Conheça os bairros do Rio de Janeiro mais procurados por estudantes

08/05/2023min de leitura

A Cidade Maravilhosa é um dos destinos mais procurados por jovens que buscam algumas das melhores instituições de ensino superior do país. Além das belezas naturais da cidade atraírem muitos turistas de todas as partes do mundo durante o ano inteiro, também é um destino muito visado por estudantes que estão ingressando no ensino superior. 


O período da faculdade requer muita dedicação aos estudos, mas também é necessária muita diversão para relaxar e conseguir dar conta de tudo. Os universitários não têm tempo para perder e, por isso, é muito importante para eles morar o mais próximo possível da universidade escolhida para cursar. É no Rio que ficam algumas das principais instituições de ensino do país, por isso, anualmente muitos estudantes mudam para a cidade para estudar.


Se você passou no vestibular, naquele curso dos seus sonhos e vai morar na tão sonhada cidade do sol, mas está na dúvida de qual bairro seria o mais ideal, a Nova Época Imóveis chegou para te ajudar! Nós fizemos esse post com as melhores dicas de bairros para estudantes universitários no Rio, assim, você pode avaliar o que se encaixa melhor nas suas necessidades. E se você está procurando por um imóvel, fale com um dos nossos corretores! Vamos realizar esse sonho juntos!


Dicas dos melhores bairros para universitários no RJ
 

Para te ajudar a explorar a Cidade Maravilhosa e escolher qual a melhor localização para você morar enquanto cursa o ensino superior, listamos os bairros mais escolhidos por universitários, além daqueles onde se localizam as principais faculdades e as melhores ofertas de transporte público para estudantes. 


1. Tijuca e Cidade Universitária UFRJ


Nossa primeira dica da lista é a Tijuca, um dos bairros mais populosos e tradicionais, com localização privilegiada. Contando com diversas linhas de ônibus e três estações de metrô, este bairro oferece facilidade de acesso para outras zonas da cidade, como o Centro e a Zona Sul. Escolher morar na Tijuca é se cercar de renomadas faculdades particulares, como a Cândido Mendes, e estar muito próximo da Universidade Estadual do Rio de Janeiro.


Já para quem estuda na cidade Universitária UFRJ, que fica em uma área mais isolada da cidade, mais próxima do aeroporto internacional Tom Jobim, a Tijuca é um dos melhores bairros para morar, pois ficam a pouco mais de 10km do local e oferece diversas opções de transportes públicos para chegar até lá.


2. Maracanã


Conhecido por ser um dos vizinhos da Tijuca, o bairro do Maracanã é o que acomoda o estádio mais famoso do Brasil e, por isso, leva seu nome. É nesse bairro onde fica localizada a UERJ, uma das principais e mais famosas universidades do país. Assim como a Tijuca, o bairro do Maracanã possui uma excelente rede de transporte público, contando com diversas linhas de ônibus, uma estação de metrô e uma de trem.


Além disso, sua localização também pode ser considerada privilegiada, sendo próximo da região do Centro da cidade e da Zona Sul. 


3. Vila Isabel


O bairro de Vila Isabel, também conhecido como um dos berços do samba no Brasil, é um charmoso bairro com ar de boêmio. A estátua de Noel Rosa, nascido no bairro, é um dos adereços que compõem a região. Assim como os bairros vizinhos da Tijuca e do Maracanã, Vila Isabel tem uma localização privilegiada, sendo um dos melhores bairros para universitários no Rio de Janeiro, principalmente para quem estuda na UERJ.


Contando com uma ampla oferta de linhas de ônibus, o bairro também é uma ótima escolha para quem estuda no Centro ou na Zona Sul, mas possui um orçamento mais apertado e procura um custo de vida mais baixo. 


4. Jardim Oceânico


Deixando um pouco a Zona Norte da cidade de lado, nossa próxima dica é no bairro Jardim Oceânico, na Zona Oeste. Ele é o primeiro ponto da Barra da Tijuca que liga a região com a Zona Sul e é onde fica a única estação de metrô do bairro e um dos terminais do BRT. O Jardim Oceânico conta com campus da universidade IBMEC e um menor da PUC-Rio. 


Além disso, essa região também é uma boa opção para quem estuda no campus principal da PUC-Rio, que fica a somente 11km do local, na Gávea.


5. Gávea


E falando dela, sede do principal campus da PUC-Rio, a Gávea é um bairro onde os estudantes encontram uma ótima qualidade de vida e muitas opções de lazer. Suas ruas arborizadas e silenciosas mesclam a tranquilidade com uma vida cultural e noturna agitadas, o que costuma encantar muitos jovens. É nesse bairro que fica o famoso Baixo Gávea, uma frequentada região de bares e restaurantes. 


6. Botafogo
 

Também considerado um dos melhores bairros da Cidade Maravilhosa, Botafogo é uma ótima opção para universitários. Além de contar com muitas renomadas faculdades particulares, como a Fundação Getúlio Vargas, o bairro é vizinho da Urca, que conta com três instituições públicas. A mobilidade é outro ponto forte do bairro de Botafogo. 


Com uma estação de metrô e diversas linhas de ônibus, você pode ir para quase todas as regiões da cidade e até mesmo para municípios vizinhos morando em Botafogo 


7. Urca


Conhecido por ser um bairro residencial, quem escolhe morar na Urca conta com uma vista privilegiada da Baía de Guanabara. Um verdadeiro paraíso para os universitários, é este bairro que abria o Instituto Militar de Engenharia, a Uni-Rio e um campus da UFRJ. Vizinha de Botafogo, a região da Urca também é uma boa opção para quem estuda em universidades localizadas no vizinho. 


A Nova Época Imóveis espera tornar sua experiência de procurar por um imóvel mais rápida, e tranquila. Em caso de dúvidas ou para saber mais, especialmente sobre as nossas ofertas de imóveis nesses e em muitos outros bairros do Rio, fale com um dos nossos profissionais
 

 

 

Escrito por Mariana Carvalho

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp
Ao enviar, aceito a Política de Privacidade
Ferramentas Úteis
ComponenteVariávelValor
Geral--primary-color
Geral--secondary-color
Geral--contrast-for-primary
Geral--text-color
Header--header-background
Header--header-menu-principal-item-foreground
Header--header-favoritos-foreground
Header--header-central-de-vendas-background
Header--header-central-de-vendas-foreground
Header--header-menu-escondido-background
Header--header-menu-escondido-item-background
Header--header-menu-escondido-item-foreground
Header--header-submenu-background
Header--header-submenu-foreground
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color-contrast
Vitrine--card-modelo-primary-color
Vitrine--card-modelo-primary-color-contrast
footer--footer-background
footer--footer-item-foreground
footer--footer-item-foreground-hover
O conteúdo abaixo você irá colar no arquivo "/helpers/defaultCSS.twig":