Conheça as vantagens e desvantagens de morar em um imóvel na cobertura

12/09/2022min de leitura

A Nova Época Imóveis já falou em vários posts aqui no blog sobre o processo de compra de um imóvel e sobre todas as decisões que devem ser tomadas para fazer a melhor escolha para você, sua família e suas necessidades. Afinal, estamos falando de um sonho que vai demandar um grande investimento do seu orçamento e, por isso, esclarecer algumas questões pode ser fundamental para que a escolha certa seja feita.


Por isso, quem pensa em adquirir um apartamento de cobertura precisa se inteirar sobre tudo o que envolve essa aquisição. Antes de tomar qualquer decisão, é essencial compreender como, de fato, funciona esse tipo de imóvel e isso vai incluir suas vantagens e desvantagens. Isso porque optar por um imóvel no último andar com vista privilegiada vai exigir um investimento ainda maior se comparado aos demais apartamentos. 


Para te ajudar a entender todas as características, vantagens e desvantagens de escolher comprar um imóvel na cobertura, a Nova Época Imóveis trouxe esse post com tudo o que você precisa saber antes de tomar qualquer decisão. Lembre-se: esse é um investimento um pouco maior do que um apartamento comum, por isso, é preciso entender todas as nuances para garantir que sua decisão seja a mais assertiva possível. Para mais informações entre em contato com um dos nossos corretores, temos vários tipos de imóveis, inclusive coberturas, no nosso portfólio! Venha realizar esse sonho conosco! 


Qual a diferença do apartamento com cobertura e do comum?


Antes de falar sobre as vantagens e desvantagens, primeiro é preciso compreender tudo o que diferencia esse tipo de imóvel dos outros. Como o nome mesmo sugere, a característica que mais define um apartamento que é cobertura é que o imóvel se localize no último andar do edifício. Para um apartamento ser cobertura, não vai depender da existência de uma área de lazer, mas geralmente conta com alguns diferenciais, como piscina, varanda gourmet, terraço e outros recursos de uso exclusivo dos moradores do imóvel, principalmente no caso do setor imobiliário de alto padrão. 


Qual a diferença entre cobertura e duplex/triplex?
Nem sempre um apartamento na cobertura é duplex/triplex e esses termos não estão diretamente relacionados, ou seja, não necessariamente eles andam lado a lado. Apartamentos duplex ou triplex são imóveis divididos por dois ou três pavimentos, respectivamente, conectados por alguma interligação, como uma escada ou um elevador. Nem sempre um apartamento na cobertura vai ser duplex/triplex, mas em alguns casos ele é. 


Qual a diferença entre uma cobertura e uma penthouse?


Por mais que uma penthouse também fique localizada no último andar de um edifício, o que diferencia esse tipo de imóvel de um apartamento cobertura é o seu nível de espaço e de luxo. A penthouse costuma ser um apartamento luxuoso de alto padrão que também possui um espaço externo. A penthouse costuma estar relacionada a sofisticação, conforto e qualidade de vida, no entanto, seu investimento também é maior. 


Vantagens de comprar um apartamento na cobertura


1. Maior área útil


Por serem localizados no último pavimento do edifício, as coberturas costumam ter uma área útil maior que os outros apartamentos do condomínio. Por isso, quem pensa em adquirir um imóvel desse tipo geralmente é mais espaçoso, principalmente no caso de famílias com filhos, quando o espaço é um fator de grande relevância. Nesses casos, a cobertura é uma excelente opção, visto que o seu lar terá uma área bem mais ampla. 


2. Vista privilegiada


Essa é, sem dúvidas, uma das principais vantagens de morar em um apartamento na cobertura, pois a vista que esse tipo de imóvel possui é privilegiada. Justamente por estar localizado no último andar do edifício, a vista desses imóveis é diferenciada, às vezes até panorâmica, da cidade. Certamente uma bela vista vai gerar boas experiências e qualidade de vida. 


3. Distância do barulho


Morar em uma cobertura é sinônimo de ficar um pouco mais longe do barulho. Por se localizar no último andar, os ruídos da cidade, como buzinas, falatório, sirenes e outros sons desagradáveis, que costumam incomodar muitas pessoas, chegam até o seu apartamento em um volume consideravelmente mais baixo. Resumindo, uma vida mais tranquila. 


4. Planta mais flexível


Como o apartamento na cobertura costuma ser um local com espaço extra, isso permite uma série de personalizações em sua ampla planta. Isso significa que os proprietários desse tipo de imóvel têm maior flexibilidade para deixar o apartamento do jeito que preferirem. Inclusive, muitas vezes a área externa das coberturas é muito bem trabalhada, como já dissemos antes, incluindo terraços, piscinas, espaço gourmet, entre outros.


