Como descobrir qual a melhor época para comprar um imóvel?

03/07/2020min de leitura

Ter a casa própria ainda é um dos maiores sonhos do brasileiro e não é para menos. É fato que não tem sensação igual a de ter um imóvel próprio, que você possa chamar de seu, onde você tem mais privacidade e independência. Por isso, a procura por imóveis tende a se mantar em alta durante todo o ano.

O que muitos não sabem é que existem épocas mais propícias e favoráveis para a compra dessas propriedades, seja para fins residenciais ou de investimentos, além de existirem fatores que devem ser analisados antes dessa aquisição, como os fatores de mercado que influenciam no valor do imóvel.

É preciso passar por todo um processo de avaliação para ser possível ter uma visão mais clara sobre qual a época ideal de comprar um imóvel. Ter uma visão ampla do mercado e acompanhar os indicadores certos para procurar fazer um bom negócio são algumas das variáveis que vão te ajudar a descobrir qual a melhor época para adquirir um imóvel.

Para te ajudar a entender melhor como funciona esse processo, a Nova Época fez esse post com um compilado de dicas e dos principais fatores para você saber em qual época comprar seu imóvel. Além disso, a Nova Época também te ajuda na hora de procurar o imóvel dos seus sonhos, basta visitar o nosso site, conferir nossas ofertas e decidir qual combina mais com você!

O que é preciso analisar antes de comprar um imóvel?

Taxa SELIC e juros

A taxa SELIC (Sistema Especial de Liquidação e Custódia) e os juros influenciam o financiamento do imóvel, por isso devem ser o primeiro fator a ser avaliado. A taxa SELIC é a responsável pela taxa básica dos juros aplicados nas operações de crédito no Brasil, além de controlar os financiamentos de imóveis. Ou seja, quando essa taxa está em baixa, os juros aplicados em financiamentos diminui.

Qualquer redução na taxa de juros de um imóvel pode caracterizar uma boa diferença no final, pois os contratos firmados costumam ser longos e isso gera uma diferença considerável no preço. Além disso, os juros demonstram o comportamento dos bancos diante do mercado, por isso, quanto menores estiverem, maior será a confiança dos bancos. Esse é considerado o momento considerado ideal para comprar seu imóvel.

Lei da oferta e da procura

O segundo fator a ser analisado é a lei da oferta e da procura. Por conta da crise que o país tem enfrentado nos últimos tempos, muitos imóveis permanecem à venda, o que mantém o valor das propriedades em baixa, devido ao aumento da demanda e a diminuição da procura. Isso pode beneficiar aqueles que compram um imóvel, pois as chances de negociação são maiores.

Essa é outra época considerada uma das melhores para adquirir um imóvel, já que durante ela é mais provável que o comprador consiga descontos, uma boa oferta de crédito ou aumento no número de parcelas, principalmente quando oferece uma entrada e negocia o restante.

Período do ano

O mês do ano é outro fator importante que pode impactar no preço dos imóveis. Por exemplo, no começo do ano é preciso pagar o IPTU (Imposto Sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana) e seu valor pode ser um pouco salgado. Por isso, o final do ano pode ser um momento mais propício para se barganhar valores já que, se o negócio for fechado, o novo proprietário que será o responsável por pagar o imposto.

Além disso, muitos imóveis são segurados e essa cobrança também costuma chegar no começo do ano ou no período que a negociação com a seguradora tiver sido feita. Próximo a esses períodos as chances de negociações por preços melhores também aumentam.

Com isso, a conclusão que podemos tirar é que os meses finais do ano podem ser a melhor opção se você quiser economizar um pouco mais e fazer um bom negócio. Isso não é uma regra que deve ser seguia à risca, porém as chances de se economizar seguindo esse pensamento são maiores.

O aquecimento do mercado

O mercado de trabalho é mais um dos fatores que devem ser analisados quando você for comprar um imóvel. É um efeito dominó que deve ser utilizado a seu favor: quanto mais bagas de trabalho estiverem disponíveis, mais pessoas vão estar trabalhando, mais dinheiro vai entrar para as famílias, mais as pessoas vão se sentir confiantes e, como consequência, mais elas vão estar dispostas a gastar.

O país passou por tempos difíceis, mas está se recuperando e isso está refletindo no comércio e no consumo. A situação financeira de algumas pessoas está melhorando e, consequentemente, isso motiva construtoras e empreiteiras a lançar novos empreendimentos, aumentando a oferta de imóveis e tornando os preços mais competitivos, por conta da alta concorrência.

Mas não pense você que os preços dos imóveis vai despencar pela metade, pois não é esse o caso! Porém, a concorrência gerada é muito bem-vinda e bem vista pelo consumidor, pois pode ser uma vantagem para ele. Com isso, o preço dos imóveis tende a cair e as chances de ter desconto é maior, o que também é sempre bem-vindo.

Necessidade pessoal

Até agora só falamos de fatores mais lógicos, fatores externos. Porém, além deles, também é muito importante analisar os fatores mais pessoais. Não adianta estudar todos os pontos acima para chegar à conclusão de que o momento é propício, se suas condições pessoais não são tão favoráveis assim.

Nesse caso, você deve avaliar se sua condição financeira está estável e se você tem condições de comprar um novo imóvel sem comprometer nem prejudicar seu próprio sustento. Além disso, é preciso lembrar que o imóvel deve se adequar às necessidades do comprador, por isso, deve-se analisar o que o comprador procura, se é um imóvel para um família ou para morar sozinho, bem como o modo que vai pagar pelo lugar.

Como podemos observar nesse post, é evidente que, para escolher a melhor época para se comprar um imóvel, deve-se avaliar fatores do mercado, com o intuito de saber qual o momento econômico mais propício para tal, além de levar em consideração a fase de vida que você está passando e quais as expectativas futuras, para que toda essa experiência não se torne uma grande frustração.

A Nova Época espera ter ajudado você, que pensa em comprar um novo imóvel ou se mudar, a saber o que é preciso para que essa compra valha à pena e como avaliar qual a melhor época para isso. E se você ainda não sabe onde morar, não se esqueça de visitar nosso site e checar nossas ofertas, temos imóveis em todas as zonas do Rio de Janeiro!

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp
Ao enviar, aceito a Política de Privacidade
Ferramentas Úteis
ComponenteVariávelValor
Geral--primary-color
Geral--secondary-color
Geral--contrast-for-primary
Geral--text-color
Header--header-background
Header--header-menu-principal-item-foreground
Header--header-favoritos-foreground
Header--header-central-de-vendas-background
Header--header-central-de-vendas-foreground
Header--header-menu-escondido-background
Header--header-menu-escondido-item-background
Header--header-menu-escondido-item-foreground
Header--header-submenu-background
Header--header-submenu-foreground
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color-contrast
Vitrine--card-modelo-primary-color
Vitrine--card-modelo-primary-color-contrast
footer--footer-background
footer--footer-item-foreground
footer--footer-item-foreground-hover
O conteúdo abaixo você irá colar no arquivo "/helpers/defaultCSS.twig":