Contratação do crédito imobiliário: entenda as etapas desse processo

13/07/2022min de leitura

O crédito imobiliário envolve várias etapas de contratação, o que pode gerar muitas dúvidas em quem não está familiarizado com esse processo. Para reduzir possíveis riscos a longo prazo, assim como qualquer outra ação tomada no mercado imobiliário, é essencial entender essas etapas para tomar certos cuidados ao longo do processo. 


Assim como outras grandes ações na nossa vida podem, e muitas vezes até devem, ser divididas em uma lista de afazeres, o mesmo deve ser feito na hora de comprar um imóvel, especialmente quando se trata do primeiro. Um dos passos mais importantes em todo esse processo de aquisição é o cumprimento das etapas de contratação do crédito imobiliário, pois é muito difícil que alguém compre um imóvel à vista, por ser um alto investimento, e essa é uma outra alternativa de pagamento para quem precisa.


O sonho da casa própria faz parte da vida da maioria dos brasileiros e o financiamento de imóvel é um dos meios que ajuda a transformá-lo em realidade de forma mais prática. Contudo, conseguir um financiamento nem sempre é uma tarefa simples, não se trata de ir ao banco sacar o dinheiro e tudo feito. Para financiar um imóvel, é necessário analisar algumas informações, reunir uma série de documentos e avaliar as taxas disponíveis antes de assinar o contrato. 


Com o propósito de te ajudar a entender mais sobre as etapas de contratação do crédito imobiliário, a Nova Época Imóveis preparou um passo a passo com dicas valiosas que vão descomplicar esse processo e, dessa forma, você pode fazer a escolha certa sem medo de ser feliz! Em caso de dúvidas ao final do texto entre em contato com um dos nossos corretores e para mais dicas sobre o mercado imobiliário não deixe de conferir nosso blog, ele está recheado de informações importantes que podem te ajudar muito a entender melhor esse setor. 


O que é o crédito imobiliário?


Antes de listarmos o passo a passo das etapas de contratação do crédito imobiliário, é fundamental entendermos o que de fato ele é. Para quem ainda não está muito familiarizado com o termo, crédito imobiliário é uma linha de crédito oferecida pela maioria das instituições financeiras para auxiliar na compra, construção ou reforma de um imóvel, tanto habitacional quanto comercial. 


Esse serviço, como dissemos acima, é oferecido pelas instituições bancárias que quitam o imóvel e recebem o pagamento diretamente do cliente, dentro do prazo e das condições estipuladas no contrato, como taxas e valores de juros. O crédito por ser usado, ainda, para comprar materiais de construção ou materiais para reforma. 


Contudo fique atento, pois essa modalidade é diferente do refinanciamento de imóvel, já que o crédito fornecido não fica sob a condição de que o bem da pessoa é visto como garantia do pagamento. Esses são dois tipos de empréstimos completamente diferentes, no entanto, às vezes, o nome dos serviços pode acabar confundindo e, por isso, é importante deixar registrado. 


Com a contratação desse crédito, o comprador não pode vender esse imóvel durante o período de pagamento à instituição financeira, o que é uma forma de garantia de quitação, estabelecida no contrato firmado entre as partes envolvidas.


Como funciona o processo de contratação do crédito imobiliário?


Com os avanços da tecnologia, atualmente já é possível financiar um imóvel até mesmo sem sair de casa. Com a internet, o comprador de imóvel pode agilizar o financiamento, apresentando todos os documentos necessários e efetuando a proposta pelo computador mesmo. Embora não seja uma tarefa tão simples quanto parece, é fato que o financiamento imobiliário se tornou mais prático com a ajuda das ferramentas tecnológicas. 


É fundamental, ainda, para quem deseja contratar crédito imobiliário entender que algumas características de quem está solicitando o serviço são levadas em consideração, sendo algumas delas: idade, pois quanto mais jovem for o contratante melhor para o banco, especialmente se ela pretende parcelar o valor do imóvel com o número máximo de parcelas (30), nível de escolaridade e profissão, o que vai dar ao banco a certeza de que a pessoa vai conseguir quitar sua dívida. 


Etapas de contratação do crédito imobiliário?


Existem diversas etapas a serem cumpridas na hora de financiar um imóvel e, como prometido, vamos listar um passo a passo para te ajudar a evitar atrasos e dores de cabeça no futuro.


1. Analise as linhas de crédito oferecidas pelo banco


O primeiro passo da nossa lista de dicas para a contratação de crédito imobiliário é entrar em contato com as instituições financeiras, pode ser online ou presencialmente, o que funcionar melhor para você, para analisar algumas informações, como as cobranças de juros, os prazos de pagamento e as opções disponíveis para que você possa escolher a que mais se encaixa nas suas preferências e necessidade. 