5. Mais ventilação e iluminação privilegiada


Por se localizarem nos pontos mais altos dos edifícios, esses tipos de imóveis contam com uma melhor iluminação natural e maior circulação de ar se comparado com os apartamentos mais baixos. Isso vai influenciar diretamente no bem-estar que o imóvel proporciona aos moradores, além de contribuir para a economia de energia. 


6. Alto potencial de valorização


Já falamos aqui que o investimento em um apartamento cobertura é um pouco maior do que o normal e quando se trata de investir em imóveis desse tipo, é certo que o potencial de valorização do espaço é muito grande. Com uma planta diferenciada e ampla metragem, esse tipo de imóvel tem um futuro promissor como parte do patrimônio, principalmente levando em consideração as incríveis e diferenciadas áreas externas que muitas vezes eles possuem.


Desvantagens de comprar um apartamento na cobertura


1. Preço maior


Apesar de todas as vantagens listadas, morar em uma cobertura também tem suas desvantagens, como sair muito caro, por exemplo. No entanto, se trata de um bom investimento, que tende a valorizar e dar retorno com o tempo, conforme falado acima. No final, vai caber a você avaliar os benefícios para estudar se vale a pena ou não o investimento, afinal, você estará investindo na sua qualidade de vida. 


2. Problemas de baixa pressão da água


Esse é outro ponto que pode decepcionar, pois, por se tratar do último apartamento do edifício, a força com que a água cai nas coberturas costuma ser fraca, pois a pressão é menor se comparada com os outros apartamentos em andares inferiores, levando em consideração que a caixa d’água fica no topo do prédio. No entanto, essa é uma desvantagem que possui solução, basta comprar um chuveiro pressurizador e você ganhará mais pressão na hora do banho. 


3. É mais fácil ocorrerem problemas de infiltração


Outra desvantagem é a facilidade que esse tipo de imóvel tem de ter infiltrações. Só d ser um apartamento, o imóvel já é mais suscetível a ter problemas de infiltração. No caso das coberturas, essa situação é ainda mais propensa a acontecer. Além disso, no caso de encharcamentos causados por fortes chuvas, a responsabilidade cairá sobre o proprietário do imóvel. 


4. Fica mais distante das áreas comuns do edifício


Assim como uma das vantagens é estar mais longe do chão e, consequentemente, do barulho, essa também pode ser uma desvantagem. Isso porque esse tipo de imóvel fica mais distante das áreas comuns do prédio. Isso pode representar um problema, para alguns, no caso de famílias com filhos pequenos, por exemplo, pois fica mais difícil supervisioná-los. 


5. Mais suscetível a variações climáticas


Por se localizarem no último andar das edificações, os apartamentos na cobertura ficam mais expostos às variações climáticas. Os ventos são mais fortes, o que pode baixar a temperatura no inverno, o sol bate diretamente em todo o imóvel, o que pode ser forte no verão. Porém, essa é outra desvantagem que é possível melhorar, pois existem vários recursos arquitetônicos e decorativos que podem amenizar essa situação. 


Como podemos observar, essa escolha tem alguns fatores determinantes, como o tamanho da sua família e suas necessidades, ou seja, se você deseja um espaço maior e mais privacidade e segurança. 


Gostou do post? Não deixe de conferir o blog da Nova Época Imóveis para mais dicas e informações importantes do mercado imobiliário! E caso você esteja à procura de um imóvel, seja ele novo ou usado, na cobertura ou um apartamento comum, não deixe de conferir nosso site e fale com um dos nossos corretores! Temos mais de 16 mil imóveis para todos os estilos! 
 

 

 

Escrito por Mariana Carvalho

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp
Ao enviar, aceito a Política de Privacidade
Ferramentas Úteis
ComponenteVariávelValor
Geral--primary-color
Geral--secondary-color
Geral--contrast-for-primary
Geral--text-color
Header--header-background
Header--header-menu-principal-item-foreground
Header--header-favoritos-foreground
Header--header-central-de-vendas-background
Header--header-central-de-vendas-foreground
Header--header-menu-escondido-background
Header--header-menu-escondido-item-background
Header--header-menu-escondido-item-foreground
Header--header-submenu-background
Header--header-submenu-foreground
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color-contrast
Vitrine--card-modelo-primary-color
Vitrine--card-modelo-primary-color-contrast
footer--footer-background
footer--footer-item-foreground
footer--footer-item-foreground-hover
O conteúdo abaixo você irá colar no arquivo "/helpers/defaultCSS.twig":