Atuamos no município do RJ

Como autônomo pode comprovar renda para financiar imóvel: dicas práticas que vão ajudar a facilitar esse processo

21/10/2024min de leitura

Se você acompanha a Nova Época Imóveis aqui pelo blog, certamente já deve ter lido que é possível que trabalhadores autônomos e MEI solicitem financiamento imobiliário. Afinal, durante muitos anos, quem queria um empréstimo ou financiar um imóvel sem possuir carteira assinada tinha muitas dificuldades em encontrar boas ofertas de crédito. Isso se deve ao fato de serem necessárias muitas exigências comprobatórias por parte das instituições financeiras.

 

Mas, afinal, como é o processo de comprovação de renda para aprovação do crédito imobiliário para autônomos e MEI? Sendo um profissional liberal, um empresário ou um trabalhador informal, sempre é possível atestar que você pode custear as parcelas do seu financiamento. Porém, nesses casos, para comprovar o seu poder de compra da maneira correta, é necessário descobrir o que os bancos costumam exigir nessa situação para estar preparado.

 

Por existirem documentos mais formais e mais completos, é importante entender quais são os que mais vão ajudar na hora de conseguir um financiamento imobiliário, negociar o valor financiado e até mesmo a taxa de juros aplicada. Ficou interessado em conhecer mais sobre os documentos necessários para autônomos comprovarem renda? Então continue por aqui, pois a Nova Época preparou esse conteúdo para esclarecer o assunto e dar dicas que poderão facilitar esse processo.

 

Esclarecendo: autônomos e MEI podem financiar um imóvel?

 

A resposta é sim. Mesmo não tendo comprovação de renda formal, como carteira assinada, por exemplo, profissionais autônomos e MEI podem financiar imóveis como qualquer outro trabalhador. O que vai mudar, nesse caso, é a forma de comprovar o seu poder de compra, ou seja, seus rendimentos mensais. Isso se deve ao fato de você não possuir uma folha de pagamento mensal ou uma carteira de trabalho assinada, documentos usados de forma recorrente como comprovante de renda pelas instituições financeiras.

 

Já no caso de profissionais MEI, é necessário que eles façam o financiamento como pessoas físicas. Isso quer dizer que o MEI pode financiar imóvel, mas não como uma pessoa jurídica, mesmo que o empreendedor possua personalidade jurídica e CNPJ. Isso se deve ao fato de, em geral, os bancos não fornecerem empréstimos a empresas por conta do risco maior.

 

Como um autônomo pode comprovar renda para financiamento imobiliário?

 

Para fazer financiamento sendo um profissional autônomo ou MEI, você precisará comprovar renda de acordo com o modo pelo qual desempenha suas atividades. Isso quer dizer que, se a pessoa for um profissional liberal ou informal, ela precisará entregar os comprovantes das suas movimentações como pessoa física.

 

Já para quem possui CNPJ, tanto os documentos da pessoa física quanto os comprovantes da pessoa jurídica devem ser entregues ao banco. Agora vamos esclarecer melhor essa questão:

 

Comprovante de renda de quem exerce atividades como pessoa física:

 

  • Extrato bancário – em geral, é necessário que seja referente aos últimos 6 meses de operação;
  • Declaração anual do Imposto de Renda – é importante apresentar esse documento mesmo que de isenção, se esse for o seu caso;
  • Extrato mensal do Carnê-Leão – mais usado para receber tributos sobre atividades desenvolvidas por pessoa física.

 

Comprovante de renda de quem exerce atividades como pessoa jurídica:

 

  • Contrato social da empresa – documento que vai comprovar a abertura da empresa;
  • Faturamento anual da empresa assinado pelo contador – comprova o quanto o negócio movimenta anualmente;
  • Declaração anual do Imposto de Renda – nesse caso, o IR da pessoa física comprova a renda recebida durante o ano inteiro;
  • Extrato bancário da pessoa jurídica e da pessoa física – nesse caso, costuma-se pedir os últimos 3 meses (o extrato da pessoa física vai servir para expressar o quanto o profissional recebe por mês).

 

Com a documentação em mãos, certamente o processo de conseguir um financiamento imobiliário será facilitado, inclusive com condições mais atrativas para a sua situação.

 

Como comprovar renda para financiamento de imóvel como MEI?

 

No caso de quem é Microempreendedor Individual, a etapa de comprovação de renda será semelhante ao autônomo que exerce suas atividades como PJ. Logo, no caso do MEI, os documentos comumente exigidos incluem:

 

  • Declaração de Imposto de Renda de pessoa física;
  • Contrato social da empresa;
  • Declaração de faturamento assinada pelo contador;

 

Extrato bancário da pessoa física e da pessoa jurídica do MEI, lembrando que, geralmente, os extratos solicitados são referentes aos 3 últimos meses.

 

Dicas para comprovar renda sendo profissional autônomo

 

Na hora de separar os documentos exigidos para análise de crédito do banco, é importante que os rendimentos da pessoa física estejam separados dos rendimentos da pessoa jurídica, no caso de empresários autônomos, para não complicar o processo. Esse é um cenário muito comum, especialmente entre pequenos empresários que usam o dinheiro da empresa e o próprio salário sem discernimento.

 

Por isso, se você está pensando em financiar um imóvel, a principal dica aqui é organizar suas finanças pessoais e separá-las dos rendimentos da empresa. Afinal de contas, mesmo que você seja MEI, sua empresa e você não são a mesma coisa, especialmente aos olhos do banco. Outra dica importante é solicitar um financiamento imobiliário em um banco no qual você é correntista e já possui um histórico de movimentações financeiras ativo durante os últimos meses.

 

Ao escolher financiar um imóvel com um banco já conhecido, as chances de você conseguir o empréstimo podem aumentar consideravelmente, uma vez que a instituição financeira já sabe o quanto você recebe e gasta mensalmente. Caso nenhuma dessas dicas funcione, além das instituições bancárias, também existem as fintechs, ou Sociedades de Crédito Direto, que são empresas que financiam imóveis com parâmetros mais flexíveis de comprovação de renda.

 

Gostou do post? A Nova Época espera que você tenha compreendido como profissionais autônomos e MEI podem comprovar renda para financiamento imobiliário. Em caso de dúvidas ou para mais informações, não hesite em entrar em contato com um dos nossos corretores. Estamos sempre à disposição para ajudar! Não deixe, ainda, de acompanhar nossa imobiliária aqui pelo blog e pelas nossas redes sociais para mais conteúdos sobre financiamento, mercado imobiliário, decoração e muito mais!

 

 

 

Escrito por Mariana Carvalho

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp
Ao enviar, aceito a Política de Privacidade
Ferramentas Úteis
ComponenteVariávelValor
Geral--primary-color
Geral--secondary-color
Geral--contrast-for-primary
Geral--text-color
Header--header-background
Header--header-menu-principal-item-foreground
Header--header-favoritos-foreground
Header--header-central-de-vendas-background
Header--header-central-de-vendas-foreground
Header--header-menu-escondido-background
Header--header-menu-escondido-item-background
Header--header-menu-escondido-item-foreground
Header--header-submenu-background
Header--header-submenu-foreground
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color-contrast
Vitrine--card-modelo-primary-color
Vitrine--card-modelo-primary-color-contrast
footer--footer-background
footer--footer-item-foreground
footer--footer-item-foreground-hover
O conteúdo abaixo você irá colar no arquivo "/helpers/defaultCSS.twig":