Conheça os principais cuidados que você deve ter na hora de reformar seu apartamento

09/08/2023min de leitura

A reforma de um apartamento é um grande projeto. Seja pela para renovar o espaço, melhorar sua funcionalidade ou só dar uma nova para o ambiente, a reforma proporciona a oportunidade de transformar sua casa de acordo com o seu estilo pessoal e as suas necessidades. Porém, as reformas também podem se tornar uma grande fonte de estresse e preocupação quando não são planejadas adequadamente e executadas de maneira correta.


Cada etapa desse processo requer muito cuidado e atenção aos detalhes, desde o planejamento inicial até a finalização do projeto. Por isso, é primordial que você conheça todos os cuidados necessários ao embarcar nessa missão, assim, você pode evitar prejuízos e possíveis acidentes que podem vir linkados com uma obra, independente do seu tamanho. Você sabe quais os principais cuidados que se deve ter ao reformar um apartamento?


A Nova Época Imóveis preparou esse post para discutir sobre o assunto, além de explorar qual o planejamento mais adequado para isso, a escolha dos materiais corretos, a avaliação dos aspectos estruturais, a segurança durante a execução, como deve ser o gerenciamento de resíduos e outros tópicos importantes para quem vai começar essa missão. Seguindo esses cuidados, você vai conseguir estar mais preparado para enfrentar os desafios e garantir uma reforma bem sucedida! 


Principais cuidados que devem ser tomados na hora de reformar seu apartamento:


Planeje bem a reforma: veja orçamento e cronograma


Antes de começar qualquer obra, é imprescindível realizar um planejamento detalhado, considerando as necessidades e expectativas do projeto. Além disso, também é importante definir um orçamento e um cronograma adequados. Por isso, procure pesquisar sobre alguns serviços específicos, como a limpeza de colchão box, por exemplo, afinal, ela pode ser necessária após o processo de reforma.


O orçamento e o cronograma são fatores cruciais no planejamento de uma reforma, pois é essencial definir um valor máximo a ser gasto e acompanhar de perto os custos ao longo do processo. Além disso, também é importante estabelecer um cronograma realista para evitar atrasos e possíveis inconvenientes durante a reforma.


Saiba escolher os materiais: escolha os revestimentos adequados


A escolha dos materiais usados na obra é outro fator crucial, tanto em termos de estética quanto de durabilidade. Por conta disso, é fundamental fazer uma pesquisa sobre diferentes opções disponíveis no mercado e optar por materiais de qualidade. Porém, para aproveitar o que você já tem, uma boa alternativa é fazer o polimento de pia de granito na cozinha e nos banheiros, por exemplo, pois isso pode trazer mais elegância e resistência de maneira econômica.


Os revestimentos usados nas paredes e pisos também têm um impacto importante no resultado da reforma. Por isso, é fundamental escolher materiais adequados para cada tipo de ambiente, levando sempre em consideração fatores como facilidade de limpeza, harmonia estética e resistência. O ideal é procurar orientação profissional para garantir a escolha adequada desses revestimentos. 


Cuidados com aspectos estruturais: avalie as paredes


Outro aspecto importante durante uma reforma é a avaliação dos aspectos estruturais do apartamento. Em alguns casos específicos, pode ser necessária a realização de adaptações ou reforços, como a verificação das condições do piso e das paredes. Com tudo verificado e aprovado, é possível focar em aspectos estéticos.


Por serem elementos fundamentais na estrutura de uma residência, as paredes precisam ter a integridade avaliada antes de qualquer reforma. Procure por trincas, infiltrações e outras irregularidades que comprometam a segurança e a durabilidade da reforma. Caso seja necessário, é recomendada a contratação de um profissional nesses casos para a realização de reparos adequados. 


Cuidados com a segurança: use equipamentos de proteção


Durante uma reforma, é fundamental adotar medidas de segurança para evitar acidentes e possíveis danos à saúde. Por isso, é fundamental fazer o uso de EPIs como óculos de segurança, máscaras e luvas, sempre que necessário. Uma precaução pode ser, também, a preservação dos móveis que já estão no imóvel. Nesses casos, fazer um procedimento de impermeabilização pode ajudar a proteger o estofamento de sofás contra sujeiras produzidas pela obra e prolongar sua vida útil, por exemplo.


