Conheça os cuidados que você deve tomar para evitar acidentes domésticos com crianças

22/07/2020min de leitura

Quem tem criança em casa sabe que às vezes pode ser um desafio mantê-las fora de perigo, mesmo dentro de casa. Criança é sinônimo de curiosidade e, muitas vezes, isso pode ser perigoso.

Explorar o ambiente ao seu redor faz parte do desenvolvimento dos pequeninos, por isso, mexer em tudo faz parte da rotina deles. Mas para evitar que isso se torne uma tragédia, a atenção neles deve ser redobrada, mesmo dentro de casa.

É preciso ter consciência de que acidentes domésticos estão entre as principais causas de morte de crianças com até 14 anos, mas que eles podem ser evitados com medidas simples de segurança. A correria dentro de casa, além dos objetos perigosos de fácil acesso, devem ser as maiores preocupações dos pais.

Todo cuidado é pouco e foi pensando em te ajudar a entender o que fazer para evitar esses acidentes que a Nova Época trouxe esse post com dicas do que fazer para tornar sua casa um lugar mais seguro e evitar que os baixinhos se machuquem. E não se esqueça de visitar nosso site e conhecer nossas ofertas, estamos disponíveis para te ajudar com o que precisar!

Cuidados na cozinha

A cozinha é o lugar da casa que tem mais objetos de alta temperatura e pontiagudos. Por ser um dos lugares que mais proporciona situações de acidentes por conta de seus utensílios, tente evitar ou limitar a entrada das crianças nesse cômodo. Além disso, é de suma importância que você não deixe os baixinhos sozinhos na cozinha em momento nenhum.

Preste atenção aos cabos de panelas sobre o fogão, pois as crianças podem esbarrar nele e isso pode provocar queimaduras sérias. Por isso, certifique-se de virá-los para dentro. Sacos plásticos são outro perigo e devem ficar um local de difícil alcance, pois pode causar asfixia. Não deixe de ficar atento também aos produtos de limpeza que podem ser tóxicos.

Cuidados na sala

Na maioria das vezes, a sala de estar é a entrada da casa e, em consequência, pode dar acesso às escadas e ao elevador, que dão na garagem do prédio ou até mesmo na rua. Por isso, não se esqueça de manter a porta sempre fechada. Outro ponto crítico da casa que também fica na sala são as janelas. O ideal, se você tem filhos pequenos, é colocar redes protetoras nas sacadas e janelas do apartamento. Mas não confie só nisso, não dê mole e fique sempre atento às crianças.

Outra dica, que vale também para cortinas, é ter cuidado com toalhas de mesa compridas demais, pois elas podem ser puxadas e levar tudo o que está em cima da mesa para cima da criança. Além disso, fique atento aos tapetes, que são grandes causadores de tombos e tropeços na sala. É importante que eles sejam antiderrapantes pelo menos nas pontas, para garantir aderência ao chão.

Limite brincadeiras

Passar um tempo em casa com a família é importante para o crescimento da criança, porém, os momentos de brincadeiras também podem causar acidentes. É preciso que você fique atento aos tipos de brincadeiras e evite aquelas mais “violentas”, que podem incluir corridas, pulos ou lutinhas.

E não é só isso, fique atento também aos objetos usados nessas brincadeiras. Dê preferencia aos brinquedos que não sejam desmontados facilmente ou aqueles que não tenham peças pequenas.

Cuidados nos quartos

Assim como todos os outros cômodos, os quartos podem parecer lugares seguros, porém, é importante que você fique atento a esse cômodo também. Brincadeiras na cama e até mesmo uma pequena queda durante o sono podem provocar graves acidentes. Por isso, principalmente no caso de crianças menores, é importante que alguém fique por perto no período do sono.

Além disso, o posicionamento dos móveis também pode ajudar a evitar quedas. Algumas pessoas instalam pequenas grades que ficam acopladas à beira da cama, o que é o ideal para crianças pequenas. Posicionar estantes pesadas ao lado da cabeceira também ajuda.

Cuidados no banheiro

No banheiro é onde a criança tem maior contato com a água, por isso, é importante que você evite que crianças pequenas fiquem em banheiros sozinhas. Manter as portas fechadas, a tampa das privadas abaixadas e evitar deixar as crianças sozinhas na banheira são precauções básicas e importantes para evitar acidentes no banheiro.

O banheiro também é o cômodo onde as pessoas costumam guardas medicamentos, por isso, não os deixe em um local de fácil acesso. Guarde-os em prateleiras localizadas mais no alto ou em recipientes lacrados, que impeçam seus filhos de abri-los.

Cuidados na casa

Além de todos esses cuidados específicos que você deve ter em todos esses cômodos, você também deve ficar atento aos fios elétricos de qualquer tipo de equipamento que podem causar choques.

As crianças levam tudo que acham à boca, quase que por instinto, por isso tome cuidado com objetos pequenos de fácil alcance ou que estejam disponíveis, por mais inofensivos que possam parecer, é preciso que eles fiquem guardados em lugares adequados.

O cuidado deve ser redobrado também com bacias, recipientes com líquidos, principalmente água, ou baldes. Qualquer descuido com objetos potencialmente perigosos pode causar acidentes graves que poderiam ser facilmente evitados.

A Nova Época espera ter te ajudado a entender o que fazer para evitar desde os acidentes mais leves até aqueles mais perigosos. Não se pode dar mole quando o assunto são as crianças, por isso, fique sempre atento!

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp
Ao enviar, aceito a Política de Privacidade
Ferramentas Úteis
ComponenteVariávelValor
Geral--primary-color
Geral--secondary-color
Geral--contrast-for-primary
Geral--text-color
Header--header-background
Header--header-menu-principal-item-foreground
Header--header-favoritos-foreground
Header--header-central-de-vendas-background
Header--header-central-de-vendas-foreground
Header--header-menu-escondido-background
Header--header-menu-escondido-item-background
Header--header-menu-escondido-item-foreground
Header--header-submenu-background
Header--header-submenu-foreground
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color-contrast
Vitrine--card-modelo-primary-color
Vitrine--card-modelo-primary-color-contrast
footer--footer-background
footer--footer-item-foreground
footer--footer-item-foreground-hover
O conteúdo abaixo você irá colar no arquivo "/helpers/defaultCSS.twig":