Conheça o bairro do Cachambi no Rio e as vantagens de morar na região

08/11/2022min de leitura

A cidade do Rio de Janeiro é composta por diferentes bairros, com diferentes características, peculiaridades e vantagens. Cada pedacinho do Rio reserva, em si, uma geografia, cultura, história e atributos próprios, garantindo um grande catálogo de opções que atendem a diversos modelos de estilos de vida, assim como os mais diversos orçamentos. E se você está procurando por um bairro calmo, com clima de interior, onde todo mundo se conhece e se cumprimenta, o Cachambi é a escolha certa. 


Quando o assunto é decidir onde morar no Rio, é preciso pensar e levar em consideração uma série de quesitos para escolher o bairro e o tipo de imóvel a investir de maneira certeira, sem arrependimentos futuros. Além disso, é uma cidade que apresenta uma diferença de valores entre suas regiões que impressiona quem não está acostumado com a geografia e o mercado imobiliário da cidade, por isso a pesquisa é muito importante. 


A Nova Época Imóveis já fez alguns posts aqui sobre diversos bairros das mais diferentes regiões da Cidade Maravilhosa, agora chegou o momento de falar sobre o Cachambi. Localizado na Zona Norte da cidade, próximo aos bairros do Méier, Todos os Santos, Engenho Novo, Del Castilho e Engenho de Dentro, a região conta com muitos pontos de interesse, apresentando boa infraestrutura, mobilidade e opções de lazer. 


Ficou curioso para saber mais sobre o bairro? Quer saber quais as vantagens de escolher morar no Cachambi? Então fique atento, pois a Nova Época trouxe algumas curiosidades para você conhecer um pouco mais a região e os motivos para escolher morar no bairro. Para mais informações, entre em contato com um dos nossos corretores ou visite nossa loja localizada no bairro do Cachambi! Temos imóveis disponíveis em todas as regiões do Rio e lojas espalhadas pela cidade, venha conversar conosco e vamos realizar esse sonho juntos!


História do bairro do Cachambi


Com origem tupi-guarani, o nome Cachambi significa “mata verde”. Ele é um bairro residencial da Zona Norte do Rio de Janeiro que chama atenção pela qualidade de vida que oferece aos seus moradores. Muitas gerações de famílias inteiras residem na região, o que confere ao bairro um ar interiorano, uma atmosfera de grande colaboração e acolhimento. 


Em 1879 surgiu a Companhia Ferro-Carril de Cachambi, que fazia a primeira ligação nos subúrbios, facilitando o transporte e o acesso ao bairro. Foi a partir desse ponto que o Cachambi começou a se desenvolver e, atualmente, é um dos bairros residenciais que mais cresce na cidade do Rio de Janeiro, com uma população de maioria da classe média. Em 1901 o Cachambi ganhou sua primeira igreja, a famosa Igreja Nossa Senhora da Aparecida, que atrai diversos turistas, mas o bairro só começou a ganhar mais visibilidade com a inauguração do Norte Shopping em 1986.


Vantagens de morar no bairro do Cachambi


1. Grande infraestrutura


Um dos motivos para escolher morar no bairro do Cachambi é a boa infraestrutura que a região apresenta, contando com muitas praças arborizadas, que melhora a qualidade de vida dos moradores, e feiras livres, oferecendo amplas opções de comércio, como o Norte Shopping, a famosa Rua Cachambi, onde ficam localizados diversos hipermercados, padarias, restaurantes e academias, e a Rua Honório, conhecida como “Rua dos Móveis”, polo comercial para quem deseja mobiliar e decorar o lar.


Além disso, atualmente, o Cachambi é considerado um dos bairros que possui o maior número de creches, escolas e educandários, que vão desde o início do Ensino Fundamental até as universidades, ficando apenas atrás do bairro de Botafogo. A região também oferece inúmeras escolas de idiomas. A grande quantidade de comércio no bairro ajuda a movimentar e a manter aquecida a economia do entorno.


2. Fácil acesso a outras regiões


Outra grande vantagem de escolher o Cachambi para morar é o fácil acesso a outras regiões que você encontra. Além de ser próximo ao ramal de Belford Roxo de trem, da estação do Méier e de Pilares, a região ainda conta com diversas linhas de ônibus, fica próxima ao metrô, a Estação Maria da Graça e é vizinho da rede da Supervia e de outras vias importantes, como a Avenida Governador Carlos Lacerda e o Túnel Noel Rosa. 


3. Desenvolvimento constante e possibilidades de investimento


Com mais de 42 mil moradores na região, o bairro do Cachambi tem o IDH considerado elevado e se encontra em quinto lugar na escala da menor taxa de pobreza do estado do Rio de Janeiro. Além disso, é um bairro em constante desenvolvimento e, se comparado aos bairros vizinhos como Méier e Todos os Santos, é um dos que mais recebe lançamentos imobiliários, tornando a região uma grande oportunidade para os negócios e os imóveis bem valorizados. 


4. Diversas opções de lazer


O point de lazer no bairro do Cachambi é, sem dúvidas, o Norte Shopping, que atrai muitos moradores e visitantes da região com suas salas de cinema e teatro, patinação no gelo, kart indoor e espaço de jogos. Mas além disso, o bairro ainda oferece muitas opções de restaurantes, churrascarias, pizzarias e bares, com uma vida noturna agitada. Você ainda encontra nas redondezas, com fácil acesso, a escola de samba G.R.E.S Unidos do Cabral e o Estádio Nilton Santos, localizado no bairro vizinho do Engenho de Dentro. 


Um dos marcos da cidade, a Paróquia Santo Antônio de Pádua, também se localiza na região do Cachambi e oferece diversas atividades para jovens e adultos, além da prática escoteira. Outro lugar que vale a pena a visita no bairro é o Centro Cultural Jerusalém, que abriga a maior maquete da Antiga Jerusalém fora de Israel.  


Gostou do nosso post? Se interessou para conhecer mais ou para morar no bairro do Cachambi? Então não deixe de entrar em contato com a Nova Época Imóveis, temos inúmeras opções de imóveis nessa região. Não deixe de visitar nossa loja na famosa Avenida Dom Hélder Câmara, n° 5.455, loja J, perto do Norte Shopping! 
 

 

 

Escrito por Mariana Carvalho

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp
Ao enviar, aceito a Política de Privacidade
Ferramentas Úteis
ComponenteVariávelValor
Geral--primary-color
Geral--secondary-color
Geral--contrast-for-primary
Geral--text-color
Header--header-background
Header--header-menu-principal-item-foreground
Header--header-favoritos-foreground
Header--header-central-de-vendas-background
Header--header-central-de-vendas-foreground
Header--header-menu-escondido-background
Header--header-menu-escondido-item-background
Header--header-menu-escondido-item-foreground
Header--header-submenu-background
Header--header-submenu-foreground
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color-contrast
Vitrine--card-modelo-primary-color
Vitrine--card-modelo-primary-color-contrast
footer--footer-background
footer--footer-item-foreground
footer--footer-item-foreground-hover
O conteúdo abaixo você irá colar no arquivo "/helpers/defaultCSS.twig":