Conheça as vantagens de usar divisórias de drywall no projeto da sua casa

01/02/2024min de leitura

Você já pensou em dividir alguns ambientes da sua casa, mas ainda não sabe como? A divisória de drywall é uma ótima solução para quem deseja ou precisa reformar a casa com pouco dinheiro e em menos tempo. Para quem ainda não está familiarizado com o termo, o drywall é um sistema de construção a seco, composto por estruturas de aço e chapas de gesso. Ele ainda é conhecido por ser muito versátil.


Diferente da construção convencional, geralmente feita com tijolo e cimento, o drywall tem seu centro oco, ocupado apenas pela fiação elétrica, hidráulica ou por isolamentos térmico e acústico. Além disso, também é comum o drywall ser conhecido como “parede de gesso acartonado”, uma vez que as chapas de gesso são feitas com miolo de gesso e faces em papel cartão. Isso vai permitir com que a parede seja feita em diferentes formatos, até mesmo com curvas ou cortes.


A divisória de drywall tem muitas vantagens e, entre elas, a principal é que ela pode ser feita conforme as suas necessidades e o seu gosto. Com isso, é possível usá-la para várias coisas, como criar novos ambientes, separar cômodos ou até mesmo criar móveis funcionais para facilitar a sua rotina em casa. Ficou curioso para conhecer mais sobre esse sistema de construção a seco e suas vantagens? Então está no lugar certo!


A Nova Época Imóveis preparou esse post com tudo o que você precisa saber sobre as divisórias de drywall, suas vantagens e algumas dicas de como é possível usá-las dentro de casa, assim, você pode entender se essa solução se encaixa nas suas necessidades. Para mais dicas sobre o mercado imobiliário, de construção ou sobre decoração, não deixe de nos acompanhar aqui pelo blog e em nossas redes sociais!


O que é divisória de drywall?


Antes de mais nada, vamos explicar um pouco mais sobre o que é essa divisória. Conforme comentamos mais acima, a divisória de drywall nada mais é do que um sistema de construção de gesso acartonado que tem uma instalação fácil e rápida, que não faz sujeira e tem muitas possibilidades de uso. Além disso, elas ainda são resistentes ao fogo, à umidade e já vem prontas para a instalação.


Conforme comentamos mais acima, divisórias de drywall são paredes internas que podem ser retas ou curvas, podendo ter uma ou mais camadas de placas de drywall. Para sua instalação, as divisórias são parafusadas em uma estrutura metálica, compondo um sistema eficiente caso você necessite de isolação térmica e acústica, ao passo que tem um excelente aproveitamento do espaço interno do imóvel.


Vantagens de usar divisórias de drywall

 

  • Custo-benefício;
  • Material leve e econômico;
  • Componentes recicláveis;
  • Resistência;
  • Pouca sujeira;
  • Manutenção simples;
  • Instalação rápida;
  • Potencial termoacústico.


No entanto, mesmo que a resistência seja uma de suas vantagens, a divisória de drywall não é tão resistente a impactos quanto uma parede de alvenaria, somente ao fogo e à umidade, conforme dito mais acima. É possível torná-la mais forte com o uso de reforços por dentro, como madeira ou chapas metálicas.


Ideias de como usar divisórias de drywall


Agora que já entendemos o que são essas divisórias e quais as suas vantagens, vamos falar um pouco de como usá-las? Conforme adiantamos mais acima, uma das vantagens do drywall é sua versatilidade, logo, é possível fazer uma parede para transformar o espaço de acordo com a sua necessidade do momento. Caso, mais tarde, você não queira mais a parede, é fácil derrubá-la, uma vez que ela não interfere na estrutura da casa.


