Conheça as melhores opções de pia para banheiros menores

16/11/2022min de leitura

Depois da necessidade do distanciamento social no auge da pandemia do Covid-19, as pessoas passaram a prezar muito mais pelo conforto dentro de casa. Com isso, o modelo de casa ideal passou a incluir vários banheiros, em um número compatível com as necessidades da família, com o intuito de, principalmente, facilitar a rotina. 


No entanto, muitas pessoas ainda encontram dificuldades no melhor aproveitamento dos espaços existentes dentro de casa, sendo o banheiro uma das áreas de maior dificuldade. A escolha da pia para banheiros pequenos, por exemplo, envolve não só o design da bancada e da cuba, mas também como esses itens se encaixam no pequeno espaço disponível ali. Por isso, é preciso optar por modelos que sejam proporcionais ao espaço. 


É fato que todo ambiente representa um desafio de projeto para os decoradores, designers e arquitetos de interiores. No entanto, nada se compara aos banheiros e lavabos. Isso porque mesmo sendo ambientes muito compactos, necessitam de todos os equipamentos básicos para funcionar. Nesse contexto, colocar todos esses itens na planta pode ser um verdadeiro quebra-cabeças. 


Para ajudar nessa missão, a Nova Época Imóveis listou algumas alternativas diferentes de pia para banheiros compactos, assim, fica mais fácil escolher qual a pia que mais combina com você e suas necessidades. Se você está procurando por mais dicas de decoração ou informações sobre o mercado imobiliário, não se esqueça que nosso blog está cheio de conteúdos!


Bancadas de canto


Diferentes situações pedem por diferentes recomendações de pias. Por isso, dependendo da área do ambiente versus as aberturas de vãos, como janelas e portas, por exemplo, pode não haver outra opção melhor para o layout do seu banheiro compacto do que a pia de canto. Até existem no mercado louças moldadas para esse propósito. 


No entanto, ainda é possível mandar fazer um móvel sob medida com um tampo de pedra recortado especialmente para essa situação. Nesse caso, uma ótima opção de cuba seria a do tipo redonda, com 30 a 35 cm de diâmetro. 


Cubas redondas e quadradas


Seguindo a recomendação acima, podemos nos surpreender com a grande quantidade de variados formatos e tamanhos de cubas para banheiro disponíveis no mercado. Dentre as melhores opções para ambientes pequenos, as cubas de apoio redondas e quadradas são os modelos ideais no caso de banheiros. Essas peças devem ter medidas de 30 a 35 cm de largura e comprimento e 9 a 25 cm de altura. 


Dependendo da situação, as cubas ainda podem ser acompanhadas de torneira de bancada ou parede. São materiais muito usados na fabricação de pias para banheiros: porcelana ou louça, vidro, resina, inox, cerâmica, madeira e pedra esculpida. 


Bancadas estreitas


Cubas redondas de 35 cm e as quadradas de 40 cm também são adequadas para banheiros mais compactos. Suas medidas são mínimas, no entanto, mesmo assim o espaço do ambiente pode ser limitado demais e só oferece espaço suficiente para uma pia estreita. Uma boa dica, nesse caso, é procurar reduzir a área da bancada para 30 cm ou menos nas zonas além da pia, além de usar modelos de cubas de semi encaixe. 


No caso de a área da bancada ser reduzida, é provável que a cuba fique encostada muito próxima da parede do banheiro. Por isso, para evitar que a umidade respingue numa parede sem revestimento ou se infiltre entre reajustes de revestimentos, é importante prever uma faixa de rodabanca sobre o tampo do gabinete, que deve ser alto, em torno de 7 a 15 cm. 


Área mínima


No caso de não ter mais nada livre além da área mínima da própria pia, é possível recortar um tampo em um desenho para ajudar a garantir a sustentação da cuba. Você também pode mandar fazer, sob medida, um gabinete com o tamanho exato, em largura e profundidade, da cuba. Modelos em formato quadrado e retangulares são ideais para otimização de espaço de planta, tendo medidas em torno de 20 cm de profundidade.


Se seu banheiro é daqueles antigos ainda não reformados, é possível, ainda, instalar uma pia lavatório, que fica apoiada sobre uma coluna de porcelana. Para aproveitar a peça sem precisar reformar o ambiente, uma solução de otimização de espaço são os gabinetes em formato de meia lua, com encaixe para a coluna. 


Cubas encaixadas e esculpidas


Assim como sugerido brevemente alguns itens acima, uma outra alternativa boa a ser levada em consideração são as cubas de semi encaixe. Para quem não está familiarizado, são aquelas pias que ficam parcialmente embutidas na pedra, mas com uma parte exposta para além dela. Seu formato também favorece a utilização de bancadas e gabinetes com menor profundidade. 


Já no caso das cubas esculpidas, existem alguns detalhes sobre seu uso que podem fazer um banheiro pequeno parecer maior e não tem nada a ver com as medidas da peça, mas com as características no seu design, como a inexistência de recortes ou bordas aparentes que ajudam a matar desníveis, bordas e limites, por exemplo. Além disso, existe ainda a possibilidade de ter um ralo oculto, que deixa o visual do banheiro mais clean e chique.


Com todas essas ideias, a Nova Época Imóveis espera que fique mais fácil aproveitar, da melhor forma possível, o espaço do seu banheiro mais compacto! E lembre-se, temos muitas outras dicas de decoração e informações importantes sobre o mercado imobiliário no nosso blog, não deixe de dar uma conferida!  
 

 

 

Escrito por Mariana Carvalho

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp
Ao enviar, aceito a Política de Privacidade
Ferramentas Úteis
ComponenteVariávelValor
Geral--primary-color
Geral--secondary-color
Geral--contrast-for-primary
Geral--text-color
Header--header-background
Header--header-menu-principal-item-foreground
Header--header-favoritos-foreground
Header--header-central-de-vendas-background
Header--header-central-de-vendas-foreground
Header--header-menu-escondido-background
Header--header-menu-escondido-item-background
Header--header-menu-escondido-item-foreground
Header--header-submenu-background
Header--header-submenu-foreground
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color-contrast
Vitrine--card-modelo-primary-color
Vitrine--card-modelo-primary-color-contrast
footer--footer-background
footer--footer-item-foreground
footer--footer-item-foreground-hover
O conteúdo abaixo você irá colar no arquivo "/helpers/defaultCSS.twig":