Conheça os racks mais modernos que vão ajudar a repaginar a sala da sua casa

04/07/2022min de leitura

Os racks chegaram no design para mudar de vez a decoração de interiores, se tornando uma peça essencial na composição de salas de estar principalmente, mas você pode usá-lo na ambientação de varandas, quartos e escritórios. Desenhados para substituir estantes e dar apoio aos aparelhos de TV, os racks podem ser usados, ainda, como base para outros objetos e fazer conjunto com painéis. 


Atualmente, já existem inúmeros modelos de racks no mercado, para todos os gostos e bolsos. Mas afinal, como escolher o modelo ideal de rack? Da mesma forma como você escolhe o design de outros móveis, os racks podem ajudar a enfatizar um estilo estético, como moderno, clean ou rústico, por isso, é importante pesquisar e comparar os modelos, assim, você pode escolher o que melhor combina com seu estilo. 


No entanto, alguns detalhes são muito parecidos entre esses diferentes modelos, pois visam atender as necessidades do consumidor. Além disso, existem ainda os racks que possuem um desenho diferenciado, que visa otimizar melhor o espaço dos ambientes de sala. Então, se você está procurando por um rack ou deseja dar uma cara nova para a sua sala de estar, mas não tem certeza como, fique ligado nesse post!


A Nova Época Imóveis preparou esse post com uma lista dos tipos de racks mais modernos, detalhando a diferença entre cada um deles, dessa forma você pode escolher o que mais combina com seu estilo e a decoração da sua casa para repaginar a sua sala de estar. E para mais dicas ou informações sobre decoração e sobre o mercado imobiliário, não deixe de conferir os outros posts no nosso blog!


1. Racks com textura de madeira


O primeiro modelo da nossa lista é o rack com textura de madeira. Como a textura de madeira natural está muito em alta nas produções contemporâneas, esse é um modelo que está ganhando o mercado. Além de combinar com todos os estilos de decoração, essa textura também é considerada atemporal e nobre, mesmo aplicada em móveis com design mais simples.


Apesar da tonalidade marcante, a madeira é considerada neutra, principalmente na decoração, e, por isso, pode acompanhar outros elementos em diversas cores, sendo elas neutras ou bem chamativas.  


2. Racks extensíveis e com puffs


Esse é um dos modelos mais procurados atualmente e é conhecido por possuir um módulo fixo em medidas mínimas, com uma moldura em formato de “L” que pode ser deslocada, aumentando a extensão do móvel para que o mesmo possa ocupar mais área de parede, o que responde melhor às necessidades impostas para o móvel. 


Com o rack aberto, uma área em sua parte inferior fica vazia, podendo ser preenchida com puffs extras que podem ser usados como assentos extras, útil principalmente quando você tem muitas visitas. Você pode escolher os puffs em cores mais discretas ou mais chamativas, para contrastar com os móveis e deixar o ambiente mais sofisticado.


3. Racks com gavetas e portas deslizantes


Na maioria dos casos, as pessoas estão procurando por funcionalidade e, nesse caso, os racks com subdivisões feitas para abrigar vários pertences podem se mostrar a melhor opção. Contando com gavetas para colocar CDs antigos, DVDs, cabos de rede, revistas ou qualquer outra coisa do seu interesse, além de portas e nichos deslizantes, esse modelo de rack são perfeitos para quem procura por móveis que vão ajudar a sofisticar a casa sem perder a funcionalidade.


As portas de correr desse modelo de rack podem ser feitas de vidro fumê translúcido ou ter um revestimento de camada de espelho, o que ajuda o móvel a parecer mais sofisticado. Os racks com portas de correr ripadas, com ventilação para manter o bom funcionamento dos aparelhos guardados no seu interior, são os modelos mais em alta no momento. 


4. Racks de material alternativo


Outro exemplo de modelo de rack moderno são aqueles feitos de materiais mais alternativos e que possuem um design fora do padrão. Isso porque, quando se trata de decoração de interiores, a criatividade não tem limites, alguns designers e arquitetos são capazes de desconstruir a forma padrão dos elementos e surgir com soluções mais ousadas para decorações residenciais. 


Foi dessa maneira que surgiram os racks feitos de concreto, de pallets e montados com tijolos ou blocos intercalados com tábuas de madeira, que ajuda a dar um visual mais jovial, despojado e moderno para os ambientes. 


5. Racks em tons neutros


Por conta da madeira natural ser um material cada vez mais raro no mercado, a maioria dos racks são produzidos com MDF e MDP, que também são materiais mais resistentes e duráveis. O acabamento desses móveis costuma ser feito com laminado melamínico, tamponamento ou laca e, por questões de preço e aceitação do mercado, costumam ser feitos em preto ou branco.


Cores neutras, como o preto, o cinza e o branco, são bastante cogitadas para peças de mobília, especialmente os racks. Isso porque além de combinarem com praticamente todos os estilos de decoração, suas diferentes tonalidades combinam bastante com propostas de decoração contemporânea, especialmente a cor cinza, que lembra bastante a textura do cimento.


6. Racks coloridos


Fugindo um pouco do tradicional e das cores padrões, como o preto, o branco e o amadeirado, os racks coloridos também são uma ótima opção para decorações contemporâneas. Apesar de ser mais complicado de combinar esses tipos de racks com outros elementos da sua decoração, podem se tornar lindos e charmosos pontos focais nas ambientações. 


Por ser um móvel grande, com peso na decoração, é essencial encontrar meios de equilibrar o cenário onde ele estiver inserido. Você pode deixar que essa peça se destaque e seja o centro das atenções no ambiente, porém, é importante que o resto dos itens decorativos do ambiente ao redor sejam neutros. Caso você queira diminuir um pouco o protagonismo dessa peça, é preciso buscar combinações certas de cores para a decoração do cômodo como um todo, como por exemplo:

 

  • Criar mais pontos focais que tenham a mesma força, podendo ser em cores que criem uma combinação tríade, como amarelo, azul e rosa;
  • Usar um elemento nas mesmas proporções em uma cor complementar, ou seja, oposta no entorno do rack;
  • Camuflar a presença da peça com um contexto de tons similares, como azul-escuro e verde. 


Gostou das nossas dicas? Percebeu como os racks podem deixar sua casa mais sofisticada e mudar a cara dos ambientes? E lembre-se: para mais dicas de decoração não deixe de conferir nosso blog! 
 

 

 

Escrito por Mariana Carvalho

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp
Ao enviar, aceito a Política de Privacidade
Ferramentas Úteis
ComponenteVariávelValor
Geral--primary-color
Geral--secondary-color
Geral--contrast-for-primary
Geral--text-color
Header--header-background
Header--header-menu-principal-item-foreground
Header--header-favoritos-foreground
Header--header-central-de-vendas-background
Header--header-central-de-vendas-foreground
Header--header-menu-escondido-background
Header--header-menu-escondido-item-background
Header--header-menu-escondido-item-foreground
Header--header-submenu-background
Header--header-submenu-foreground
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color-contrast
Vitrine--card-modelo-primary-color
Vitrine--card-modelo-primary-color-contrast
footer--footer-background
footer--footer-item-foreground
footer--footer-item-foreground-hover
O conteúdo abaixo você irá colar no arquivo "/helpers/defaultCSS.twig":