Conheça o bairro de Laranjeiras no Rio de Janeiro e as vantagens de morar nele

02/01/2023min de leitura

Conhecido como um dos bairros mais tradicionais e antigos da cidade do Rio de Janeiro, o bairro de Laranjeiras é o próximo que a Nova Época Imóveis vai falar aqui no blog. O bairro de Laranjeiras é um dos mais aprazíveis da Cidade Maravilhosa, com ruas conservadas, de clima ameno e bem arborizadas, ajudando na melhor qualidade de vida dos moradores. Já chamado de “Vale das Laranjeiras”, você também encontra na região casarões ajardinados e chácaras.


Localizado na Zona Sul do Rio e vizinho dos bairros de Botafogo e do Flamengo, o bairro de Laranjeiras é um dos mais antigos da cidade. Ocupado ainda no século XVII, a região abriga até hoje importantes construções, como o Palácio Guanabara, sede do Governo do Estado, e o Palácio Laranjeiras, conhecida como residência oficial do governador. Sua atmosfera familiar e o bom índice de qualidade de vida são algumas das razões por esta ser uma das melhores opções para morar.


Se interessou em saber mais sobre o bairro e como é morar nele? A Nova Época Imóveis preparou esse post com tudo o que você precisa saber sobre como é morar nessa região e as vantagens de escolhê-la como seu lar. E não se esqueça, nós temos imóveis disponíveis em todas as regiões do Rio, inclusive no bairro de Laranjeiras. Por isso, se você está procurando por um novo imóvel para chamar de casa, entre em contato com um dos nossos corretores, eles estão sempre disponíveis no nosso site e nas redes sociais para te ajudar com o que for necessário!


Sobre o bairro de Laranjeiras


O bairro de Laranjeiras é uma das regiões do Rio que, apesar da especulação imobiliária, ainda conservam algumas características admiradas pelos antigos cariocas, como uma grande extensão de verde e temperaturas mais amenas. Mesmo sendo bastante verticalizado por prédios de apartamentos que predominam no bairro, atualmente o bairro ainda conserva muitas características peculiares, como ruas bem arborizadas e sombreadas.


Com isso, podemos concluir que o bairro tem um clima bem fresco e agradável, mesmo com suas ruas de tráfego intenso. Com mais de 45 mil habitantes, esse bairro é bastante frequentado pela classe média alta e classe alta da cidade do Rio. Sua principal via de acesso é a Rua das Laranjeiras, local que concentra a maioria do comércio da região. Além dela, o bairro possui outras ruas e avenidas bem movimentadas, como a Rua Cardoso Júnior, a Rua Pinheiro Machado, a Rua Conde de Baependi e a Rua General Glicério. 


O bairro de Laranjeiras é vizinho de alguns bairros bem conhecidos do Rio, como o Catete, o Flamengo, Santa Teresa, Botafogo, Catumbi, Cosme Velho e Rio Comprido. Com isso, podemos observar que a região é bem próxima de outros bairros tanto da Zona Sul como da Zona Norte, sendo muito bem localizado. 


Vantagens de morar no bairro de Laranjeiras


Além da localização privilegiada, como dissemos acima, existem outras vantagens que atraem cada vez mais pessoas para a região. São elas:


1. Fácil acesso e boa linha de transportes 


No que se refere ao transporte, Laranjeiras tem como principal vantagem ser localizada bem perto do Largo do Machado, facilitando muito o acesso às demais regiões da capital carioca. É nesse local, inclusive, que fica a estação de metrô mais próxima da região. Mas além dessa opção, o bairro também é muito bem interligado ao resto da cidade do Rio de Janeiro através do sistema de ônibus. 


Por isso, quem decide alugar ou comprar uma casa ou um apartamento para morar em Laranjeiras, mas estuda ou trabalha em outros pontos da cidade, não precisa se preocupar, pois não vai encontrar problemas em realizar o deslocamento necessário com eficiência. 


2. Boas opções de lazer


O bairro de Laranjeiras tem diversas opções de lazer, até mesmo para quem tem uma vida noturna agitada. O Largo do Machado, região que faz divisa com o Catete e Flamengo, oferece muitas atrações para quem gosta de reunir amigos e família, sendo uma delas a feirinha de artesanato realizada na Praça do Largo do Machado, em frente à Paróquia Nossa Senhora da Glória. A feira ocorre em momentos esporádicos e geralmente aos fins de semana. 


O Parque Guinle, localizado na Rua Paulo César de Andrade, preserva uma parte da vegetação da Mata Atlântica e é outra opção de lazer. Lá você encontra uma lagoa artificial e espaços onde é possível praticar exercícios físicos. O Palácio Guanabara abre suas portas para o público aos sábados e é outra opção para quem deseja saber mais sobre a história da região. 


Além disso, o bairro ainda conta com boas opções de bares e restaurantes. A Praça São Salvador, por exemplo, é um lugar tipicamente boêmio e possui diversos bares e restaurantes ao redor.  O Armazém Cardosão é outra opção de bar onde você encontra refeições completas, além de lanches e vários outros tipos de cerveja. 


3. Diferentes opções de comércio e serviços


Quando falamos do setor de comércio e serviços, podemos dizer que o bairro de Laranjeiras não decepciona, pois possui ótimas mercearias, supermercados, lavanderias, farmácias, academias, clínicas e muito mais. A região de General Glicério, por exemplo, engloba ruas como Professor Estelita Lins e Belisário Távora, que recebe, nos fins de semana, uma feira muito popular na vizinhança. Nela é possível encontrar queijos, biscoitos artesanais, bolos e um brechó com vários itens confeccionados por artesãos locais. 


4. Ótima infraestrutura


A infraestrutura desse bairro é outra vantagem de morar nele. A região conta com várias opções de instituições de ensino para quem tem filhos, além de diversas lojas, supermercados e agências bancárias. Além disso, o Shopping Laranjeiras Mall e a Galeria das Laranjeiras são outras opções de lazer, com inúmeras lojas, opções de alimentação e serviços variados. 


A preservação da área verde no bairro é um dos seus maiores benefícios, pois ajuda a tornar as temperaturas mais amenas do que a média da cidade do Rio, especialmente durante o verão, melhorando a qualidade de vida dos moradores da região. Tradicional, histórico e seguro, o bairro de Laranjeiras é a escolha certa para quem busca bem-estar e conforto. 


Gostou do nosso post? Se você se interessou pelo bairro e gostaria de morar nele ou quer saber mais sobre Laranjeiras e outros bairros da Cidade Maravilhosa, não esqueça de entrar em contato com um dos nossos corretores e conferir no nosso blog os outros posts que temos sobre outros bairros das diferentes regiões do Rio! 
 

 

 

Escrito por Mariana Carvalho

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp
Ao enviar, aceito a Política de Privacidade
Ferramentas Úteis
ComponenteVariávelValor
Geral--primary-color
Geral--secondary-color
Geral--contrast-for-primary
Geral--text-color
Header--header-background
Header--header-menu-principal-item-foreground
Header--header-favoritos-foreground
Header--header-central-de-vendas-background
Header--header-central-de-vendas-foreground
Header--header-menu-escondido-background
Header--header-menu-escondido-item-background
Header--header-menu-escondido-item-foreground
Header--header-submenu-background
Header--header-submenu-foreground
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color-contrast
Vitrine--card-modelo-primary-color
Vitrine--card-modelo-primary-color-contrast
footer--footer-background
footer--footer-item-foreground
footer--footer-item-foreground-hover
O conteúdo abaixo você irá colar no arquivo "/helpers/defaultCSS.twig":