Como decorar salas pequenas: dicas para você aplicar na sua casa

22/11/2022min de leitura

Decorar qualquer cômodo compacto pode se mostrar um verdadeiro desafio e com a sala, seja ela de estar, de jantar ou para as duas funções, não é diferente. Para muitos, a sala é o cômodo mais importante da casa quando o assunto é decoração, afinal, além de ser um dos cômodos mais usados da casa, é nela que recebemos visitas, sejam elas familiares ou amigos, para qualquer tipo de ocasião. E mesmo quem possui uma sala mais compacta pode decorar com muito charme e bom gosto, até mesmo fazendo o espaço parecer maior.


Uma sala pequena ajuda a revigorar a decoração da casa, além de possibilitar que você crie um lar prático e cheio de personalidade. Com uma base neutra e procurando escolher os móveis certos, você pode ter uma sala pequena e moderna sem perder a praticidade e o conforto que esse ambiente tanto precisa, resgatando, assim, um espírito mais funcional e minimalista do estilo moderno. Para criar essa atmosfera neutra dentro de casa não é tão difícil!


Pensando em te ajudar com essa missão, reunimos algumas dicas para que você descubra como compor uma sala compacta sem grandes dificuldades e deixando o lugar com a sua personalidade! Aqui vamos te mostrar que pequenos espaços são ainda mais fáceis de decorar do que as pessoas imaginam. Para mais dicas de decoração e informações sobre o mercado imobiliário, não deixe de visitar nosso blog. Chegou a hora de criar uma atmosfera neutra, charmosa e funcional dentro de casa!


Planeje seu espaço


A primeira e mais importante dica é, antes de adquirir qualquer item de decoração para sua sala, planejar bem o espaço disponível para realizar suas ideias e intervenções. Procure anotar as medidas do espaço que você tem disponível na sala para usá-las a seu favor na escolha do tamanho dos móveis e objetos que você deseja colocar no cômodo, montando o cômodo com sua marca pessoal. 


Analise, ainda, outros pontos como iluminação, circulação, itens atuais e possibilidades. Na hora de analisar a iluminação do cômodo, não se esqueça de levar em consideração não só a iluminação artificial, mas principalmente a natural, trazida por portas e janelas. Lembre-se que a iluminação é um fator muito importante para tornar o espaço mais aconchegante, além de dar a sensação de que o ambiente é maior. 


Atenção com as paredes e as cores


Na hora de decorar um espaço nosso, é mais comum do que parece as pessoas darem atenção extra aos móveis e outros itens de decoração, que vão tornar o ambiente aconchegante, porém, as paredes são o limite que você tem para aplicar suas ideias de decoração, por isso não devem ser deixadas de lado. Nada deve ser deixado de lado, por isso, planeje desde a pintura, que deve ter um toque pessoal e intimista, até os itens de decoração que vão embelezar o ambiente sem influenciar no espaço e na circulação, como quadros, espelhos, nichos e prateleiras. 


Usar papéis de parede com linhas horizontais e verticais é uma boa dica, pois ajudam a trazer uma sensação de ampliação do espaço. Outra dica é usar duas cores, uma base e uma dominante, para aplicar em toda a decoração, pois itens mais claros absorvem melhor a luz. A repetição de itens e variação da mesma cor vai criar uma regularidade que ajuda a dar a sensação de amplitude. 


Prefira móveis práticos a bonitos


No caso de salas mais compactas, não adianta escolher um móvel bonito se ele não ajuda no espaço, por isso é importante procurar optar pelo simples nessa situação. Essa é uma dica que não leva só em consideração o tamanho dos itens escolhidos para sua sala, mas também a sua real utilidade. Procure deixar só o importante é o que traz utilidade em relação ao espaço que você tem disponível. 


Móveis que têm pés atraentes também são uma boa opção, pois essa característica aumenta o campo de visão do chão, dando a impressão de que o cômodo é maior. Procure optar, ainda, por móveis com pouca profundidade, como os painéis de televisão, por exemplo. Eles são uma ótima alternativa na decoração de salas pequenas, pois geram mais espaço para o ambiente. 


Cuidado na escolha do sofá


O sofá é um dos itens mais importantes desse cômodo, pois é o móvel mais aconchegante e o que mais ocupa espaço. Por isso sua escolha deve ser levada a sério na hora de escolher o sofá que vai ocupar o melhor espaço do seu ambiente. Lembre-se, o sofá não pode atrapalhar a movimentação no cômodo e deve ser disposto de maneira a não prejudicar a iluminação, principalmente em relação à TV, que pode receber incidência de luz e atrapalhar a visão. 


Outra dica interessante para salas menores é trocar os sofás de conjuntos com 2 e 3 lugares para um com mais lugares, porém apenas com um item. Dessa forma, sua sala vai ganhar melhor circulação, além de ganhar mais aconchego e conforto. Você pode, também, tirar o sofá da sala e suprir a necessidade de conforto com outros itens, como poltronas, puffs e cadeiras almofadadas. 


Dê preferência à monocromia 


Ambientes com uma única cor, mesmo que mais clara e neutra, também é uma ideia assertiva que vai ajudar a fazer a decoração da sua sala compacta com muito bom gosto. Porém, não esqueça o que dissemos mais acima, procure investir em pequenos toques de cor, usando uma cor base e uma dominante, que podem aparecer nos acessórios. 


A monocromia, além de tornar o ambiente mais elegante e moderno, ajuda a dar a sensação de aconchego e de mais espaço. Essa dica é um clássico exemplo de que na decoração menos é mais. 


Gostou das nossas dicas? A Nova Época Imóveis espera que elas te ajudem caso você queira decorar sua sala, mas acha ela pequena demais. Para mais dicas de decoração e conteúdos importantes sobre o mercado imobiliário, não deixe de conferir nosso blog! 
 

 

 

Escrito por Mariana Carvalho

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp
Ao enviar, aceito a Política de Privacidade
Ferramentas Úteis
ComponenteVariávelValor
Geral--primary-color
Geral--secondary-color
Geral--contrast-for-primary
Geral--text-color
Header--header-background
Header--header-menu-principal-item-foreground
Header--header-favoritos-foreground
Header--header-central-de-vendas-background
Header--header-central-de-vendas-foreground
Header--header-menu-escondido-background
Header--header-menu-escondido-item-background
Header--header-menu-escondido-item-foreground
Header--header-submenu-background
Header--header-submenu-foreground
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color-contrast
Vitrine--card-modelo-primary-color
Vitrine--card-modelo-primary-color-contrast
footer--footer-background
footer--footer-item-foreground
footer--footer-item-foreground-hover
O conteúdo abaixo você irá colar no arquivo "/helpers/defaultCSS.twig":