clientes, reforçando, assim, a confiança do cliente na profissão e em si. 

Promoção da confiança

Aderir estritamente o Código de Ética pode ajudar a inspirar a confiança dos clientes nos corretores de imóveis. Por exemplo, um corretor pode se recusar a aceitar uma oferta de suborno para favorecer um comprador sobre outras pessoas ou negócios. Fazendo isso, o profissional está seguindo o Código de Ética, demonstrando integridade sempre e, mais uma vez, ajudando a promover uma confiança do cliente com o setor imobiliário como um todo.

Maior proteção contra ações legais

Ao seguir o Código de Ética dos corretores de imóveis, o profissional também garante proteção pessoal contra possíveis penalidades éticas ou legais. Logo, suponhamos que um corretor esteja sendo pressionado por um vendedor para ocultar defeitos significativos de uma propriedade. Segundo o Código, o corretor deve divulgar todos os fatos pertinentes relacionados a uma propriedade.

Ao relevar todos os problemas logo de primeira, o profissional evita que futuras ações legais sejam abertas contra ele. 

Transparência com os clientes

Como podemos notar, o Código de Ética exige que os corretores de imóveis sejam transparentes em todas as suas negociações, o que significa que o profissional deve ser franco e honesto sempre ao descrever as características de uma propriedade. Isso ajuda a proteger o comprador contra práticas comerciais desleais e a construir confiança na relação corretor-cliente.

Recursos em caso de violação

Caso um corretor de imóveis viole o Código de Ética, os consumidores terão um recurso que possa ajudá-los. Por exemplo, se o profissional tentar pressionar um cliente a fazer uma compra que não esteja nos seus melhores interesses, o cliente pode denunciar o corretor ao CRECI, que investigará a reclamação e, caso seja constatada violação, pode tomar as medidas disciplinares necessárias contra o corretor. 

Essa oportunidade para os clientes garantirá que os consumidores tenham um recurso eficaz com que podem contar em caso de má conduta profissional, ajudando na sensação de segurança do cliente. 

A Nova Época Imóveis espera que você tenha conseguido compreender tudo o que engloba o Código de Ética dos corretores de imóveis! Para mais informações sobre este e outros assuntos sobre o mercado imobiliário, fale com um dos nossos corretores e nos acompanhe aqui pelo blog! 
 

 

 

Escrito por Mariana Carvalho

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp
Ao enviar, aceito a Política de Privacidade
Ferramentas Úteis
ComponenteVariávelValor
Geral--primary-color
Geral--secondary-color
Geral--contrast-for-primary
Geral--text-color
Header--header-background
Header--header-menu-principal-item-foreground
Header--header-favoritos-foreground
Header--header-central-de-vendas-background
Header--header-central-de-vendas-foreground
Header--header-menu-escondido-background
Header--header-menu-escondido-item-background
Header--header-menu-escondido-item-foreground
Header--header-submenu-background
Header--header-submenu-foreground
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color-contrast
Vitrine--card-modelo-primary-color
Vitrine--card-modelo-primary-color-contrast
footer--footer-background
footer--footer-item-foreground
footer--footer-item-foreground-hover
O conteúdo abaixo você irá colar no arquivo "/helpers/defaultCSS.twig":