Cores de cano de condomínio: entenda mais sobre o assunto e sua importância

10/04/2023min de leitura

É comum quem, em estruturas muito complexas, certos aspectos e certas peças precisem de um esclarecimento um pouco maior para serem bem utilizados. Para isso temos alguns marcadores comuns, como placas de saída e sinais de trânsito, por exemplo. O mesmo vale em lugares residenciais, principalmente prédios e condomínios. Afinal, existem muitos outros sistemas passando no seu interior. 


Um exemplo desses sistemas são os canos de condomínios, que possuem cores diferentes para facilitar a identificação de cada um. Se você mora em um prédio ou condomínio, já deve ter notado essas diferenças, mas pode não ter pensado no que elas realmente representam. Porém, para garantir sua segurança e dos demais moradores, é sempre bom se manter informado e saber qual cor representa o que.


É comum que, volta e meia, os prédios precisem de alguma manutenção nos sistemas de água, gás e esgoto. Outras vezes pode surgir a necessidade de um conserto rápido em um deles por conta de algum vazamento. Caso não haja identificação nenhuma entre os encanamentos, é difícil saber em qual deles mexer, o que pode acabar gerando prejuízos ou até mesmo acidentes com o manuseio incorreto. 


Quer entender melhor sobre as cores de canos de condomínios? Chegou ao lugar certo! A Nova Época Imóveis preparou esse post para explicar as distinções de cores nos canos de condomínios e como saber delas pode ser importante para você. Em caso de dúvidas fale com um dos nossos profissionais para saber mais e não deixe de acompanhar nosso blog para mais conteúdos importantes sobre o mercado imobiliário. 


Por que os canos de condomínio têm cores diferentes?


A resposta é mais simples do que você imaginaria: simplesmente porque eles contêm coisas diferentes. Isso se deve ao fato de, para garantir que o processo de manutenção predial seja mais fácil e seguro, o profissional responsável precisa saber quais canos contém quais tipos de substâncias. Caso contrário, ele pode acabar abrindo o cano de gás achando que ele contém água.


Nesse contexto, foi criado um padrão de cores de acordo com o tipo de conteúdo que você encontra no cano, permitindo que eles sejam facilmente identificados, independentemente da localidade. As cores e seus respectivos conteúdos são:

 

  • Amarelo – gás;
  • Verde – água limpa;
  • Azul – água quente;
  • Cinza – parte elétrica;
  • Marrom – esgoto;
  • Vermelho – hidrante.


Quais cuidados precisam ser tomados na manutenção dos canos de condomínio?


Conhecer as cores dos canos de condomínio e saber o que elas significam é o primeiro passo para facilitar o trabalho de manutenção, independente de ele ser feito internamente ou realizado por uma equipe terceirizada. No entanto, essa não é a única informação importante que você deve saber. É essencial conhecer alguns cuidados com a segurança para evitar problemas ou dores de cabeça. Esses cuidados são:


Manutenção adequada de acordo com cada cano


Assim como cada encanamento tem uma cor, cada cor exige uma atenção um pouco diferente. Dependendo do tipo de conteúdo em cada cano, pode ser necessário chamar um profissional diferente, com mais ou menos frequência, e tomar outras ações no dia a dia. Em todo caso, ter isso em mente vai ajudar e muito a planejar a manutenção e evitar imprevistos.

 
Busque a ajuda de um profissional


É sempre melhor poder contar com um técnico profissional do que mexer na estrutura do prédio sem o conhecimento adequado e necessário. Essa é uma medida não só de segurança, mas também é importante para trazer mais garantia de que o trabalho vai ser feito da forma correta sem nenhum imprevisto futuro. 


Esclareça todos sobre o significado de cada cor


O esclarecimento geral sobre o significado de cada cor de cano é importante porque, no dia a dia, um dos moradores pode se ver de frente a um desses encanamentos por conta de um problema interno do apartamento. Nesses casos, poder tomar as devidas ações com segurança é muito importante, por isso, o ideal é que todos estejam cientes desse código e possam identificar as cores de cano de condomínio facilmente.


Como prevenir entupimentos nos canos?


Para evitar o entupimento nos canos do condomínio e, consequentemente, dores de cabeça para resolver o problema, é importante tomar algumas medidas. Uma delas é evitar o descarte incorreto de materiais pelo encanamento, pois ainda é uma das principais causas do entupimento dos canos nos condomínios. 


Alguns prédios não possuem tubulação preparada para o descarte de certas coisas, como papel higiênico, absorventes e outros materiais, por exemplo, pelo vaso sanitário. Na pia não é diferente, é preciso ficar atento aos restos de comida, pedaços de lacres plásticos e outros restos para que não sejam descartados, mesmo acidentalmente, no ralo da pia. 


Outra prática comum que deve ser evitada é o descarte de óleo de cozinha na pia. Isso porque esse tipo de resíduo precisa ser direcionado para uma coleta especial, caso contrário, pode potencializar o entupimento. Com isso, podem ser formadas crostas nos canos, com aglutinação do óleo e os demais materiais descartados ali. Além disso, existe o problema ambiental que essa prática pode gerar por conta da contaminação do solo. 


Com isso, podemos observar que, além de atuar na conscientização dos condôminos sobre o descarte adequado das coisas, é importante fazer a manutenção preventiva em toda a rede de encanamento do condomínio, tanto na horizontal quanto na vertical. Assim, qualquer problema futuro pode ser identificado antes mesmo que aconteça um vazamento ou entupimento do encanamento. Nessa manutenção, todos os ralos do prédio devem ser limpos pela empresa contratada, muitas vezes incluindo até mesmo os dos apartamentos. 


O mais indicado é que esse tipo de limpeza seja feita pelo menos duas vezes por ano. Essa frequência ajuda a evitar vazamentos e entupimentos, além de gerar economia para o condomínio, pois o atendimento em condição emergencial costuma custar mais caro do que o programado. 


Com esse post, a Nova Época Imóveis espera que você tenha conseguido compreender melhor o propósito das cores de canos de condomínio e como usá-las para evitar acidentes. Lembre-se, em caso de dúvidas ou para mais informações, nossos profissionais estão sempre à disposição para ajudar com o que for necessário!
 

 

 

Escrito por Mariana Carvalho

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp
Ao enviar, aceito a Política de Privacidade
Ferramentas Úteis
ComponenteVariávelValor
Geral--primary-color
Geral--secondary-color
Geral--contrast-for-primary
Geral--text-color
Header--header-background
Header--header-menu-principal-item-foreground
Header--header-favoritos-foreground
Header--header-central-de-vendas-background
Header--header-central-de-vendas-foreground
Header--header-menu-escondido-background
Header--header-menu-escondido-item-background
Header--header-menu-escondido-item-foreground
Header--header-submenu-background
Header--header-submenu-foreground
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color-contrast
Vitrine--card-modelo-primary-color
Vitrine--card-modelo-primary-color-contrast
footer--footer-background
footer--footer-item-foreground
footer--footer-item-foreground-hover
O conteúdo abaixo você irá colar no arquivo "/helpers/defaultCSS.twig":