Conheça os Principais Tipos de Piscina para Residências, suas Vantagens e Desvantagens
Ter uma piscina em casa é o sonho de muitos brasileiros, e não é difícil entender o porquê. Além de proporcionar momentos de lazer e relaxamento, a piscina também contribui para a valorização do imóvel no mercado. No entanto, para aproveitar esses benefícios, é fundamental escolher o modelo que melhor se adequa às suas necessidades e ao seu espaço disponível. Para isso, é necessário conhecer todos os tipos disponíveis no mercado e avaliar alguns critérios.
Mas, afinal, quais são esses critérios? O que faz com que seja melhor escolher entre um tipo de piscina ou outro? Isso vai depender não só do conhecimento dos tipos disponíveis no mercado, mas também das vantagens e desvantagens de cada um. Aqui, vamos abordar outros pontos importantes além do formato, tamanho ou profundidade, que vão depender muito do tipo de empreendimento imobiliário e da identidade do projeto.
Pensando em ajudar a tornar sua escolha mais fácil e descomplicada, a Nova Época Imóveis preparou este post para apresentar todos os tipos de piscina para casas, além dos prós e contras de cada uma. Não deixe de nos acompanhar aqui pelo blog e nas nossas redes sociais para mais conteúdos com dicas como esta!
Quais os Principais Tipos de Piscina?
Atualmente, existem muitos tipos diferentes de piscinas, e aqui vamos abordar o ponto mais relevante na hora de escolher uma: o material de acabamento ou revestimento das piscinas. Para algumas pessoas que não conhecem a diferença, pode parecer tudo igual, mas existem diferenças importantes, inclusive em relação à limpeza e à manutenção das piscinas.
Aqui listamos os principais modelos de piscina que você precisa considerar antes de construir uma no seu próprio empreendimento:
Piscina de Alvenaria ou Concreto Armado
A alvenaria ou concreto armado são os materiais mais comuns quando pensamos em piscinas, principalmente em edifícios. Feitas com revestimentos de pisos, pastilhas ou até mesmo de pedras naturais, as piscinas de alvenaria são conhecidas por sua durabilidade e possibilidade de personalização. Você pode dar o formato que quiser a ela, de acordo com sua imaginação e com o nível de inovação do projeto.
Além de resistentes, as piscinas de alvenaria são flexíveis e podem ser construídas em diferentes tamanhos e formatos, sendo ideais para quem procura uma solução duradoura e esteticamente agradável. Também é possível escolher qualquer tipo de revestimento para essa piscina, como azulejos, porcelanato e até mesmo pedras naturais.
No entanto, a construção de um modelo de piscina de alvenaria costuma ser mais cara e demorada em comparação com outros tipos. Isso porque ela exige projeto, tem um tempo de construção elevado e precisa de manutenção regular, com impermeabilização para proteção contra vazamentos ao longo do tempo.
Piscina Inflável
Para quem não tem muito espaço de terreno para usar com uma piscina e deseja um modelo mais prático, acessível e que não demanda cuidados complexos, a piscina inflável é uma das melhores opções. Feitas de material plástico resistente, esse tipo de piscina pode ser rapidamente inflado com a ajuda de uma bomba de ar e desmontada quando desejar.
Essa é uma ótima solução para famílias com crianças que não têm um espaço adequado para a construção de uma piscina mais estruturada. Sua mobilidade, economia de espaço e investimento acessível são os principais benefícios deste modelo. No entanto, a piscina inflável tem uma durabilidade menor do que outros tipos, sendo mais suscetível a furos e rasgos.
Piscina de Plástico ou Lona
Piscinas de plástico ou lona costumam ser mais usadas em projetos que prezam pela praticidade e custo-benefício. Normalmente, essas piscinas nem são colocadas no chão, ficando prontas para desmontar a qualquer momento. Feitas com plástico resistente, essas piscinas têm estruturas mais rígidas para suportar as paredes de plástico, tornando-as mais duráveis e estáveis.
Os maiores benefícios desse modelo de piscina são a praticidade para montar e desmontar, a boa relação custo-benefício e a facilidade de manutenção. Além disso, é possível encontrar opções de diversos tamanhos e profundidades. No entanto, as piscinas de plástico não oferecem a mesma durabilidade e personalização que uma piscina de alvenaria, por exemplo.
Piscina de Fibra
Esse modelo de piscina é todo feito de fibra de vidro, como se fosse uma caixa d’água grande, o que faz com que tenha resistência, rápida instalação e alta durabilidade. A fibra de vidro se destaca pelo preço acessível e fácil instalação. Este é um modelo pré-fabricado, de fácil limpeza e manutenção. Para instalá-la, basta preparar o terreno para recebê-la.
Porém, apesar de ser melhor que a de vinil, seu transporte é dificultado pelo tamanho e não possui muitas opções de formatos. Além disso, o material pode deformar quando esvaziado. Outro ponto negativo é sua borda muito lisa, tornando-a escorregadia. Com a exposição ao sol e produtos para limpeza e tratamento da água, o material pode ressecar, tendo uma vida útil de cerca de 15 anos.
Piscina de Armar
Uma excelente alternativa para quem deseja uma piscina com estrutura mais robusta que as infláveis, sem perder a praticidade da montagem e desmontagem, são as piscinas de armar. Este modelo oferece bom custo-benefício e comodidade. Ideais para quem procura uma solução semipermanente, podem ser montadas no início da temporada de calor e desmontadas quando não estiverem mais em uso.
Além de não ocuparem muito espaço em casa, outra grande vantagem é a capacidade de armazenar grandes volumes de água, aliada à praticidade. No entanto, este modelo não oferece tanta resistência quanto outros modelos de piscina.
Piscina de Vidro
As piscinas de vidro se destacam pela estética única, trazendo uma sensação de leveza e integração com o ambiente ao redor. Este é um dos modelos mais admirados, podendo ser transparentes e combinando com outros materiais. Elas figuram em algumas das piscinas mais luxuosas e belas do mundo, sendo um dos materiais mais caros do mercado.
Esse modelo é usado em projetos de alto padrão, encontrados em resorts, hotéis e residências de luxo. Seu valor estético é um dos maiores benefícios, e os projetos usam vidro temperado para garantir segurança e durabilidade. Contudo, o custo de construção e manutenção é elevado, sendo uma das principais desvantagens.
Piscina de Vinil
Conhecido por ser um material prático e versátil, o vinil funciona como revestimento para piscinas de alvenaria, substituindo azulejos ou pastilhas. É mais barato e rápido de instalar. Entre os principais tipos de piscina, a de vinil tem um custo baixo, é bonita e é a que mais se vende atualmente. Além disso, o revestimento de vinil se adapta a qualquer formato de piscina e dura cerca de 10 anos.
No entanto, uma das principais desvantagens é que é mais frágil, facilmente cortado, causando vazamentos. Esse modelo tem uma vida útil mais curta e precisa ser enchido por um caminhão-pipa, o que pode ser inconveniente.
Gostou do post? A Nova Época Imóveis espera que essa lista com os principais modelos de piscina no mercado, além das suas vantagens e desvantagens, ajude a facilitar a escolha da piscina ideal para sua residência!
Escrito por Mariana Carvalho