Conheça a tendência da iluminação neon no design de interiores

23/09/2022min de leitura

Conhecida por se popularizar muito nos anos 80, a luz neon é muito vista e usada para iluminar letreiros de grandes cidades e de lojas. Agora essa tendência voltou com tudo e já invadiram a decoração de casas e apartamentos. Para quem gosta de uma decoração bem diferente do convencional, a luz neon é perfeita para dar esse toque. A volta da luz neon se deve por conta da estética vaporwave, que brinca e mescla elementos retrô e futuristas, muito usada nos anos 80 e 90. 


Quando falamos em luz neon na decoração, imaginamos objetos chamativos, com cores vibrantes e bem iluminados. No entanto, além deles, os objetos de cores chamativas, sem necessariamente ser letreiros iluminados, também podem ser componentes da decoração neon. As cores que costumam compor a paleta neon são: verde, roxo, laranja, azul, rosa e amarelo, que, claro, devem contar com um efeito neon. 


Sabemos que a decoração influencia não só na qualidade de vida dos moradores, mas também no humor e é por isso que é importante usar objetos decorativos que remetam felicidade, tranquilidade e alegria. Cores vibrantes fazem com que o lugar se torne um ambiente descontraído e animado, e os objetos em si podem ajudar a manter o equilíbrio trazendo alegria e tranquilidade para os ambientes. 


As luzes neon voltaram com tudo e estão fazendo cada vez mais sucesso no design de interiores. Pensando nisso, a Nova Época Imóveis preparou esse post com algumas dicas de como usar elementos de decoração com luz neon nos mais diferentes ambientes da sua casa ou apartamento! Para mais dicas de decoração ou informações importantes do mercado imobiliário não deixe de conferir nosso blog, lá falamos sobre os mais diversos conteúdos! 


Instruções e cuidados que devem ser levados em consideração 


Antes de usar o neon na decoração da sua casa ou apartamento, é importante levar algumas coisas em consideração para não errar na sua escolha:

 

  • Escolha o tamanho adequado e preze pelo equilíbrio sempre, pois o excesso de luz pode provocar desconforto visual;
  • O neon ajuda a destacar bastante o espaço, por isso, é importante combiná-lo com uma base decorativa neutra;
  • As luzes neon são completamente customizáveis, dando a oportunidade de escrever palavras, frases e até desenhar objetos;
  • A cor e o formato do neon devem seguir a sensação que você deseja transmitir naquele ambiente, podendo ser alegria, tranquilidade, conforto, etc.;
  • Fabricantes recomendam não desligar o neon com frequência, pois diminui a vida útil da luz;
  • O vidro do neon é muito frágil, por isso, procure escolher locais pouco movimentados para instalá-lo;
  • Esse é um tipo de iluminação que gasta pouca energia elétrica. 


Como decorar os ambientes da casa com neon


Sala de estar


Na sala de estar é possível usar as cores neon não só na decoração das paredes, mas também na mobília, como, por exemplo, em almofadas, sofás, tapetes ou mesas de centro. Para quem quer deixar o ambiente ainda mais diferente e chamativo, ainda é possível escolher uma das paredes para usar a cor neon e pode ser feito da mesma maneira com os objetos decorativos desse cômodo. 


Uma boa dica aqui é deixar o neon se destacar, criando uma composição mais moderna e descolada. Por isso, procure explorar esse recurso de preferência em uma parede sem outros adereços decorativos, evidenciando apenas a iluminação. 


Quarto


Usar neon na decoração do quarto é fácil, basta você encontrar os componentes que mais combinam com o estilo de decoração do cômodo e com a sua personalidade. Um quarto de casal com decoração minimalista, por exemplo, pode ter letreiros ou uma peça que se destaque no espaço, mas sem exageros para seguir a linha da decoração já existente. Assim como no caso de um quarto de adolescente que pode explorar melhor componentes em neon, deixando o espaço cheio de vida e personalidade.


