Como organizar a geladeira: dicas do que você precisa saber para essa tarefa

09/04/2024min de leitura

Manter a casa sempre limpa e organizada é fundamental para uma melhor qualidade de vida dos moradores, especialmente quando se trata da geladeira. Afinal, é nela que a maior parte dos nossos alimentos é armazenada e deve estar sempre limpa, organizada e cheirosa. Estamos lidando com panelas, potes destampados e, às vezes, produtos vencidos. Por isso, saber como organizar a geladeira contribui para evitar desperdícios e a proliferação de bactérias.


Além disso, ao manter a geladeira sempre organizada, é possível saber onde estão todos os alimentos, facilitando na hora de encontrar o que você deseja e ajudando a economizar energia elétrica. Com isso, percebemos que, além de ser uma questão de saúde, a organização periódica da geladeira influencia diretamente na praticidade do dia a dia e na economia da casa.


Para fazer isso de maneira eficaz, é importante entender como a refrigeração da sua própria geladeira funciona e o que cada espaço dela é preparado para receber, além de outros detalhes. Dessa forma, é possível colocar os alimentos em lugares que possam conservar melhor os produtos na geladeira e estar a par do prazo de validade de cada um, obedecendo ao modo de armazenamento de cada alimento.


A organização da cozinha é essencial para ajudar a ganhar tempo durante o preparo de comidas e evitar que alguns ingredientes estraguem. Por isso, saber como fazer a organização da geladeira é o primeiro passo para ter uma rotina mais prática e ordenada. A Nova Época Imóveis já deu dicas de como se livrar do mau cheiro na geladeira aqui no blog; agora viemos dar dicas infalíveis da melhor maneira de organizar a geladeira que vão te ajudar muito a tornar essa tarefa mais tranquila!


Dicas de como manter a organização e limpeza na geladeira


Antes de passarmos diretamente para as dicas que vão te ensinar como organizar uma geladeira, é importante entendermos como ela funciona. Dentro de cada modelo de geladeira, existe uma circulação de ar que vem de cima e de baixo. O ar que vem de cima é mais frio e denso, portanto, desce e refrigera todo o interior. Já o ar quente, que vem de baixo, é mais leve e sobe mais rapidamente. Essa troca de ares ocorre o tempo todo e é conhecida como corrente de convecção.


Estamos falando sobre a corrente de convecção porque conhecer essa corrente é importante para entender como organizar uma geladeira de acordo com a temperatura adequada de cada alimento. Dessa maneira, além de manter a cozinha, especialmente aquelas mais compactas, sempre organizada, você ainda conserva seus alimentos. Agora, vamos dar dicas essenciais para manter o interior da sua geladeira sempre organizado:


Mantenha o ambiente sempre limpo


Um dos passos básicos no processo de organização da geladeira é a higienização. Para isso, você terá que tirar tudo o que tem dentro dela para limpar seus espaços. Uma boa dica para essa limpeza é o uso do vinagre branco, que ajuda na eliminação de bactérias e cria uma camada de proteção. Além disso, evite usar produtos abrasivos, pois eles podem contaminar os alimentos.


Ao chegar do mercado, também é importante se lembrar de lavar todas as frutas que vão para a geladeira e limpar todos os pacotes e embalagens para deixar tudo desinfetado dentro da geladeira. Essa é uma maneira simples de manter os compartimentos sempre limpos. Logo, de tempos em tempos, quando for organizar os produtos dentro da geladeira, procure tirar um tempo para limpá-la.


Use um organizador de geladeira


A melhor forma de manter os alimentos armazenados é por meio do organizador de geladeira. Para isso, compre potes de plástico ou de vidro, saquinhos e plástico filme. Para tornar o processo de identificação dos alimentos mais rápido, o que vai ajudar a economizar energia com a geladeira aberta, você pode apostar no organizador de geladeira transparente. Assim, você evita perder tempo procurando pelos potes certos.


Além disso, também será importante comprar potes que possam ser usados no freezer, pois é melhor congelar certos alimentos que você não pretende consumir no dia seguinte, como carnes e outros tipos de misturas da semana, por exemplo. Isso vai ajudar a evitar que a comida estrague mais rapidamente.