Abaixo listamos algumas ideias de como usar divisórias de drywall no projeto da sua casa que vão te ajudar não só a transformar o seu espaço, mas também a deixá-lo mais prático e funcional para a rotina da casa:


Para criar um closet no quarto


Você tem um quarto grande e gostaria de aproveitar melhor seu espaço? Então vale a pena fazer uma parede de drywall dentro dele para criar um ambiente para um closet planejado. Não precisa ser um closet muito grande, é possível ocupar apenas o espaço que seria de um guarda-roupa comum para fazer os armários e gaveteiros. Não esqueça de tirar a metragem do quarto antes para calcular com antecedência o local do closet e dos móveis.


É muito comum que a lateral do quarto seja o melhor espaço para fazer um closet, porém, isso não é regra. Você também pode fazê-lo atrás da cama ou em um dos cantinhos do cômodo.


Para separar a cozinha da sala de estar


Atualmente, é muito comum que apartamentos e lofts mais modernos sejam feitos no conceito aberto, tornando o espaço mais funcional. Porém, caso você não goste muito desse design, uma boa ideia é investir na divisória de drywall para separar os ambientes, ao passo que ainda garante mais privacidade para os moradores. 


Caso você ainda pense em instalar uma bancada de granito na parede drywall, é importante que ela seja reforçada na parede interna para poder aguentar o peso da pedra. Por isso, se estiver nos seus planos fazer uma parede de drywall convencional, ou seja, de gesso, procure não usar pedras muito pesadas. Nesse caso, dê preferência a materiais mais leves e consistentes, como a madeira.


Para fazer um pequeno escritório na sala


Com a pandemia da Covid-19, muitas pessoas começaram a trabalhar em casa por conta do home office e do regime híbrido que muitas empresas passaram a adotar. No entanto, nem todo mundo tem o espaço necessário para separar a área de lazer do trabalho, em um ambiente confortável onde você consiga se concentrar no que precisa fazer.


Uma boa dica é aproveitar um dos cantinhos vazios da sala de estar ou do próprio quarto para fazer um mini escritório simples e confortável, um espaço exclusivo para trabalhar durante o dia sem se distrair com as coisas de casa.


Para otimizar espaço 


A parede de drywall com porta de correr embutida é outra opção de divisória ótima para quem precisa otimizar espaço no quarto ou no banheiro, por exemplo. Muitos projetos modernos estão investindo no drywall para embutir móveis e portas na parede, para ganhar mais espaço na decoração. 


O processo para embutir a porta de correr é simples, basta que uma parte da parede de alvenaria seja quebrada e nesse espaço pode ser instalado todo o sistema de porta de correr. Em seguida, é feita uma parede de drywall para dar um acabamento melhor. Porém, para quem pensa em fazer isso, é fundamental verificar com um engenheiro se é possível quebrar a parede de alvenaria antes de mais nada, pois algumas paredes são parte da estrutura do imóvel.


Gostou do nosso post? A Nova Época Imóveis espera que com ele você tenha conseguido compreender o que são as divisórias de drywall, além das suas vantagens e como usá-las na sua casa para otimizar o espaço e criar mais privacidade. Não deixe de acessar www.novaepoca.com.br para conferir os imóveis que temos em nosso catálogo!

 

Escrito por Mariana Carvalho

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp
Ao enviar, aceito a Política de Privacidade
Ferramentas Úteis
ComponenteVariávelValor
Geral--primary-color
Geral--secondary-color
Geral--contrast-for-primary
Geral--text-color
Header--header-background
Header--header-menu-principal-item-foreground
Header--header-favoritos-foreground
Header--header-central-de-vendas-background
Header--header-central-de-vendas-foreground
Header--header-menu-escondido-background
Header--header-menu-escondido-item-background
Header--header-menu-escondido-item-foreground
Header--header-submenu-background
Header--header-submenu-foreground
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color-contrast
Vitrine--card-modelo-primary-color
Vitrine--card-modelo-primary-color-contrast
footer--footer-background
footer--footer-item-foreground
footer--footer-item-foreground-hover
O conteúdo abaixo você irá colar no arquivo "/helpers/defaultCSS.twig":