Conheça as vantagens do isolamento acústico no condomínio

19/10/2023min de leitura

O isolamento acústico é um fator que está se tornando uma preocupação cada vez mais comum atualmente, principalmente para quem mora em apartamento. Isso porque o barulho excessivo que vem dos vizinhos, tráfego de carros, obras e de outros fatores externos podem incomodar muito e impactar de maneira negativa na vida dos moradores do espaço. 


Nesse contexto, o investimento em isolamento acústico para apartamentos oferece muitos benefícios que vão além de apenas um conforto sonoro. Você já sabia da existência do isolamento acústico para condomínios? O conforto e a tranquilidade que essas unidades oferecem para seus moradores valorizam e muito o imóvel. 


Quer saber mais sobre o assunto e conhecer as principais vantagens desse tipo de isolamento? Então chegou ao lugar certo! A Nova Época Imóveis preparou esse post para apontar como o isolamento acústico pode tornar o ambiente onde você mora mais tranquilo e saudável. Para conhecer melhor o mercado imobiliário, nossos imóveis e dicas de decoração, não deixe de acompanhar nossas redes sociais e nosso blog!


Por que é importante ter isolamento acústico em seu apartamento?


Escolher morar em apartamento tem suas várias vantagens, pois garante muitas comodidades, especialmente os lançamentos mais recentes que trazem ainda mais inovações que facilitam nosso dia a dia. Porém, como podemos observar mais acima, a elevada exposição a barulhos pode causar danos à saúde física e mental dos moradores. Os ruídos indesejados das áreas compartilhadas, como os corredores, as áreas de lazer e os espaços adjacentes podem perturbar o sono, aumentar os níveis de estresse e de ansiedade.


Além disso, outros problemas mais graves de saúde, como hipertensão e problemas cardiovasculares, também podem ser causados nesses casos. Por isso, quem mora em uma unidade que não conta com isolamento acústico no condomínio não está livre da interferência constante dos ruídos externos vindos da rua. Esses ruídos ainda prejudicam a concentração, a produtividade e a capacidade de relaxar em casa.


No caso das pessoas que trabalham no formato home office ou tem condições específicas, como crianças, bebês e pessoas idosas, por exemplo, são as mais afetadas por essa falta do isolamento acústico. 


Quais as vantagens de ter isolamento acústico no condomínio?


O isolamento acústico surge como uma solução fundamental para diminuir esses impactos negativos. Entre as diversas vantagens de contar com esse isolamento, encontramos:

 

  • Ambiente mais sereno e tranquilo – uma das principais vantagens dessa proteção é o aumento do conforto e da qualidade de vida nos ambientes;
  • Menos estresse – a falta de ruídos indesejados o dia inteiro ajuda a reduzir o estresse de morar em apartamentos;
  • Melhor qualidade de sono – a cidade grande não para, o que significa que em algumas localizações os ruídos vindos da rua podem durar o dia todo, atrapalhando o sono;
  • Valoriza o imóvel – o fato de o imóvel ter isolamento acústico é importante para a valorização dos espaços no mercado;
  • Garante mais privacidade – essa proteção proporciona mais privacidade para os moradores, pois reduz consideravelmente a transmissão de sons entre os apartamentos;
  • Flexibilidade no uso dos espaços – com um ambiente acusticamente isolado, é possível ter diferentes atividades acontecendo simultaneamente em cômodos adjacentes sem interferências sonoras;
  • Aumento da produtividade – com maior privacidade e menos estresse, o isolamento acústico permite que as pessoas que trabalham ou estudam em casa possam se concentrar melhor nas suas tarefas, gerando o aumento da produtividade.


Além disso, um isolamento sonoro bem feito evita que você tenha problemas com os ruídos vindos do playground e a música alta do salão de festas aos fins de semana não cheguem nos ouvidos dos moradores. No caso de obras realizadas no condomínio, essa proteção é mais uma qualidade que agregará muito no dia a dia dos moradores. 


Para finalizar, podemos dizer que essa característica ajuda a valorizar muito a propriedade. É um diferencial entre as construções atuais, que estão cada vez mais reduzidas e próximas umas das outras. 


Como é feito o processo de isolamento acústico?


No que diz respeito ao processo em si, sua instalação dependerá do local e do tipo de técnica que melhor se adequa a ele. O isolamento sonoro pode ser feito em cada parte do condomínio de maneiras específicas. Por exemplo, em áreas de lazer que ficam na cobertura, uma maneira de isolar o som é ter uma laje dupla. 


Além disso, para esse tipo de proteção, também podem ser usados materiais como Neoprene, forro de gesso duplo, manta de polietileno expandido, tubos bipartidos em lã de rocha e amortecedores especiais. 


Onde fazer o isolamento acústico no seu apartamento?


O isolamento acústico pode ser feito em qualquer ambiente de um apartamento. Logo, suas técnicas podem ser aplicadas na cozinha, no quarto, no banheiro, na sala de estar, no escritório, entre outros. Além disso, ainda é possível colocar alguma barreira para som nas janelas, para proteger a entrada de ruídos externos.


Nesse contexto, é importante que a gente deixe claro que o isolamento sonoro pode ser aplicado em:

 

  • pisos;
  • tetos;
  • janelas;
  • paredes;
  • portas.


A Nova Época Imóveis espera que você tenha compreendido todas as vantagens de optar por um imóvel que conta com isolamento acústico. 
Não deixe de conferir nosso site, temos mais de 18 mil imóveis de todos os tipos em todas as principais regiões do município do Rio de Janeiro
 

 

 

Escrito por Mariana Carvalho

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp
Ao enviar, aceito a Política de Privacidade
Ferramentas Úteis
ComponenteVariávelValor
Geral--primary-color
Geral--secondary-color
Geral--contrast-for-primary
Geral--text-color
Header--header-background
Header--header-menu-principal-item-foreground
Header--header-favoritos-foreground
Header--header-central-de-vendas-background
Header--header-central-de-vendas-foreground
Header--header-menu-escondido-background
Header--header-menu-escondido-item-background
Header--header-menu-escondido-item-foreground
Header--header-submenu-background
Header--header-submenu-foreground
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color-contrast
Vitrine--card-modelo-primary-color
Vitrine--card-modelo-primary-color-contrast
footer--footer-background
footer--footer-item-foreground
footer--footer-item-foreground-hover
O conteúdo abaixo você irá colar no arquivo "/helpers/defaultCSS.twig":