Conheça os tipos de suítes e as novas tendências do mercado

07/06/2023min de leitura

Muito além do que somente uma simples integração de quarto e banheiro, as suítes podem ser grandes protagonistas dos imóveis, combinando privacidade e conforto. É vero que, no processo de compra de um imóvel, muitos aspectos são considerados antes do fechamento do negócio. Tamanho, quantidade de quartos, comodidade e layout da planta são somente algumas das características mais avaliadas pelos compradores.


Além destes, outro aspecto muito valorizado é a existência ou não de uma suíte no imóvel, seja ele uma casa ou um apartamento. Uma suíte costuma ser composta por dois cômodos integrados e, além de proporcionar mais privacidade, ainda proporciona mais conforto. Mas à parte disso, você sabia que existem três tipos de suítes? Cada uma com suas características, variando entre suítes comuns, demi-suítes e suítes masters. 


Como a Nova Época Imóveis já comentou em alguns posts aqui, casas e apartamentos têm se tornado cada vez mais um refúgio da correria e agitação da rotina das grandes cidades. Um cômodo que tem destaque nesse contexto é a suíte. Para explicar melhor sobre as diferentes variações de suítes e esclarecer alguns detalhes, trouxemos esse post para te ajudar. Em caso de dúvidas ou para saber mais do assunto fale com um dos nossos corretores! E se você está procurando um imóvel, seja ele uma casa ou apartamento, com ou sem suíte, não deixe de conferir nosso site com mais de 17 mil imóveis de todos os tipos.


O que configura uma suíte?


Antes de apontarmos os diferentes tipos de suítes, vamos esclarecer melhor o que diz o conceito de suíte. Muitas vezes limitadas ao conceito de união entre dormitório e banheiro, as suítes, na verdade, podem ser muito mais do que isso, incorporando elementos e ampliando seu papel no dia a dia dos moradores. 


Algumas incluem alguns itens como hall, banheira, closet, mesa de escritório, closet e até mesmo lareira, mas uma boa suíte não pode deixar de contar com uma cama de boa qualidade, afinal, tudo começa com uma cama confortável, não é? Esse é o ponto central de qualquer quarto, especialmente uma suíte. Outro fator importante é a relação entre a dimensão do móvel e a área disponível.


Nesse contexto, escolha o tamanho mais adequado de cama para o seu espaço. A circulação mínima deve ser de 45 centímetros, mas o ideal seria algo acima de 60, segundo especialistas arquitetos.


Mas afinal, quais os tipos de suítes?


Suíte comum


Sendo a opção mais básica entre as demais, a suíte básica conta com banheiro e dormitório integrados, além de um espaço mais amplo que quartos comuns. Esse tipo de suíte é muito procurado por quem tem como prioridade mais privacidade e um ambiente só seu para relaxar com mais conforto. Além disso, é muito comum acrescentarem um closet que pode se adequar a qualquer tamanho de quarto e garante uma melhor organização do quarto sem abrir mão da estética.


Há alguns anos era mais comum que os imóveis possuíssem somente uma suíte. Atualmente, por conta das mudanças no mercado imobiliário e das demandas do consumidor, é comum encontrar imóveis com mais de uma suíte, usadas para filhos, hóspedes ou outras coisas. Mas não se prenda, não existem regras a respeito disso. Com isso, os apartamentos podem contar com mais de uma suíte, dependendo do projeto do imóvel.


Demi-suíte ou suíte americana


Outro tipo de suíte pouco conhecida aqui no Brasil, mas muito popular nos EUA e no Canadá, é a demi-suíte, também conhecida como suíte americana. Composta por um banheiro que pode ser acessado por dois dormitórios, é muito comumente usada por famílias com mais de dois filhos. Outro aspecto importante são os cuidados, que precisam ser redobrados em sua construção, como fechaduras adequadas nas duas portas para ajudar na privacidade de cada dormitório.


Para ter ainda mais conforto, praticidade e privacidade, uma boa dica é apostar em itens de uso comum, que possam ajudar na eficiência do banheiro compartilhado, como, por exemplo, duas cubas, dois toalheiros e armários mais espaçosos. Em alguns projetos com esse tipo de suíte, a área de uso íntimo costuma ser separada por outra porta, conferindo um conforto ainda maior. 


Suíte master


Muito conhecida por ser exclusiva, sofisticada e ainda mais confortável, a suíte master se destaca com seus espaços mais amplos e por contarem com áreas maiores para banheiros e closets. Esse tipo de suíte costuma se destacar por seus espaços mais amplos e por terem áreas maiores para banheiros e closets. Além disso, suítes master costumam contar com materiais nobres e tecnologias avançadas, daí a fama de mais sofisticada e confortável.


Esse ambiente pode contar, ainda, com lareira e varandas privativas, sendo um ambiente mais luxuoso em apartamentos de alto padrão. Por conta de o banheiro ser normalmente mais amplo, você pode encontrar modelos com chuveiros e cubas duplas que possibilitam mais comodidade aos moradores. 


Quais as principais tendências para suítes?


É importante ter cuidado na escolha de acabamentos, cores e texturas, pois a leveza trazida para dentro de casa está aqui. Uma tendência das suítes hoje são espaços em tons mais neutros e com texturas naturais, como cimento queimado branco ou cinza-claro, que podem ser usados no piso, madeira em tons claros ou rústicos também podem revestir as paredes ou tetos. Outra tendência mais recente no desenho de suítes é a inclusão de mesas de escritório, visto a adoção do trabalho remoto na rotina do brasileiro. 


Mesmo com todas as mudanças na forma como usamos esse cômodo e alguns desafios apresentados por conta das tendências do mercado imobiliário, a suíte continua sendo uma das maiores protagonistas de qualquer imóvel, sendo ainda muito procurada. 


Gostou do post? A Nova Época Imóveis espera ter esclarecido as diferenças entre os tipos de suítes disponíveis no mercado. 
 

 

 

Escrito por Mariana Carvalho

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp
Ao enviar, aceito a Política de Privacidade
Ferramentas Úteis
ComponenteVariávelValor
Geral--primary-color
Geral--secondary-color
Geral--contrast-for-primary
Geral--text-color
Header--header-background
Header--header-menu-principal-item-foreground
Header--header-favoritos-foreground
Header--header-central-de-vendas-background
Header--header-central-de-vendas-foreground
Header--header-menu-escondido-background
Header--header-menu-escondido-item-background
Header--header-menu-escondido-item-foreground
Header--header-submenu-background
Header--header-submenu-foreground
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color-contrast
Vitrine--card-modelo-primary-color
Vitrine--card-modelo-primary-color-contrast
footer--footer-background
footer--footer-item-foreground
footer--footer-item-foreground-hover
O conteúdo abaixo você irá colar no arquivo "/helpers/defaultCSS.twig":