Conheça os benefícios de ter uma plataforma imobiliária

22/11/2022min de leitura

Assim como em todos os outros setores do mercado, as empresas e os profissionais que atuam no mercado imobiliário devem estar em constante evolução para atender às demandas dos clientes e ficar em consenso com as novas ferramentas usadas dentro desse segmento. Logo, conhecer e entender os benefícios de uma plataforma de imóveis pode ser muito importante para se manter nessa constante evolução.


Ainda é comum que, nas administradoras de imóveis, muitos processos ainda sejam realizados manualmente e com documentos impressos, o que, além de aumentar o tempo de trabalho, ainda aumenta os riscos de perdas de informações valiosas. Esses processos também passam uma imagem de desorganização e controle limitado, afeta muito a produtividade e diminui a força competitiva da imobiliária. 


Com a forma como as pessoas estão consumindo e procurando por propriedades atualmente, somente quem estiver em sintonia com o que o público espera conseguirá fechar boas negociações e garantir o sucesso a longo prazo. Com a evolução das tecnologias e da internet, já é possível gerenciar todo o seu negócio através de uma tela de computador, o que facilita todos os processos. Por isso a importância de adotar uma plataforma imobiliária.


Por conta da importância do assunto, achamos importante fazer um conteúdo exclusivo sobre esse assunto. A seguir, vamos explicar o que é uma plataforma imobiliária, por que seu negócio precisa dela e quais os benefícios da sua adesão. Em caso de dúvidas ou para mais informações, entre em contato com a Nova Época Imóveis, nossos profissionais estão sempre à disposição para ajudar com o que você precisar! 


O que é uma plataforma imobiliária?


Uma plataforma imobiliária se trata de um sistema desenvolvido e hospedado no computador para funcionar online, dando aos consultores imobiliários todo o suporte necessário para executar suas funções com mais rapidez e eficiência. No entanto, não estamos falando de qualquer software. É comum as pessoas acharem que um sistema de gestão comum é suficiente para dar conta do recado, no entanto, a plataforma imobiliária é o mais recomendado para atender demandas específicas do setor. 


Com a escolha da ferramenta certa feita, os profissionais vão ganhar negociações mais intuitivas, o que deve facilitar o trabalho principalmente para quem não tem muita familiaridade com recursos digitais. Além disso, é possível gerenciar o site, o portfólio de imóveis e a carteira de clientes ao mesmo tempo. 


Benefícios de aderir essa tecnologia


1. Ajuda na gestão das captações


Em todos os processos desempenhados em uma imobiliária, o controle das captações é um dos mais importantes e que mais exigem atenção. É necessário categorizar cada oportunidade entre residencial e comercial, disponíveis e alugados, quais são para venda e quais são para alugar, divulgação online e offline, controle dos documentos e outras informações relevantes. 


Nesse cenário, trabalhar com uma plataforma imobiliária permite que todas as informações sejam digitalizadas e integradas em um mesmo ambiente. Consultas, edições, registros e remoções podem ser realizados de maneira mais prática e eficiente, reduzindo riscos de duplicidades, por exemplo. Em resumo, a plataforma imobiliária permite uma busca personalizada, o que facilita para os clientes encontrarem o que procuram na faixa de preço e no estilo que procuram.


2. Aprimora o relacionamento com os clientes


Outro importante pilar para o sucesso de uma imobiliária é conseguir trabalhar bem e de forma estratégica o relacionamento com o público consumidor. É essencial que o atendimento seja ágil e sem falhas, visando gerar boas experiências em cada etapa. Esse é outro objetivo que pode ser facilmente atingido com a ajuda de uma plataforma imobiliária. 


Ferramentas, como agenda digital, funil de vendas e de desenvolvimento de estratégias para o pós-venda são alguns exemplos. A agenda digital possibilita, ainda, que o profissional concilie os horários de visitas entre proprietários e interessados em comprar ou alugar os imóveis. Já as ferramentas de estratégias pós-venda ajudam o profissional o guinado no desenvolvimento de campanhas mais específicas com o envio de ofertas personalizadas aos clientes, de acordo com o perfil de cada um.