2. Avalie os imóveis para escolher o que mais te agrada


Com todas as possibilidades de crédito oferecidas pelas instituições financeiras conferidas e analisadas para ter o financiamento pré-aprovado, agora chegou a hora de decidir qual imóvel você vai comprar. Para isso, uma boa dica é ter mais de uma opção e procurar levar mais em consideração os que tiverem a documentação regular, afinal, imprevistos podem acontecer. 


Além disso, procure levar em consideração as opções que mais atendam às suas necessidades e que mais estejam de acordo com suas possibilidades financeiras atuais e futuras. Essa é uma das etapas da contratação do crédito imobiliário mais importantes, por isso, procure ter paciência e atenção nesse momento.


3. Procure fazer simulações de contratação de crédito


Uma boa dica para se familiarizar com esse processo é procurar simular a contratação de crédito imobiliário. Para isso, é necessário informar o valor do imóvel, você pode usar o valor daquele que te interessa, o valor que será financiado e os prazos de pagamento para as instituições bancárias, que irão avaliar as propostas. Essa etapa não exige que você reúna documentos, pois é possível fazer as simulações nos sites dos bancos ao invés de presencialmente. 


4. Envio da proposta de compra do imóvel


Não se trata de um documento, a proposta de compra é uma ação onde o comprador pode sinalizar que está interessado no imóvel, propondo um valor e uma forma de pagamento para a realização do negócio. Esse é um bom momento para buscar uma queda no preço, o que geralmente ocorre quando o vendedor está com pressa em vender. 


A proposta de compra deve ser registrada por escrito e vai ajudar na redação de um contrato de acordo com as expectativas de todas as partes envolvidas. É importante ser realista no momento da proposta para evitar mal entendidos e desistência por parte do vendedor. Uma boa dica é avaliar o preço do metro quadrado na região do imóvel que te interessa, dessa maneira, você pode propor um preço semelhante.


5. Envio da documentação necessária


O banco vai precisar dos documentos do imóvel e de todas as partes envolvidas ou citadas para uma criteriosa análise, verificando se existe alguma inconformidade que possa encerrar a transação. Com toda a documentação entregue, o prazo para a conclusão do processo de análise e assinatura do contrato de financiamento é de até cinco dias úteis. 


6. Realização da vistoria técnica do imóvel


Essa é uma das últimas etapas de contratação de crédito imobiliário. Com toda a documentação necessária entregue para análise, chegou a hora de vistoriar o imóvel, com o auxílio de um profissional especializado, para garantir que você está adquirindo uma residência em perfeitas condições de uso ou que está ciente de possíveis problemas que ela pode apresentar. Lembre-se: uma vistoria bem feita ajuda a evitar disputais judiciais, decepção e dores de cabeça no futuro. 


7. Assinatura do contrato


Com todos os documentos analisados, regularizados e de acordo com as exigências do contrato, chegou a hora de assinar o contrato para fechar o negócio. É essencial que você procure manter os documentos do financiamento sempre em ordem, além de ter atenção a cada detalhe do contrato na hora de assiná-lo. Em caso de dúvidas, não hesite em conversar com um especialista no assunto para evitar futuras preocupações e conquistar sua propriedade com mais tranquilidade. 


E aí, gostou do nosso passo a passo? Conseguimos te ajudar a entender as etapas importantes que fazem parte da contratação do crédito imobiliário? Caso tenha restado alguma dúvida ou se você está procurando por um imóvel novo para chamar de lar, entre em contato com um dos nossos corretores, eles estão sempre à disposição para te ajudar a realizar esse sonho! 
 

 

 

Escrito por Mariana Carvalho

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp
Ao enviar, aceito a Política de Privacidade
Ferramentas Úteis
ComponenteVariávelValor
Geral--primary-color
Geral--secondary-color
Geral--contrast-for-primary
Geral--text-color
Header--header-background
Header--header-menu-principal-item-foreground
Header--header-favoritos-foreground
Header--header-central-de-vendas-background
Header--header-central-de-vendas-foreground
Header--header-menu-escondido-background
Header--header-menu-escondido-item-background
Header--header-menu-escondido-item-foreground
Header--header-submenu-background
Header--header-submenu-foreground
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color-contrast
Vitrine--card-modelo-primary-color
Vitrine--card-modelo-primary-color-contrast
footer--footer-background
footer--footer-item-foreground
footer--footer-item-foreground-hover
O conteúdo abaixo você irá colar no arquivo "/helpers/defaultCSS.twig":