O uso de equipamentos de proteção individual na realização de uma reforma é indispensável. Além dos itens que mencionamos acima, é recomendado ainda o uso de capacetes, protetores auriculares e botas, dependendo das atividades envolvidas. É importante não negligenciar a segurança para ser possível garantir a integridade física dos envolvidos na reforma. 


Gerencie o descarte adequado dos resíduos


É muito comum que ocorra a geração de resíduos e entulhos durante uma reforma. Para garantir sempre a organização e a segurança do ambiente, é importante garantir a realização de um serviço de limpeza geral, que inclua o descarte correto desses resíduos. A contratação de um profissional ou empresa especializados é recomendado aqui para os resíduos serem descartados corretamente e para promover a sustentabilidade na sua reforma.


O descarte adequado de entulhos é uma das preocupações mais importantes no momento de reforma, por isso, procure verificar as regulamentações locais e contrate um serviço de remoção de entulhos autorizado. Isso evitará não só problemas com a fiscalização, mas também será mais uma forma de contribuir com a preservação do meio ambiente. 


Tenha um projeto de iluminação: escolha as lâmpadas certas


O projeto de iluminação é um dos fatores mais importantes e, por isso, não deve nunca ser negligenciado em uma reforma. Um elemento que pode ajudar a agregar sofisticação e estilo é o uso de espelhos, que podem ampliar a iluminação natural. Antes de escolher as luminárias e as lâmpadas, tenha certeza de considerar a função de cada ambiente e o efeito que deseja. Caso necessário, consulte um especialista em iluminação para ter resultados mais harmoniosos e eficientes.


A escolha das lâmpadas para o seu apartamento reformado é um momento importante, por isso, não deixe de considerar alguns fatores como a temperatura de cor, eficiência energética e vida útil. Lâmpadas de LED, por exemplo, podem ser uma boa opção para proporcionar economia de energia e uma iluminação mais duradoura.


Cuidado com os impactos nas áreas comuns do prédio: comunique o condomínio


Durante uma reforma em um apartamento, é importante considerar os impactos que ela pode causar para as áreas comuns do prédio. Por exemplo, uma lavagem de almofadas a seco é um processo que pode acabar gerando ruídos ou odores que incomodam os demais moradores. Para evitar problemas, é necessário comunicar o condomínio sobre a reforma e seguir as normas estabelecidas.


Resumindo, antes de iniciar qualquer obra, é crucial informar ao condomínio sobre a reforma. O mais ideal é comunicar as datas de início e término, assim como os serviços que vão ser realizados. Assim, é possível evitar conflitos e você ainda ajuda a garantir uma convivência mais harmoniosa entre os condôminos. 


Pense na manutenção dos sistemas existentes: avalie a rede hidráulica


Durante a reforma, também é crucial considerar a manutenção dos sistemas que já existem no imóvel. Por exemplo, caso um profissional esteja fazendo a montagem de uma mesa em L para PC, é imprescindível verificar se é necessário fazer ajustes na rede elétrica ou de internet. Além disso, também é necessário avaliar a rede hidráulica para garantir que não aconteçam vazamentos ou problemas futuros.


A rede hidráulica é um aspecto muito importante em qualquer reforma. Por isso, o mais indicado é que se verifique a integridade dessas tubulações, se existem vazamentos e a pressão da água. Caso haja necessidade, a contratação de um profissional especializado para fazer uma avaliação e realizar os reparos necessários pode ser uma boa.


Gostou do nosso post? A Nova Época Imóveis espera que essas dicas ajudem a tornar a sua reforma muito mais tranquila e rápida. Para mais dicas não deixe de acompanhar nosso blog
 

 

 

Escrito por Mariana Carvalho

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp
Ao enviar, aceito a Política de Privacidade
Ferramentas Úteis
ComponenteVariávelValor
Geral--primary-color
Geral--secondary-color
Geral--contrast-for-primary
Geral--text-color
Header--header-background
Header--header-menu-principal-item-foreground
Header--header-favoritos-foreground
Header--header-central-de-vendas-background
Header--header-central-de-vendas-foreground
Header--header-menu-escondido-background
Header--header-menu-escondido-item-background
Header--header-menu-escondido-item-foreground
Header--header-submenu-background
Header--header-submenu-foreground
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color-contrast
Vitrine--card-modelo-primary-color
Vitrine--card-modelo-primary-color-contrast
footer--footer-background
footer--footer-item-foreground
footer--footer-item-foreground-hover
O conteúdo abaixo você irá colar no arquivo "/helpers/defaultCSS.twig":