3. Melhora o gerenciamento de contratos


Além da boa organização e da administração dos processos, a plataforma imobiliária também auxilia na gestão de contratos de forma eficiente, ajudando a empresa a fidelizá-los. Isso é possível por conta das ferramentas que a plataforma disponibiliza para gerenciar as datas de vencimento de cada acordo, automatizando todos os processos.


Com a automação dos processos nos portais de imóveis, diversas tarefas que costumam demandar várias etapas para serem realizadas podem ser feitas rapidamente, agora com total comodidade. Além disso, diversos procedimentos e contatos podem ser realizados através da internet, o que torna tudo mais prático, mas sem perder a segurança. 


4. Otimiza o tempo de trabalho


Há alguns anos atrás era comum que o trabalho em uma imobiliária era bem intenso, afinal, sem as ferramentas tecnológicas apropriadas, disponíveis atualmente, os profissionais corriam de um lado para o outro atrás de documentos, ficavam responsáveis por fazer muitas tarefas burocráticas manualmente e, às vezes, acabavam se perdendo no meio de tantas coisas espalhadas. 


Com a plataforma imobiliária, tudo mudou. Essa ferramenta é ideal para quem atua no segmento dos imóveis, pois disponibiliza recursos digitais que permitem acelerar a produtividade, ou seja, não é necessário mais perder tanto tempo procurando informações em outros lugares ou usar planilhas eletrônicas para trabalhar. Essa integração ajuda a reduzir grande parte do tempo do corretor, o que resulta em mais contratos e negócios fechados por dia.


5. Maior segurança


Diferente das tradicionais planilhas eletrônicas, a plataforma imobiliária permite que o gestor define quem terá permissão para consultar, incluir, editar e até excluir informações do banco de dados. Através de cadastros de logins e senhas individuais, cada profissional vai ter seu acesso exclusivo e monitorado, todas as ações são rastreáveis e os acessos podem ser limitados ou barrados, em caso de suspeitas. 


Uma preocupação para muitos é no caso de hackers, no entanto, se houver tentativa de invasão no sistema, ele não vai conseguir acessar as informações, pois o banco de dados é criptografado e cópias de segurança também são armazenadas em servidores auxiliares, o que facilita sua rápida recuperação. 


6. Mais espaço no mercado


Sem dúvidas uma plataforma de imóveis coloca empresas e profissionais do ramo acima da concorrência, dando mais espaço para eles no mercado. Essa é uma forma de ofertar propriedades para venda ou locação de forma mais dinâmica, além de ser possível atingir clientes de outras regiões e locais que, dependendo do caso, nunca passariam perto do endereço físico da imobiliária. 


7. Diminuição dos custos


Por último, mas não menos importante, não dá para falar sobre o portal de imóveis sem falar na diminuição dos custos. Quando se coloca parte das operações baseadas na internet, é possível gastar menos devido a uma série de fatores, como deslocamentos com clientes, compra de insumos e até mesmo um espaço físico voltado para receber clientes. 


Como podemos observar, existem muitos benefícios em ter uma plataforma de imóveis. Por isso, se você ainda não conta com uma, é um bom momento para isso! E em caso de dúvidas ou para mais informações, não deixe de entrar em contato com a Nova Época Imóveis!
 

 

 

Escrito por Mariana Carvalho

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp
Ao enviar, aceito a Política de Privacidade
Ferramentas Úteis
ComponenteVariávelValor
Geral--primary-color
Geral--secondary-color
Geral--contrast-for-primary
Geral--text-color
Header--header-background
Header--header-menu-principal-item-foreground
Header--header-favoritos-foreground
Header--header-central-de-vendas-background
Header--header-central-de-vendas-foreground
Header--header-menu-escondido-background
Header--header-menu-escondido-item-background
Header--header-menu-escondido-item-foreground
Header--header-submenu-background
Header--header-submenu-foreground
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color-contrast
Vitrine--card-modelo-primary-color
Vitrine--card-modelo-primary-color-contrast
footer--footer-background
footer--footer-item-foreground
footer--footer-item-foreground-hover
O conteúdo abaixo você irá colar no arquivo "/helpers/defaultCSS.twig":