Dicas de como organizar as coisas dentro da geladeira


Agora que entendemos o que é preciso ser feito para manter uma geladeira sempre limpa, vamos falar sobre a melhor maneira de organizá-la de acordo com as diferentes temperaturas e produtos. Levando isso em consideração, você precisa guardar os alimentos no lugar certo para conservá-los adequadamente. Pensando nisso, aqui estão algumas dicas de como organizar a geladeira de acordo com cada compartimento:


Porta


A porta da geladeira é um dos locais que tem a maior mudança de temperatura, afinal, ela é aberta várias vezes ao longo do dia, muitas vezes até mesmo sem necessidade. Por isso, os itens mais indicados para serem guardados na porta da geladeira incluem:

 

  • Água;
  • Sucos;
  • Refrigerantes;
  • Bebidas alcoólicas;
  • Condimentos;
  • Manteiga;
  • Molhos para salada.

 

Já os ovos e o leite são itens que precisam ficar armazenados em temperaturas mais frias, por isso, é importante evitar guardá-los neste espaço.


Espaço extra frio
 

Você já ouviu falar do espaço extra frio da geladeira? Este é o compartimento mais gelado da geladeira e costuma ser uma gaveta que fica na parte de baixo da geladeira. É neste compartimento onde você deve guardar itens que não podem sofrer com a oscilação de temperatura. Esses itens incluem:

 

  • Queijos;
  • Embutidos;
  • Iogurtes;
  • Laticínios.


Este compartimento extra frio também é excelente quando você quiser gelar uma bebida mais rapidamente sem correr o risco de congelar, por exemplo.


Primeira prateleira


Este espaço se refere às prateleiras mais altas da geladeira e é nele que devem ser armazenados os alimentos que estão prontos para consumo, já que é o espaço de melhor acesso e que necessita de refrigeração constante. Dentre os itens que devem ser armazenados nesse espaço estão:

 

  • Ovos;
  • Margarina;
  • Comidas prontas;
  • Frutas separadas em potes.


Prateleiras intermediárias


As gavetas intermediárias são ótimos espaços para aqueles itens que não necessitam de refrigeração constante. Você pode colocá-los a partir da segunda prateleira da geladeira, procurando sempre usar potes que ajudem a preservar bem a comida. Esses espaços são perfeitos para itens como:

 

  • Enlatados;
  • Refrigerantes.


Gavetas


Alguns modelos de geladeiras possuem gavetas inferiores, que são excelentes espaços para guardar verduras, frutas e legumes, uma vez que não são tão frias quanto as prateleiras superiores ou o espaço extra frio. Os legumes podem ser guardados dentro da gaveta, porém, prefira colocar nelas vegetais folhosos, como alface e rúcula, dentro de saquinhos para preservar as folhas.


Outra dica importante é evitar guardar as frutas e os legumes juntos, pois as frutas podem acelerar o processo de decomposição das verduras. Portanto, separe as frutas em seus respectivos potes e organize seu espaço da melhor forma.


Gostou das nossas dicas? Caso sua geladeira seja do modelo inverse, saiba que você pode seguir as mesmas dicas citadas aqui. Nessa situação, se o espaço extra ficar perto do freezer, basta trocar a ordem da organização.


A Nova Época Imóveis espera que nossas dicas te ajudem a manter uma geladeira sempre organizada e limpa, preservando seus alimentos e bebidas! Não deixe de nos acompanhar aqui pelo blog e pelas nossas redes sociais para mais dicas de organização e conteúdos sobre o mercado imobiliário!


 

 

Escrito por Mariana Carvalho

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp
Ao enviar, aceito a Política de Privacidade
Ferramentas Úteis
ComponenteVariávelValor
Geral--primary-color
Geral--secondary-color
Geral--contrast-for-primary
Geral--text-color
Header--header-background
Header--header-menu-principal-item-foreground
Header--header-favoritos-foreground
Header--header-central-de-vendas-background
Header--header-central-de-vendas-foreground
Header--header-menu-escondido-background
Header--header-menu-escondido-item-background
Header--header-menu-escondido-item-foreground
Header--header-submenu-background
Header--header-submenu-foreground
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color-contrast
Vitrine--card-modelo-primary-color
Vitrine--card-modelo-primary-color-contrast
footer--footer-background
footer--footer-item-foreground
footer--footer-item-foreground-hover
O conteúdo abaixo você irá colar no arquivo "/helpers/defaultCSS.twig":