No quarto de casal, é possível criar um ambiente romântico, sofisticado e intimista com o neon, já no de criança, é interessante explorar essa iluminação para tornar o cômodo mais divertido e lúdico. Outra maneira de explorar o neon nesse cômodo é na roupa de cama, que ajuda a dar um destaque incrível e deixa o ambiente mais moderno e descolado. 


Cozinha


Nesse cômodo, o neon pode ser implantado na decoração através de luzes de LED nos componentes que já fazem parte do ambiente. Por exemplo, os balcões e bancadas podem contar com luzes de LED direcionadas com cores neon, que vão ajudar a deixar o ambiente com um efeito incrível. Assim, objetos que remetem a cozinha na cor neon podem ajudar a deixar o lugar descontraído e divertido. 


Banheiro


E quem achou que o banheiro ficaria de fora da nossa lista errou! Muito pelo contrário, o banheiro é outro cômodo que pode explorar muito bem a iluminação neon na decoração. Ela costuma ser colocada ao redor do espelho e da pia, assim, é possível deixar o cômodo mais elegante e diferente. Para banheiros maiores, conhecidos como salas de banheiro, uma ótima ideia é incluir o neon na estrutura da banheira de hidromassagem, promovendo ainda mais destaque para a peça de luxo. 


Home office


Para quem trabalha em casa, é importante montar um cantinho tranquilo e adequado para a hora do trabalho. Quem preza pela tranquilidade na hora de trabalhar costuma apostar em cores mais claras, como o amarelo, que faz parte da paleta neon. Já quem precisa de mais estímulos e criatividade pode usar tons mais fortes como o rosa, seja com um letreiro, uma palavra ou um objeto feito de luz neon. A decoração em neon vai ajudar, ainda, a tornar o espaço mais descontraído e moderno.


Outras formas de usar o neon na decoração da sua casa


Se você gosta de ousar e prefere o estilo diferentão na hora da decoração, uma boa ideia é usar uma cor neon na porta da casa, o que ajuda a promover mais glamour na decor da sua casa ou apartamento. Você pode, também, escolher a cor que mais te agrada na paleta neon e usá-la na casa por completo, como nas paredes e peças decorativas.


Cadeiras com cores neon são outra ótima ideia de inserir o neon na sua casa e podem ser colocadas em qualquer cômodo. Elas ajudam a deixar o ambiente mais divertido e alegre, além de darem um destaque exclusivo para o móvel. Um tapete neon também se destaca em qualquer ambiente onde ele seja inserido e é uma forma prática e simples de colocar o neon na decoração sem precisar de grandes investimentos.


Com relação aos letreiros em neon, para evitar que os fios fiquem muito expostos e acabem com sua decoração, uma boa dica é colocá-los em uma parede da mesma cor dos fios. 


Como podemos observar, você pode explorar a paleta neon de diversas maneiras na decoração da sua casa, basta escolher a que mais te agrada e combina com o seu estilo! A Nova Época Imóveis espera que você tenha gostado do nosso post e que ele te ajude a ser criativo na hora de decorar sua casa ou apartamento! 
 

 

 

Escrito por Mariana Carvalho

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp
Ao enviar, aceito a Política de Privacidade
Ferramentas Úteis
ComponenteVariávelValor
Geral--primary-color
Geral--secondary-color
Geral--contrast-for-primary
Geral--text-color
Header--header-background
Header--header-menu-principal-item-foreground
Header--header-favoritos-foreground
Header--header-central-de-vendas-background
Header--header-central-de-vendas-foreground
Header--header-menu-escondido-background
Header--header-menu-escondido-item-background
Header--header-menu-escondido-item-foreground
Header--header-submenu-background
Header--header-submenu-foreground
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color-contrast
Vitrine--card-modelo-primary-color
Vitrine--card-modelo-primary-color-contrast
footer--footer-background
footer--footer-item-foreground
footer--footer-item-foreground-hover
O conteúdo abaixo você irá colar no arquivo "/helpers/defaultCSS.twig":