Condomínio com bicicletário: conheça os benefícios de morar em um

25/03/2024min de leitura

Você sabia que, além da comodidade e da praticidade, os bicicletários em condomínios podem trazer economia e promover mais qualidade de vida para os moradores? Espaço reservado para o estacionamento próprio desse tipo de veículo, o bicicletário promove maior praticidade no uso das bicicletas como meio de transporte e lazer entre as pessoas. Assim, ajuda a promover um estilo de vida mais ativo e sustentável.


Um condomínio que conta com um bicicletário na garagem pode acabar de vez com a preocupação de quem está à procura de um apartamento para comprar, mas tem receio de não ter onde guardar seu meio de transporte. Esse é um ponto muito positivo, uma vez que incentiva a prática de uma atividade física, além de promover saúde e lazer para os moradores.


Segundo dados atuais de uma pesquisa, existem 40 milhões de bicicletas no país, em um total de mais de 1 bilhão espalhadas por todo o mundo. Para quem já tem o costume de andar de bicicleta ou pretende iniciar e também deseja investir na casa própria, saiba que é possível unir o útil ao agradável. Isso porque existem alternativas com espaços seguros para que os moradores não precisem guardar dentro do apartamento.


Pensando em falar um pouco mais sobre os benefícios de escolher morar em um condomínio com bicicletário, a Nova Época Imóveis preparou este post. Assim, caso esta seja uma prioridade sua, você pode entender se esse fator é importante no momento em que for procurar por um imóvel. Não deixe de nos acompanhar aqui no blog e nas nossas redes sociais para mais conteúdos informativos sobre o mercado imobiliário!


Afinal, como funciona o bicicletário de um condomínio?


O uso de bicicletas nunca esteve tão alto, seja como esporte, lazer ou para locomoção até o trabalho. Estamos falando de um meio de transporte prático, econômico, saudável e rápido, que ganha cada dia mais adeptos no Brasil, especialmente nas grandes metrópoles. Isso é consequência do aumento dos preços dos combustíveis e das dificuldades em um trânsito caótico.


Nesse contexto, para quem já tem uma bicicleta e está à procura de um apartamento, a presença de um bicicletário no condomínio do imóvel pode ser importante para que ela seja guardada sem a dificuldade de subir ou descer lances de escada. Com a percepção dessa necessidade, muitos empreendimentos têm reservado espaços nos condomínios para a construção de um bicicletário.


Conforme o nome sugere, esta área é exclusiva para moradores que desejam manter suas bicicletas em um estacionamento próprio para esse tipo de veículo.


É seguro usar o bicicletário do condomínio?


Alguns bicicletários são fechados com grade, enquanto outros possuem uma estrutura de encaixe ideal para uma bicicleta. Em ambas as estruturas, é possível usar correntes e cadeados de uso exclusivo do proprietário da bicicleta. Nesses espaços, elas podem ocupar um espaço horizontal ou ficar suspensas, de maneira segura e funcional.


Para evitar problemas, existem regras de uso, retirada e guarda das bicicletas, sempre zelando pela preservação do bem e uso coletivo. Essas regras também devem seguir um padrão de outras normas estabelecidas para as áreas comuns de um condomínio. Bicicletas de crianças, por exemplo, são responsabilidade de adultos para evitar maiores contratempos.


Quais as vantagens de ter um bicicletário no condomínio?


Melhor aproveitamento do espaço


Sabemos que os apartamentos, mesmo aqueles com uma boa dimensão, são espaços mais compactos do que as casas e exigem um planejamento melhor na disposição dos móveis e objetos de decoração. Nem sempre existe um espaço sobrando para guardar uma bicicleta dentro do apartamento, mesmo que ela fique suspensa na parede.


Com isso, o bicicletário se torna a melhor alternativa para esses casos, uma vez que o morador não vai precisar reservar parte de um cômodo da sua residência para guardar o meio de transporte. Com o estacionamento próprio para bikes no condomínio, os moradores podem economizar espaço e esforço para subir e descer transportando o meio.


