Conheça os revestimentos para piscina e saiba quais são os melhores
Durante um projeto de construção ou reforma, entender como escolher o revestimento ideal para a piscina vai ajudar a garantir uma composição estética mais agradável, além de funcionalidade, durabilidade e segurança para o espaço. Isso porque a piscina é, muitas vezes, o destaque da área de lazer do imóvel, e o material usado para revesti-la possui um papel fundamental na composição do ambiente.
A tarefa de escolher o revestimento ideal para a piscina requer cuidados específicos no projeto e atenção para se certificar de que o local esteja sempre bem cuidado e a diversão seja garantida durante muito tempo. Isso porque o material escolhido deve oferecer resistência a produtos químicos e ao volume de água do ambiente.
Pensando nisso, se você deseja garantir a escolha do melhor revestimento para sua piscina, mas ainda está na dúvida sobre qual dos diferentes tipos existentes no mercado escolher, além de como deve ser aplicado, chegou ao lugar certo! A Nova Época Imóveis preparou este conteúdo para listar todos os tipos de revestimentos para piscina disponíveis no mercado, além de como você deve escolher o material. Assim, esperamos tornar sua decisão mais tranquila e segura. Não deixe de acompanhar nossa imobiliária aqui pelo blog e pelas nossas redes sociais para mais dicas!
Quais são as principais opções de revestimento para piscina?
Basicamente, existem sete opções de revestimento para piscina, cada uma com seus próprios prós e contras. Agora vamos ver em detalhes cada uma delas.
Fibra de vidro
O modelo de piscina de fibra de vidro é pré-fabricado, assim você não precisará investir em revestimentos ou impermeabilização. A construção exige apenas a retirada de terra do local e sua instalação. Isso faz com que a duração da obra seja menor. Além disso, esse material é mais resistente, não acumula micro-organismos e dificilmente oferece riscos de vazamentos.
No entanto, para garantir durabilidade, é fundamental que a instalação seja feita por profissionais especializados, evitando a formação de bolhas. A manutenção e a limpeza desse tipo de material são mais simples, uma vez que não existe rejunte, sendo uma superfície lisa que não acumula tanta sujeira.
Você encontra essa alternativa de revestimento em diferentes formatos e até mesmo com opções para hidromassagem. No entanto, com relação ao design, é mais difícil de personalizar, pois não será possível escolher um revestimento para criar efeitos cênicos.
Vinílico
Geralmente, esse tipo de piscina tem uma estrutura construída em alvenaria que é coberta pelo vinil. Por isso, o tempo para a finalização da obra é maior do que o da de fibra de vidro, sendo necessário, em média, um mês. Nessa situação, não é preciso usar nenhum impermeabilizante, pois o vinil já faz esse trabalho.
Você pode encontrar esse material em uma grande variedade de cores e estampas para a cobertura, o que ajuda a dar um pouco mais de personalidade aos projetos. A manutenção também é simplificada. Porém, é importante ter muita atenção com alguns produtos, como o cloro, que podem provocar o desbotamento do vinil.
Além disso, costuma ser necessário contratar uma empresa especializada para a manutenção periódica desse tipo de piscina. Outra questão importante é que, quando cheia, a piscina de vinil não pode ser esvaziada. No caso de queda de objetos ou furos, é necessário substituí-la, uma vez que não é possível fazer reparos. As cores desse material tendem a perder intensidade com o tempo.
Tela armada
Já a tela armada é um material feito de trama de poliéster de 1,5 mm, muito durável e adaptável. Sua instalação acontece no próprio local de execução da obra por profissionais especializados que irão realizar a termosoldagem do material. Como é feita uma união com a solda, o resultado é quase imperceptível.
Como essa tela é produzida em PVC, ela proporciona a solução para os problemas mais comuns do uso do vinil, tendo uma resistência maior e sem desbotar tanto ao longo dos anos. Por outro lado, suas estampas e cores não oferecem o efeito da pedra natural, o que torna a piscina esteticamente mais bonita e contemporânea.
