Conheça a régua de cobrança imobiliária e entenda os benefícios de usá-la

03/07/2024min de leitura

Para muitos profissionais e empresas do ramo imobiliário, realizar cobranças ainda pode causar muita dor de cabeça. Nesse contexto, a régua de cobrança imobiliária chega como uma solução automatizada que facilita a gestão financeira do seu negócio, ajudando a diminuir os altos índices de inadimplência que não poupam o setor de imóveis, especialmente em tempos de crise.

Cobrar clientes é muitas vezes visto como uma questão delicada, porém, não precisa ser uma situação embaraçosa para ninguém. Além disso, um atendimento bem feito, com tom de voz humanizado e respeitoso, fará toda a diferença. Automatizar os processos internos da empresa proporcionará facilidade e comodidade para profissionais e clientes, especialmente aqueles que não estão devendo porque querem, mas por conta da correria do dia a dia.

Quando implementada da maneira correta, a régua de cobrança imobiliária pode se tornar uma ferramenta muito vantajosa para a imobiliária. Nesse contexto, a Nova Época Imóveispreparou este post para explicar o que é essa ferramenta, como ela funciona e quais funções esse tipo de tecnologia oferece! Não deixe de nos acompanhar aqui pelo blog e pelas nossas redes sociais para mais dicas sobre o mercado de imóveis!

O que é a régua de cobrança imobiliária?

Conforme comentamos mais acima, essa ferramenta é uma estratégia simples e eficiente que define como e em qual momento a cobrança será feita. Além disso, ela pode ser implementada na imobiliária para reduzir o número de devedores e, consequentemente, o risco de inadimplência. A régua é uma funcionalidade muito usada para pagamentos que ainda serão realizados e para dívidas atrasadas.

Essa ferramenta ajuda a otimizar os processos de emissão e acompanhamento das cobranças, emitindo avisos antes, durante e depois da data de vencimento. Além disso, essa ferramenta é considerada uma ótima estratégia de cobrança preventiva, uma vez que é possível programá-la para emitir alertas com três ou quatro dias de antecedência através de e-mails ou mensagens de cobrança, que servem para avisar quando a data do vencimento está próxima.

Afinal, como funciona a régua de cobrança imobiliária?

Agora que compreendemos do que se trata essa ferramenta, vamos esclarecer como de fato ela funciona. É através de um sistema de cobranças para imobiliária eficiente que mapeia as principais informações sobre todos os clientes, reunindo seus dados em um software de gestão financeira. Para o mapeamento ser completo e exato, a empresa precisará manter os dados dos consumidores sempre atualizados, além de:

  • Conferir o valor exato das faturas que já venceram;
  • Organizar as datas de vencimento das próximas faturas;
  • Saber o valor exato das faturas que ainda estão em aberto;
  • Identificar quais colaboradores são responsáveis pelo contrato de cada cliente.

Com posse de todas essas informações, será possível definir, através da ferramenta, as datas em que os alarmes serão enviados aos clientes, seja para lembrá-los que a data do pagamento está próxima ou que a conta já venceu. O próximo passo é escolher por quais canais de comunicação o cliente vai receber os lembretes, podendo ser por SMS, e-mail ou WhatsApp, dependendo do perfil de cada consumidor.

Essas notificações são disparadas de forma automática e de acordo com os dados mencionados acima, que você mesmo cadastrou para cada devedor, por isso, é importante que o profissional fique atento para não cometer erros e fazer cobranças indevidas ou repetidas.

Quais as vantagens de usar a régua de cobrança imobiliária?

Como podemos perceber, usar uma régua de cobrança imobiliária é primordial para padronizar o serviço de qualquer empresa e ter mais controle sobre as pendências financeiras que ainda existem, independentemente do tipo de negócio. Além disso, uma plataforma completa para sua imobiliária possibilita ainda:

  • Recebimento dos pagamentos de forma recorrente;
  • Realização da cobrança automática para não perder mais tempo com essa função;
  • Lembrete aos clientes de quando e quanto devem pagar.

Agora vamos apontar as principais vantagens de usar essa ferramenta na hora de cobrar pagamentos.

Redução na inadimplência

A primeira vantagem que precisamos elencar certamente é a redução na inadimplência, uma vez que o maior objetivo dessa ferramenta é evitar o atraso dos pagamentos e lançar notificações aos devedores. É importante lembrarmos que a régua de cobrança não faz milagres, por isso, seu time de cobrança também precisa conduzir as negociações de crédito de maneira leve, objetiva e bem orientada, para que você saia ganhando ao passo que garante que o cliente também fique satisfeito.

Maior controle do setor financeiro

Outra vantagem de usar essa plataforma é que com ela é possível agilizar pagamentos, recebimentos e ainda contar com um banco de dados recheado de informações atualizadas sobre sua clientela, o que também oferece mais controle sobre o que entra e sai da empresa. Isso porque as informações sobre pagamentos e dívidas ativas ajudam nas previsões sobre gastos e na realização de balanços financeiros.

Melhor relacionamento com o cliente

Quem trabalha com o público sabe que manter uma boa relação com o cliente é essencial para a vida do negócio e para criar conexões saudáveis e sólidas. No mercado de imóveis não é diferente. Logo, demonstrar profissionalismo e preocupação com a pontualidade dos pagamentos ajuda a construir respeito e confiança, melhorando a relação com o consumidor.

Além disso, um sistema de cobranças bem gerenciado também evita situações constrangedoras e estressantes para a empresa e para o cliente, promovendo uma relação mais transparente e auxiliando na retenção dessa pessoa dentro da empresa.

Como organizar uma régua de cobrança?

Conforme comentamos mais acima, criar uma régua de cobrança eficaz envolve etapas e estruturas bem definidas, como: quando serão enviadas as notificações, os meios que vão ser usados para isso e quais são as metas assim que essa funcionalidade for implementada na sua imobiliária. Aqui vamos listar dicas de como organizar essa ferramenta da melhor forma:

Faça o planejamento

Primeiro, avalie as necessidades da sua empresa e os principais desafios enfrentados no processo de cobrança. Além disso, categorize os clientes de acordo com o comportamento de pagamento de cada um, pois vai ser essencial para personalizar as estratégias de cobrança.

Defina prazos e mensagens

Em seguida, será importante definir como as mensagens serão enviadas e qual o momento certo para isso. Para criar uma boa comunicação com os clientes, é preciso desenvolver mensagens claras e educadas que também se adaptem conforme o perfil de cada cliente. É nesse momento que você deverá definir ainda os prazos para o envio dos lembretes e notificações.

Implemente automatização e segmentação

Aqui o objetivo é implementar um sistema para automatizar o envio dessas notificações para os clientes. Para isso, é importante escolher o software que melhor se encaixe no perfil da sua imobiliária e permita a automatização do processo de cobrança. Com isso decidido, é hora de configurar a plataforma e inserir prazos e mensagens definidos no passo anterior.

Execute e monitore

Com todos esses passos feitos, é hora de colocar a régua de cobrança para funcionar e monitorar os resultados. Para isso, é necessário acompanhar os indicadores-chave de desempenho, como a taxa de inadimplência, tempo médio de recebimento e, principalmente, o feedback dos clientes da imobiliária, uma das melhores maneiras de identificar melhorias nos processos implementados pela empresa.

ANova Época Imóveis espera que você tenha compreendido o que é e como funciona a régua de cobrança imobiliária, além dos pontos positivos que o uso dessa ferramenta traz para a empresa.

 

 

 

Escrito por Mariana Carvalho

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