Valorização do imóvel


Outra vantagem de morar em um condomínio com bicicletário é que esse fator ajuda a valorizar o imóvel em questão. Afinal, um bicicletário em um condomínio residencial ajuda os moradores a pouparem espaço dentro dos apartamentos, ao passo que mantém as bikes em segurança e ajuda a melhorar a qualidade de vida de quem possui uma, já que eles não precisam subir e descer com o transporte.


Como é cada vez maior o número de pessoas, entre ciclistas e simpatizantes, que investem em uma bicicleta para usar no dia a dia e deixar o carro ou a moto na garagem, mais valorizados se tornam os imóveis que ficam em condomínios que possuem bicicletários.


Aumenta a organização dos condomínios


Certamente não é nada agradável entrar em um condomínio de apartamentos residenciais e ver várias bicicletas espalhadas por todos os lados ou até mesmo circulando entre os carros, correndo o risco de acidentes. Por conta disso, na maioria dos condomínios, os bicicletários são construídos em lugares estratégicos, como perto do portão de entrada do estacionamento, por exemplo, o que facilita o ir e vir das bikes.


Além disso, ao não transportar pelas áreas comuns ou transportar a bicicleta para o apartamento, é possível evitar as marcas de pneus deixadas no hall de entrada ou na parte interna do elevador, assim como nos corredores que dão acesso a cada residência, ambientes com estruturas muitas vezes em cores claras que deixam rastros mais evidentes.


Mais segurança e comodidade


Ter um local seguro para guardar as bicicletas, sem precisar subir e descer carregando esse peso, é sem dúvida uma das maiores vantagens de morar em um condomínio com bicicletário e beneficia a qualidade de vida dos moradores. Mesmo as bicicletas mais simples e baratas representam um investimento considerável, e sabemos o risco de deixar uma bicicleta desprotegida.


Como o bicicletário é uma área específica, construída de forma personalizada para que cada morador se sinta seguro ao deixar sua bicicleta, um condomínio com essa comodidade certamente reflete na organização e no cuidado com seus moradores, fazendo valer o investimento.


Economia de dinheiro e tempo


Muitos brasileiros moram longe demais para ir a pé e perto demais para gastar dinheiro com combustível indo para o trabalho ou para a escola. Por isso, morar em um condomínio com bicicletário pode gerar economia em dois sentidos. O primeiro é em tempo, já que a bicicleta não enfrenta o mesmo trânsito que um carro, por exemplo.


O segundo é financeiro, pois, apesar da bicicleta exigir manutenção de tempos em tempos, o que se gastaria com combustível, considerando o preço por litro e uso mensal, torna-se um valor significativo. Além disso, o investimento em uma boa bicicleta é muito menor se comparado ao financiamento de um carro. Mesmo sendo possível manter os dois, é uma ótima ideia economizar no carro para utilizar nos fins de semana ou viagens.


Gostou do post? Viu como escolher morar em um condomínio com bicicletário pode ser muito vantajoso para quem anda de bicicleta ou tem uma? A Nova Época Imóveis espera que você tenha gostado desse conteúdo! Não deixe de nos acompanhar aqui no blog e nas nossas redes sociais para mais posts como esse, além de nos visitar em www.novaepoca.com.br para conhecer nossos imóveis!
 

 

 

Escrito por Mariana Carvalho

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp
Ao enviar, aceito a Política de Privacidade
Ferramentas Úteis
ComponenteVariávelValor
Geral--primary-color
Geral--secondary-color
Geral--contrast-for-primary
Geral--text-color
Header--header-background
Header--header-menu-principal-item-foreground
Header--header-favoritos-foreground
Header--header-central-de-vendas-background
Header--header-central-de-vendas-foreground
Header--header-menu-escondido-background
Header--header-menu-escondido-item-background
Header--header-menu-escondido-item-foreground
Header--header-submenu-background
Header--header-submenu-foreground
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color-contrast
Vitrine--card-modelo-primary-color
Vitrine--card-modelo-primary-color-contrast
footer--footer-background
footer--footer-item-foreground
footer--footer-item-foreground-hover
O conteúdo abaixo você irá colar no arquivo "/helpers/defaultCSS.twig":