Pedras naturais
As pedras naturais podem ser usadas tanto nas laterais da piscina quanto no fundo, conferindo um ar mais rústico e orgânico, mantendo a temperatura da água mais baixa, o que é ideal para regiões muito quentes. Além disso, são conhecidas como um revestimento pouco escorregadio. Porém, como essas matérias-primas são porosas, acumulam bastante poeira.
Por conta disso, pode ser necessário esvaziar o tanque inúmeras vezes ao longo do ano para fazer uma limpeza completa e detalhada, com lavadoras de alta pressão.
Pastilhas de vidro
As pastilhas de vidro têm como principal vantagem o fato de se adaptarem facilmente a qualquer formato de piscina. Inclusive, elas podem acompanhar as curvas do tanque, já que são pequenas e contam com uma ótima mobilidade. Logo, são opções perfeitas para piscinas personalizadas, principalmente as com formatos que fogem do tradicional.
Além disso, é possível encontrar uma enorme variedade de cores e estampas. Esse tipo de material também é fácil de limpar e de manter. Entretanto, as pastilhas têm um custo elevado e seu assentamento exige mão de obra especializada.
Azulejo
O azulejo é conhecido por ser um revestimento para piscina mais tradicional, com um ótimo custo-benefício e grande durabilidade. Ele deve ser assentado da mesma forma que os azulejos de paredes de banheiros ou cozinhas. Sua principal vantagem é a personalização que você poderá ter na sua piscina, uma vez que existem inúmeras opções de cores e estampas no mercado.
Além disso, dependendo da tonalidade escolhida para o azulejo, você será capaz de produzir efeitos na cor da água, criando uma decoração cênica. Porém, esse revestimento é mais suscetível à criação de limo, que se acumula na área do rejunte. Para sua limpeza, é preciso usar escova e sabão.
Cerâmicos
Para quem está em busca de beleza, certamente os cerâmicos são as melhores opções de revestimento para sua piscina. Eles são encontrados em uma grande variedade de cores, estampas, formatos e acabamentos. Existem até mesmo versões que recriam pedras e outros materiais naturais, o que torna os cerâmicos um material sustentável, esteticamente bonito e contemporâneo.
Além disso, têm um bom custo-benefício e são revestimentos duráveis. Diferente dos azulejos, as cerâmicas com acabamento retificado precisam de uma área pequena de rejunte, o que reduz a formação de limo e traz mais facilidade na hora da limpeza e da manutenção. É possível combinar revestimentos cerâmicos de dentro da piscina com as bordas e as áreas externas, personalizando seu projeto.
Aqui você encontra os porcelanatos e as lastras, que trazem beleza ao ambiente, além de conforto térmico, facilidade de limpeza e uma grande variedade de alternativas. No momento da escolha do seu, é importante se atentar às normas técnicas do setor. No caso de piscinas com profundidade superior a 60 cm, é possível usar qualquer tipo, ou seja, naturais, polidos ou EXT.
Para piscinas com profundidade menor que 60 cm e inclinação máxima de fundo de 88%, é recomendado optar por cerâmicos com atrito igual ou superior a 0,4.
E qual o melhor revestimento para piscina?
De acordo com especialistas do setor de arquitetura, não existe um modelo específico mais recomendado, mas sim o que se adapta melhor às suas expectativas e necessidades. Como existe uma vasta variação de formatos de piscinas, a escolha adequada do revestimento ajuda a facilitar a execução e/ou a instalação dele, assim como o prazo da obra.
As melhores sugestões de revestimento para piscina, levando em consideração durabilidade, custo-benefício e segurança, incluem:
- Vinil
- Pastilhas
- Azulejos
- Cerâmica
- Pedras naturais
Agora que você já sabe quais os tipos de revestimentos que existem no mercado, suas vantagens e como escolher baseado nas suas expectativas e necessidades, a Nova Época espera tornar sua escolha mais fácil e segura! Não esqueça que, para saber mais sobre o mercado imobiliário, você pode acompanhar nossa imobiliária ou entrar em contato com um dos nossos corretores pelo nosso site!
Escrito por Mariana Carvalho