Condomínio x loteamento fechado: conheça as diferenças entre eles
É comum que, principalmente quem não conhece muito de mercado imobiliário, acredite que loteamento e condomínio fechado são a mesma coisa. Isso porque é fácil as pessoas acreditarem que um loteamento é a mesma coisa que um condomínio de casas. Porém, apesar das coincidências, existem grandes e importantes diferenças entre esses dois tipos de moradia, principalmente quando pensamos na legislação que rege cada um.
Ao procurar um novo lugar para morar, é de praxe que a segurança e a qualidade de vida estejam no topo da lista de prioridades. Nesse contexto, o loteamento fechado se torna cada dia uma opção mais atrativa para quem deseja morar bem. A princípio, é fácil muitas pessoas confundirem essas nomenclaturas, afinal, ambos se tratam de locais atribuídos à convivência coletiva. Ainda assim, entender o que é loteamento e condomínio será fundamental para quem pretende morar em algum desses tipos de empreendimentos.
Ficou interessado em saber sobre esses tipos de construção e compreender as diferenças entre condomínio e loteamento fechados? Então chegou ao lugar certo, a Nova Época Imóveis preparou esse conteúdo para tirar suas dúvidas a respeito do tema e mostrar as diferenças entre esses tipos de empreendimentos para que você nunca mais os confunda. Não deixe de acompanhar a nossa imobiliária aqui pelo blog e pelas nossas redes sociais para mais informações sobre o mercado imobiliário!
Afinal, o que é loteamento fechado?
Resumidamente, um loteamento fechado se trata de um empreendimento imobiliário com várias casas construídas e cercadas pelo mesmo muro, grade ou cerca. O acesso a esse tipo de empreendimento costuma ser controlado por portarias ou sistemas de segurança, uma vez que o projeto é feito para oferecer um ambiente mais seguro e exclusivo aos moradores. Logo, morar em um loteamento fechado proporciona mais liberdade de construção aos moradores.
Um loteamento fechado surge quando um pedaço de terra não urbanizada é subdividido em lotes. Além dos lotes onde as casas serão construídas, também são projetadas ruas para a circulação dos moradores e os endereços dos novos imóveis construídos no loteamento criado. Para que possa existir de forma regular, esse tipo de moradia precisa ser aprovado pelos órgãos competentes e ter o registro do loteamento aprovado em um cartório imobiliário.
Com isso feito, a nova divisão do terreno passa a compor o espaço público e integra a área de domínio do município.
Condomínio x loteamento fechado: quais as diferenças?
Embora pareçam similares, existem diferenças importantes entre loteamento fechado e condomínio fechado. Agora que compreendemos do que se trata o loteamento fechado, vamos abordar as diferenças entre esse tipo de empreendimento e os condomínios. A primeira diferença é que, ao passo que o loteamento fechado é formado por ruas e avenidas de livre acesso público, a entrada em um condomínio fechado é restrita e só pode acontecer com autorização.
Isso se deve pelo fato de as vias e demais áreas comuns dos loteamentos serem de responsabilidade da prefeitura. Já no caso dos condomínios, por outro lado, seguem leis condominiais onde as áreas internas são inteiramente restritas aos moradores. Ou seja, quando se adquire um imóvel em um loteamento fechado, significa que você será dono somente da porção de terra onde sua casa estiver construída. Áreas comuns e vias de circulação são consideradas espaços públicos.
Já nos condomínios, acontece de outra maneira: todos os proprietários têm direito à área do imóvel e à fração ideal das demais áreas comuns do edifício. O mesmo vale para o pagamento do IPTU e a divisão dos custos com o empreendimento total. Nesse contexto, ao passo que o morador de um condomínio deve pagar o IPTU de acordo com o tamanho do apartamento em relação ao prédio, quem vive em um loteamento fechado deve pagar a taxa referente somente ao seu imóvel.
Já com relação à taxa condominial, ela somente será obrigatória no loteamento fechado caso haja algum regulamento estabelecido, ao passo que, no caso do condomínio, o pagamento mensal é obrigatório.
Como um loteamento se transforma em loteamento fechado?
Existem dois tipos de loteamento: o aberto e o fechado. A única diferença aqui é que o loteamento fechado é cercado por muros e pode exigir algum tipo de identificação para a entrada, enquanto o loteamento aberto, como o próprio nome sugere, não possui qualquer tipo de empreendimento para o acesso de pessoas.
Nesse sentido, é necessário seguir um processo que envolve a aprovação dos órgãos responsáveis e adaptações na infraestrutura do local para ser possível criar um loteamento fechado. Ao ser aprovado e registrado no cartório de imóveis, vai ser necessário instalar cercas, portarias, sistemas de segurança e outras medidas necessárias para controlar o acesso das pessoas e garantir a privacidade e segurança dos moradores.
Outra dúvida comum é se é possível criar um loteamento fechado de forma legal, e a resposta é sim. Desde que todas as normas e regulamentações estabelecidas pelas autoridades e órgãos competentes sejam seguidas, como a obtenção de licenças, autorizações necessárias e registro em cartório, é possível transformar o terreno sem uso em uma subdivisão com vários lotes e novas vias públicas.
Quais as vantagens de morar em um loteamento fechado?
Como podemos observar, o loteamento fechado é construído para proporcionar mais segurança e bem-estar aos moradores. Por isso, para quem pensa em comprar um imóvel em um loteamento fechado, saiba que esse tipo de empreendimento proporciona várias vantagens para o seu dia a dia, como lazer, segurança e mais qualidade de vida.
Agora vamos apontar as principais vantagens de escolher morar em um loteamento fechado:
Segurança
Uma das maiores vantagens de escolher morar em um loteamento fechado é a segurança que esse tipo de empreendimento proporciona. Mesmo com acesso livre às vias públicas, é possível instalar controle de acesso, portarias e sistemas de monitoramento 24h para aumentar a sensação de segurança dos moradores.
Lazer
É muito comum que esse tipo de empreendimento proporcione algumas opções de lazer extras aos moradores. De parques a playgrounds e quadras esportivas, piscinas e áreas gourmet, é possível encontrar o loteamento fechado com as opções que melhor se encaixam ao seu estilo de vida.
Investimento
Investir em um loteamento fechado também pode se mostrar uma excelente opção do ponto de vista financeiro, uma vez que, com a estrutura disponível, esses empreendimentos tendem a se valorizar mais com o passar do tempo. Nesse contexto, isso pode significar um grande retorno para os proprietários.
Área privativa
Outra vantagem de morar nesse tipo de empreendimento é a sensação de privacidade e exclusividade que ele oferece. Com terrenos delimitados e estilo de construção livre, os moradores podem aproveitar o cotidiano com ainda mais tranquilidade em relação a outras formas de habitação.
Como podemos observar aqui, o loteamento fechado é um tipo de empreendimento que oferece vários benefícios aos seus moradores. Agora que você conhece e entende do que se trata esse tipo de moradia, além de conhecer as diferenças entre o condomínio e o loteamento fechado, chegou o momento de visitar nosso site para conhecer os imóveis que temos disponíveis e falar com um dos nossos corretores! Acesse: www.novaepoca.com.br.
Escrito por Mariana Carvalho